Sobre a Revista

Revista Trabalho Necessário é uma publicação de periodicidade quadrimestral do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - NEDDATE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publica resultados de pesquisas e estudos sobre mundo do trabalho, formação humana e relações históricas entre trabalho e educação. É dirigida a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente das áreas das ciências sociais e humanas. 

A Revista procura recuperar em seu título um dos conceitos centrais do pensamento marxiano, ou seja, o trabalho como atividade vital da espécie humana, compreendendo que o embate político - teórico e prático – pela superação da sociedade produtora de mercadorias não pode ser deixado de lado. Enfim, o trabalho será sempre necessário. 

Os temas abrigados por Trabalho Necessário serão preferencialmente ligados à formação humana e às práticas educativas que se efetivam no âmbito institucional ou nos movimentos e lutas que se dão em diferentes espaços sociais.

A política editorial da Revista Trabalho Necessário pauta-se pelo esforço de compreensão e reconstrução, no plano teórico-prático, das diferentes mediações sociais constitutivas da relação entre o mundo do trabalho e a educação, elegendo como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico, norteador da crítica da economia política, que conduz a uma visão histórica da sociedade. Ao buscar nos fenômenos as múltiplas determinações ou mediações que os constituem, relacionando parte-todo, sujeito-objeto ou subjetividade-objetividade, passado-presente, dentro de uma totalidade histórica, o materialismo histórico se contrapõe aos referenciais idealista, empiricista, estrutural-funcionalista, pós-estruturalista e pós-moderno que também analisam de diferentes formas, o capitalismo. 

A Revista Trabalho Necessário considera que, nas sociedades cindidas em classes sociais antagônicas, a produção do conhecimento está sempre vinculada a uma determinada concepção da realidade. Depreende-se disso que, na permanente disputa de leitura de significação da realidade torna-se impossível a mera soma de teorias, como pretende o ecletismo. Obviamente, podem ocorrer, como sugere Gramsci, incorporações de aspectos teorias críticas, que contribuam para a compreensão da realidade da forma mais ampla possível.

A Revista Trabalho Necessário esclarece, finalmente, que está aberta à apreciação de textos que se substanciem em referenciais teórico-metodológicos divergentes de sua política editorial, desde que explicitem uma coerência interna no âmbito ontológico e epistemológico, e que estimulem um debate fecundo na relação crítica com esta linha editorial.

ISSN: 1808-799X

Taxas para submissão e publicação

A Revista Trabalho Necessário (TN - ISSN: 1808-799X)   não cobra quaisquer taxas por textos submetidos para avaliação de seus pareceristas, bem como não realiza qualquer cobrança relativa ao processo de publicação (revisão, diagramação, impressão e distribuição). Por se tratar de um periódico de acesso livre, não é cobrada, também, qualquer taxa para acesso ou download.

Como adeptos da Ciência Aberta, somos contrários a todo e qualquer tipo de cobrança para autores (submissão e publicação) e leitores/ras (acesso ou assinatura). Entendemos que os custos da revista são de responsabilidade de instituições públicas, uma vez que as mesmas são mantidas pelos cidadãos brasileiros.

Para sua sustentabilidade, somos favoráveis à reivindicação de recursos públicos junto ao Fórum de Editores de periódicos da UFF, ao Programa de Pós-Graduação em Educação, à Faculdade de Educação e instituições de fomento em geral.

Sponsors ( Apoiadores)

 

Fontes de Apoio

Todo trabalho é trabalho coletivo e é princípio educativo. Por mais simples ou complexo que seja, precisamos da ajuda, apoio e cooperação de muitas pessoas. Assim é a editoração da Revista Trabalho Necessário. Em todo seu processo de produção,  até  sua entrada no ar, muitos atores/as e autores/as entram em cena para materializar a revista, que é a socialização do conhecimento científico, de um quadro de referência tão caro para nós: o materialismo histórico e dialético. Agradecer a todos/as, sem esquecer ninguém tem sido a nossa constante preocupação. Nesse sentido, queremos e devemos fazer um agradecimento especial a Daniel Tiriba, que mesmo não vinculado à UFF, tem um sentido de pertencimento muito grande para com a revista. Na figura de Daniel, agradecemos a todos/as que apoiam e concretizam conosco a materialidade da cada TN. E dizemos para cada sujeito o quanto de Trabalho Necessário se precisa para a socialização do conhecimento, assim como para a transformação radical das relações sociais.