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  • Chamada de artigos para TN 43 (Setembro a Dezembro/2022) - Trabalho, natureza e educação ambiental crítica

    2021-11-19

    TN 43 (Setembro a Dezembro/2022) - Trabalho, natureza e educação ambiental crítica

    Organizadores: Alexandre Maia do Bomfim (GPTEEA-IFRJ) e Marcio Gomes da Silva (ECOA/ UFV) 

    O número temático acolherá pesquisas e estudos teóricos e empíricos que contribuam para análise da historicidade das relações entre seres humanos e natureza, e para a explicitação dos fundamentos teórico-metodológicos de uma Educação Ambiental Crítica (EA-Crítica).  Serão reunidos artigos sobre a crítica à sociedade capitalista e que tenham em conta, entre outros, os processos de mercantilização da natureza, de degradação e devastação antrópicas; a análise do avanço do agronegócio, especialmente da monocultura e do neoextrativismo sobre os territórios dos povos e comunidades tradicionais. Será dado destaque às políticas do sistema do capital que têm gerado crimes socioambientais e conflitos, sejam no campo, sejam nas cidades e periferias. Serão consideradas as lutas de classe, formas de resistência, os processos formativos dos movimentos sociais no contexto da educação do campo e da agroecologia, e outras perspectivas antagônicas às do capital, impostas ao meio ambiente. Desejam-se trabalhos calcados em concepções e práticas de Educação Ambiental Crítica (EA-Crítica) que se distingam de uma EA acrítica, conservadora e mantenedora da ordem do capital. Destarte, a proposta desse número é publicar estudos que considerem as relações entre trabalho, natureza e ambiente, tendo em conta suas implicações à educação. 

    Prazo para Submissão: até 15 de abril/2022

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  • Chamada de artigos para TN 42 (Maio a Agosto/2022) - O empresariamento da educação e o Estado-educador brasileiro

    2021-11-19

    TN 42 (Maio a Agosto/2022) -  O empresariamento da educação e o Estado-educador brasileiro

    Organizadores: Rodrigo Lamosa (LIEPE/UFRRJ) e Marco Lamarão (Colemarx / IFF - Macaé)

    Ante a crise econômica e sanitária que assola a economia em termos globais, a necessidade tanto de conformação do trabalho vivo adequado à intensa precarização do mundo do trabalho e a necessidade da reprodução ampliada do capital, o fundo público passa a ser alvo das disputas de distintos setores das classes dominantes. No Brasil, a escola e a educação públicas têm sido objetos de intensas disputas, ainda mais acirradas mediante a organização de duas frentes que tensionam os sentidos da educação e da escola pública: a frente ultraconservadora e a frente ultraliberal. Constituintes do bloco no poder que ora controla o aparelho do Estado stricto sensu, as frentes têm somado esforços para implementar suas contrarreformas que agem no sentido de: aumentar a precarização do trabalho, privatizar direta e indiretamente os recursos da escola pública (orçamentário, de infraestrutura, etc.;), aumentar o controle do trabalho e da formação docente; reorganizar os currículos, implementando currículos mínimos para as etapas e modalidades. A Revista Trabalho Necessário nº 42 terá como tema as disputas em torno da educação, com especial atenção as iniciativas empresariais em torno de políticas públicas educacionais, projetos, parcerias, etc. Tratará, portanto, do empresariamento da educação de forma ampla, e convida pesquisadores da área que tenham interesse nas temáticas supracitadas a contribuírem com suas reflexões originadas por suas pesquisas.

    Prazo para Submissão: até 15 de março/2022

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  • Chamada de artigos para TN 41 (Janeiro a Abril/2022) - Questão agrária e lutas no campo: experiências camponesas

    2021-09-01

    TN 41 (Janeiro a Abril/2022) - Questão agrária e lutas no campo: experiências camponesas

    Organizadoras: Jacqueline Botelho (NEPEQ/UFF) e Leonilde Servolo de Medeiros (NMSPP/CPDA/UFRRJ)

    Vivemos na contemporaneidade uma crescente precarização da vida dos trabalhadores rurais e urbanos. No caso dos trabalhadores do campo, verifica-se o recrudescimento das tensões em torno da questão agrária, com a progressiva hegemonia do agronegócio, expressa na permanência da concentração fundiária, na crescente expropriação, no envenenamento do solo, da água e do ar, pelo uso crescente de agrotóxicos, com graves consequências para a saúde da população do campo e da cidade. A Revista Trabalho Necessário, em seu n. 41, a ser lançado no primeiro quadrimestre de 2022, convoca pesquisadores(as) para contribuir com reflexões oriundas de pesquisas sobre: o avanço do capital no campo e as experiências de luta e resistência de homens, mulheres, jovens, pela reforma agrária; de indígenas, quilombolas em defesa de seu território; pelo bem comum nas associações produtivas e coletivas; de mobilizações contra perda de direitos e contra o desmonte de políticas públicas, pela educação do campo, bem como análises sobre processos de violência e repressão. Serão benvindas contribuições a respeito da questão agrária nos países da América Latina.

    Prazo para Submissão: até 05 de dezembro/2021

     

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  • Verificação e atualização do perfil no sistema OJS

    2021-06-30

    Caros leitores, autores, pareceristas e Conselho Editorial

    Esperamos que todos/as estejam bem. Mais uma vez vimos recorrer até vocês, buscando contar com a colaboração de vocês sobre a atualização do perfil. Para os autores que submetem artigos é fundamental que seus dados estejam preenchidos corretamente, de acordo com as normas e diretrizes para submissão. Para os pareceristas (ad hoc e permanente) e membros do Conselho Editorial, muito auxilia o trabalho dos editores, para a composição de cada edição da TN.  O pedido se faz necessário, tendo em vista  que o sistema OJS 3.0  não permite que os editores complementem as informações do perfil.   Não esquecer de verificarem se os três itens do seu perfil estão preenchidos: 1. Identificação: nome, como prefere ser tratado, contato e país;  2- Dados complementares: resumo de biografia (buscar no resumo inicial do Lattes, caso atualizado), na URL, por o link do Lattes e indicar qual instituição pertence (sigla e por extenso); 3- ORCID; clicar no botão "Criar ou Associar seu Orcid Id" na aba de "Público" do perfil, o usuário devera seguir os procedimentos apresentados para vincular a conta com o sistema OJS.   Os editores ficarão gratos, se puderem comunicar, para o e-mail da revista, sobre o efetivo preenchimento do perfil.   Atenciosamente, Saiba mais sobre Verificação e atualização do perfil no sistema OJS
  • A TN 39 ESTÁ NO AR

    2021-06-07

    Prezados/as leitores/as

    Convidamos para navegar no número 39 da Revista Trabalho Necessário (TN39)que versa sobre a temática A Reforma do Ensino Médio na contramão da democracia. 

    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario

    Com uma perspectiva crítica e emancipadora, esse número reúne artigos resultantes de pesquisas sobre a implementação da Reforma do Ensino Médio em vários estados brasileiros. Também traz artigos sobre reforma pensada, entrevista sobre ocupação de escolas e outros textos que nos ajudam a refletir sobre o Ensino Médio. Chamamos a atenção para os documentos históricos que nos permitem recuperar e contextualizar o debate nas últimas décadas do século XX o e que se renovam nos tempos atuais.

    Aproveitamos para reforçar o convite para o Ato-lançamento no dia 15 de junho, às 15 horas, com a presença de Dermeval Saviani. Além de nos alegrar e festejar o resultado da TN 39, esse será um espaço para nos indignar, gritar e protestar contra uma reforma que é parte constitutiva do golpe de 2016. Assim, trata-se de um ato pelo direito à educação inteira. 

    Um abraço e boa leitura

    Monica Silva e Ronaldo Araujo (Organizadores); 

    Lia Tiriba, José Luiz Antunes e Maria Cristina Rodrigues (Editores)

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  • Nota de Repúdio às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT - Resolução CNE/CP n0 01-2021)

    2021-01-25

    No dia 05 de janeiro de 2021, foi publicada pelo D.O.U a Resolução CNE/CP n0 01-2021 que dá nova forma e conteúdo às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT) aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação. Esse conjunto de diretrizes vem completar o conjunto de instrumentos legais e normativos que instituem a contrarreforma do Ensino Médio, desencadeada a partir da MP n0 746/2016, convertida na Lei n0 13.415/2017. Ainda integram essa contrarreforma as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM - Resolução CNE/CEB n0 03/2018), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC - Resolução CNE / CEB n0 04/2018) e a quarta versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT - Resolução CNE/CEB n0 02/2020).

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  • Publicação da Revista Trabalho Necessário Vol. 19, n. 38 (janeiro-abril 2021)

    2020-12-17

    Aguarde a publicação da Revista Trabalho Necessário (TN), v. 19, n.38 (janeiro a abril de 2021), com o número temático Trabalho, Gênero e Feminismos, organizado pelas Profªs. Drªs. Tatiana Dahmer Pereira (Teia/UFF) e Maria Cristina Paulo Rodrigues (Neddate/Teia- UFF).   Ementa: Historicamente, as relações de gênero, assim como as relações de classe e raça têm se constituído como fundamentos da vida social, e como tal, assumem dimensões educativas na perspectiva da conformação de um determinado tipo de ser humano, sustentado no padrão homem/branco/heterossexual. O objetivo deste número da TN é articular estudos que exponham pensamentos críticos a estas relações, com destaque para a questão do trabalho na construção social das relações de classe, sexo e raça/etnia, para os movimentos feministas, e, por fim - mas não menos importante - contribuições e interlocuções com os estudos de gênero e diversidade. Nesse sentido, o n.38 da TN encontra-se aberto às seguintes questões: (i) estados da arte e debates sobre estudos de gênero e feminismos; (ii) relações sociais de sexo, divisão sexual do trabalho e desigualdades; (iii) diversidade e estudos de gênero; (iv) resultados de pesquisas e investigações para teses e dissertações sobre essas dimensões.

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  • Publicado novo número da Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 37 (setembro a dezembro de 2020)

    2020-12-17

    Revista Trabalho Necessário (TN) publicou, em 25/09/20, o número temático Trabalho, cultura e políticas públicas na Amazônia, . Considerando o processo histórico de expansão do capital, são analisadas as relações entre seres humanos e natureza, as riquezas culturais e lutas de resistência de indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas para preservar modos de produção da existência fundados no trabalho coletivo. Organizada por Doriedson do Socorro Rodrigues (GEPTE/UFPA), Odete da Cruz Mendes (GEPEAGEAT/UFPA) e Arminda Rachel Mourão (UFAM), a TN 37 focaliza os saberes do trabalho e as múltiplas dimensões das políticas públicas de educação de trabalhadores/as do campo.

    Navegue nas diversas seções que contemplam a sociobiodiversidade da imensa região amazônica. Veja também os artigos com outras temáticas. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/index

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  • Manifesto do GT 09 - "Trabalho e Educação" Da ANPEd - Por uma avaliação de periódicos pautada nos interesses soberanos da maioria da população brasileira

    2020-12-08

    Os editores/as dos periódicos científicos vinculados ao GT 09 – “Trabalho e Educação” da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)- reunidos no V Intercrítica - vêm a público expor posição contrária à determinação de avaliação da produção acadêmica elaborada e deliberada pelo Conselho Técnico- Científico da Educação Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-ES/CAPES) como resultado de sua 198ª reunião, realizada em setembro de 2020.

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