Notícias

  • Chamada de artigos para TN 41 - (Janeiro a Abril/2022) - Questão agrária e lutas no campo: experiências camponesas

    2021-09-01

    TN 41 - (Janeiro a Abril/2022) - Questão agrária e lutas no campo: experiências camponesas

    Organizadoras: Jacqueline Botelho (NEPEQ/UFF) e Leonilde Servolo de Medeiros (NMSPP/CPDA/UFRRJ)

    Vivemos na contemporaneidade uma crescente precarização da vida dos trabalhadores rurais e urbanos. No caso dos trabalhadores do campo, verifica-se o recrudescimento das tensões em torno da questão agrária, com a progressiva hegemonia do agronegócio, expressa na permanência da concentração fundiária, na crescente expropriação, no envenenamento do solo, da água e do ar, pelo uso crescente de agrotóxicos, com graves consequências para a saúde da população do campo e da cidade. A Revista Trabalho Necessário, em seu n. 41, a ser lançado no primeiro quadrimestre de 2022, convoca pesquisadores(as) para contribuir com reflexões oriundas de pesquisas sobre: o avanço do capital no campo e as experiências de luta e resistência de homens, mulheres, jovens, pela reforma agrária; de indígenas, quilombolas em defesa de seu território; pelo bem comum nas associações produtivas e coletivas; de mobilizações contra perda de direitos e contra o desmonte de políticas públicas, pela educação do campo, bem como análises sobre processos de violência e repressão. Serão benvindas contribuições a respeito da questão agrária nos países da América Latina.

    Prazo para Submissão: até 15 de novembro/2021

     

    Saiba mais sobre Chamada de artigos para TN 41 - (Janeiro a Abril/2022) - Questão agrária e lutas no campo: experiências camponesas
  • Verificação e atualização do perfil no sistema OJS

    2021-06-30

    Caros leitores, autores, pareceristas e Conselho Editorial

    Esperamos que todos/as estejam bem. Mais uma vez vimos recorrer até vocês, buscando contar com a colaboração de vocês sobre a atualização do perfil. Para os autores que submetem artigos é fundamental que seus dados estejam preenchidos corretamente, de acordo com as normas e diretrizes para submissão. Para os pareceristas (ad hoc e permanente) e membros do Conselho Editorial, muito auxilia o trabalho dos editores, para a composição de cada edição da TN.  O pedido se faz necessário, tendo em vista  que o sistema OJS 3.0  não permite que os editores complementem as informações do perfil.   Não esquecer de verificarem se os três itens do seu perfil estão preenchidos: 1. Identificação: nome, como prefere ser tratado, contato e país;  2- Dados complementares: resumo de biografia (buscar no resumo inicial do Lattes, caso atualizado), na URL, por o link do Lattes e indicar qual instituição pertence (sigla e por extenso); 3- ORCID; clicar no botão "Criar ou Associar seu Orcid Id" na aba de "Público" do perfil, o usuário devera seguir os procedimentos apresentados para vincular a conta com o sistema OJS.   Os editores ficarão gratos, se puderem comunicar, para o e-mail da revista, sobre o efetivo preenchimento do perfil.   Atenciosamente, Saiba mais sobre Verificação e atualização do perfil no sistema OJS
  • A TN 39 ESTÁ NO AR

    2021-06-07

    Prezados/as leitores/as

    Convidamos para navegar no número 39 da Revista Trabalho Necessário (TN39)que versa sobre a temática A Reforma do Ensino Médio na contramão da democracia. 

    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario

    Com uma perspectiva crítica e emancipadora, esse número reúne artigos resultantes de pesquisas sobre a implementação da Reforma do Ensino Médio em vários estados brasileiros. Também traz artigos sobre reforma pensada, entrevista sobre ocupação de escolas e outros textos que nos ajudam a refletir sobre o Ensino Médio. Chamamos a atenção para os documentos históricos que nos permitem recuperar e contextualizar o debate nas últimas décadas do século XX o e que se renovam nos tempos atuais.

    Aproveitamos para reforçar o convite para o Ato-lançamento no dia 15 de junho, às 15 horas, com a presença de Dermeval Saviani. Além de nos alegrar e festejar o resultado da TN 39, esse será um espaço para nos indignar, gritar e protestar contra uma reforma que é parte constitutiva do golpe de 2016. Assim, trata-se de um ato pelo direito à educação inteira. 

    Um abraço e boa leitura

    Monica Silva e Ronaldo Araujo (Organizadores); 

    Lia Tiriba, José Luiz Antunes e Maria Cristina Rodrigues (Editores)

    Saiba mais sobre A TN 39 ESTÁ NO AR
  • Nota de Repúdio às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT - Resolução CNE/CP n0 01-2021)

    2021-01-25

    No dia 05 de janeiro de 2021, foi publicada pelo D.O.U a Resolução CNE/CP n0 01-2021 que dá nova forma e conteúdo às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT) aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação. Esse conjunto de diretrizes vem completar o conjunto de instrumentos legais e normativos que instituem a contrarreforma do Ensino Médio, desencadeada a partir da MP n0 746/2016, convertida na Lei n0 13.415/2017. Ainda integram essa contrarreforma as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM - Resolução CNE/CEB n0 03/2018), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC - Resolução CNE / CEB n0 04/2018) e a quarta versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT - Resolução CNE/CEB n0 02/2020).

    Saiba mais sobre Nota de Repúdio às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT - Resolução CNE/CP n0 01-2021)
  • Publicação da Revista Trabalho Necessário Vol. 19, n. 38 (janeiro-abril 2021)

    2020-12-17

    Aguarde a publicação da Revista Trabalho Necessário (TN), v. 19, n.38 (janeiro a abril de 2021), com o número temático Trabalho, Gênero e Feminismos, organizado pelas Profªs. Drªs. Tatiana Dahmer Pereira (Teia/UFF) e Maria Cristina Paulo Rodrigues (Neddate/Teia- UFF).   Ementa: Historicamente, as relações de gênero, assim como as relações de classe e raça têm se constituído como fundamentos da vida social, e como tal, assumem dimensões educativas na perspectiva da conformação de um determinado tipo de ser humano, sustentado no padrão homem/branco/heterossexual. O objetivo deste número da TN é articular estudos que exponham pensamentos críticos a estas relações, com destaque para a questão do trabalho na construção social das relações de classe, sexo e raça/etnia, para os movimentos feministas, e, por fim - mas não menos importante - contribuições e interlocuções com os estudos de gênero e diversidade. Nesse sentido, o n.38 da TN encontra-se aberto às seguintes questões: (i) estados da arte e debates sobre estudos de gênero e feminismos; (ii) relações sociais de sexo, divisão sexual do trabalho e desigualdades; (iii) diversidade e estudos de gênero; (iv) resultados de pesquisas e investigações para teses e dissertações sobre essas dimensões.

    Saiba mais sobre Publicação da Revista Trabalho Necessário Vol. 19, n. 38 (janeiro-abril 2021)
  • Publicado novo número da Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 37 (setembro a dezembro de 2020)

    2020-12-17

    Revista Trabalho Necessário (TN) publicou, em 25/09/20, o número temático Trabalho, cultura e políticas públicas na Amazônia, . Considerando o processo histórico de expansão do capital, são analisadas as relações entre seres humanos e natureza, as riquezas culturais e lutas de resistência de indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas para preservar modos de produção da existência fundados no trabalho coletivo. Organizada por Doriedson do Socorro Rodrigues (GEPTE/UFPA), Odete da Cruz Mendes (GEPEAGEAT/UFPA) e Arminda Rachel Mourão (UFAM), a TN 37 focaliza os saberes do trabalho e as múltiplas dimensões das políticas públicas de educação de trabalhadores/as do campo.

    Navegue nas diversas seções que contemplam a sociobiodiversidade da imensa região amazônica. Veja também os artigos com outras temáticas. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/index

    Saiba mais sobre Publicado novo número da Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 37 (setembro a dezembro de 2020)
  • Manifesto do GT 09 - "Trabalho e Educação" Da ANPEd - Por uma avaliação de periódicos pautada nos interesses soberanos da maioria da população brasileira

    2020-12-08

    Os editores/as dos periódicos científicos vinculados ao GT 09 – “Trabalho e Educação” da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)- reunidos no V Intercrítica - vêm a público expor posição contrária à determinação de avaliação da produção acadêmica elaborada e deliberada pelo Conselho Técnico- Científico da Educação Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-ES/CAPES) como resultado de sua 198ª reunião, realizada em setembro de 2020.

    Saiba mais sobre Manifesto do GT 09 - "Trabalho e Educação" Da ANPEd - Por uma avaliação de periódicos pautada nos interesses soberanos da maioria da população brasileira