Notícias

  • Convite para o Lançamento-debate da TN 43 - Trabalho, Natureza e Educação Ambiental Crítica

    2022-11-22

    Queridas amigas, queridos amigos, colegas de luta...

    É com enorme satisfação que convidamos vocês para o lançamento da Revista Trabalho Necessário, nº 43,  do Neddate-UFF, que tem como tema "Trabalho, Natureza e Educação Ambiental Crítica". Nesse dia, teremos a presença de Carlos Frederico Loureiro, Celso Sanchez, Dercy Teles, Mauro Guimarães e Philippe Layrargues. A querida professora Eunice Trein será nossa homenageada... Nosso ponto de partida para o debate é: “Vitória de Lula... E agora? Qual o futuro da Educação Ambiental Critica?”. A expectativa é que possamos avaliar a Educação Ambiental que tivemos até aqui (considerando que distamos 50 anos da Conferência sobre Meio Ambiente de Estocolmo, 30 anos da Eco-92 no Rio e 45 anos de Tbilisi), analisar a conjuntura (considerando desde a vitória do Lula até a COP 27 no Egito) e apreender o futuro. Uma oportunidade para refletir sobre “caminhos à esquerda” para sociedade...

    O evento será terça-feira, 22/11, às 14h30 e poderá ser acompanhado pelo link: https://meet.google.com/etd-bocb-jbi e será transmitido simultaneamente pelo canal do Youtube do Neddate – https://www.youtube.com/watch?v=CnzWMUaMDvQ.  

    O conjunto de textos da TN 43 se encontra disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/index.  Recomendamos muito que naveguem pelo sumário e que possam realizar as leituras.

    P.S. Pedimos a todos autores da TN 43 que confirmem previamente sua participação no lançamento-debate. Como autores/as, vocês entrarão pela plataforma meet https://meet.google.com/etd-bocb-jbi

    Saudações e até lá!

    Alexandre Maia do Bomfim (organizador da TN 43)

    Lia Tiriba, Jacqueline Botelho e Regis Arguelles (Editores)

    Sandra Morais e Mahalia Aquino (Editoras Adjuntas) 

    Saiba mais sobre Convite para o Lançamento-debate da TN 43 - Trabalho, Natureza e Educação Ambiental Crítica
  • Chamada de artigos para TN 44 (Janeiro a Junho/2022) -  Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie

    2022-10-17

    TN 44 (Janeiro a Junho/2022) -  Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie

    Organizadores: Lucas Pelissari (IFPR e GT Trabalho e Educação da Anped)  Marise Ramos (Grupo These – UFF/UERJ/Fiocruz)

    EMENTA:  A crise estrutural do capital nos limites da utopia (revolução) versus barbárie. Metamorfoses e crise  do mundo do trabalho assalariado e os impactos na sociabilidade contemporânea. As contrarreformas  do golpe de Estado de 2016 na sociedade brasileira e a educação da classe trabalhadora: correlação de forças no movimento de crítica e superação. O GT 09 e a produção científica das pesquisas em Trabalho-Educação como “força material”: experiências e perspectivas da práxis política.

    Prazo para Submissão: até 10 de fevereiro/2023

    Saiba mais sobre Chamada de artigos para TN 44 (Janeiro a Junho/2022) -  Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie
  • Observações para os usuários da TN

    2022-08-18
    Car@s Usuári@s do Sistema OJS - Trabalho Necessário   Visando o melhor desenvolvimento da gestão editorial e de classificação/pontuação da revista, que em certa medida se encontra vinculada aos critérios determinados nacional e internacionalmente, vimos solicitar que:   1- o seu perfil de usuário seja atualizado quando se fizer necessário (apresentando nova informação), tendo em vista que os editores pelos Sistema OJS não tem como realizar /atualizar as informações do perfil dos usuários/as;   2- aos autores convidados para os números temáticos ou autores de demanda espontânea, que sigam a risca as normas da ABNT, as normas e diretrizes para os autores, a realização do cadastro e que se respeite os seis itens sobre as condições para a submissão. O sistema pode travar a submissão não permitindo que o paper seja submetido a contento.   3- Ainda em relação as normas da ABNT é bom lembrar que se um autor aparece mais de uma vez nas referências, que seja sempre colocado ou repetido o nome do autor, como normalmente deve ser feito, não podendo ser colocado a linha ___________________ e as informações subsequentes. Isso implica no não cômputo como elemento  dos metadados da revista, interferindo nesse sentido na classificação / pontuação, como também prejudica os autores que são citados nas referências.   4- Por último, é importante a realização de citações de autores de forma consistentes e conscientes na sua produção textual e que aparecem em nosso periódico, pois também em termos de métricas (H-5 e h-10) traz prejuízos para a revista quanto para os autores/às   Certos de contar com a prestimosa colaboração, sempre presente, de todos/as, cordiais saudações. Não deixem de divulgar as produções da Revista Trabalho Necessário.   Atenciosamente. Os Editores da Revista Trabalho Necessário (TN)  Saiba mais sobre Observações para os usuários da TN
  • Convite para o Seminário do Neddate - Lançamento da TN 42

    2022-08-18

    Prezados, autores/autoras e convidados


    No dia 30 de agosto, às 14h30, será realizado o Seminário do Neddate: O empresariamento
    da educação e o Estado-Educador, com o lançamento da Revista Trabalho Necessário -
    TN 42 (Maio a Agosto/2022). O Seminário será online, e convidamos os/as autores (as) do
    número temático e demais partícipes para a realização da atividade político-acadêmica e
    participação durante o debate, após a mesa temática, confirmando, @s autor@s, sua
    presença para saudação e levantamento de questões, diante da gravidade posta para o
    campo educativo, sobre as investidas do capital e de seus representantes, suas contradições e
    os contrapontos possíveis na perspectiva dos trabalhadores. Nossos agradecimentos
    especiais aos(as) autores/as pelo belo trabalho, que tornou possível a construção da TN 42
    (Revista Trabalho Necessário) em uma conjuntura tão adversa.  

    Transmissão: YouTube do Neddate
    (https://www.youtube.com/channel/UC_EbLIA7OqEEFzRO4EjG0nA)

    Mediação do Seminário: Prof. Regis Arguelles da Costa (Editor da TN/Neddate e Prof. do
    PPGEd)

    Programação:

    Abertura:  Coordenação do NEDDATE (Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre
    Trabalho e Educação) – Maria Cristina Paulo Rodrigues e Sandra Morais.

    Saudações pelos editores da TN aos participantes: Prof. Regis Arguelles da Costa.

    Apresentação da TN 42 pelos organizadores: Profs. Rodrigo Lamosa (LIEPE/UFRRJ) e
    Marcos Lamarão (Colemarx/IFF – Macaé).

    Homenagem à Profª Lisete Arelaro: Profª s Angela Tamberlini e Camila Arelaro.

    Saudações às autor@s presentes: Prof. Regis Arguelles da Costa.

    Mesa de Debate: O empresariamento da Educação e o Estado-educador.
    Profª Olinda Evangelista (UFSC)
    Prof. Roberto Leher (UFRJ)

    Debate / rodada de questões: aberto à participação dos/as autores/as da revista e
    convidados.
    Saudações finais e encerramento: Prof. Regis Arguelles da Costa.

     

    Atenciosamente, 

    Editores da Trabalho Necessário e Organizadores do Número temático.

    Saiba mais sobre Convite para o Seminário do Neddate - Lançamento da TN 42
  • Nova edição da Revista Trabalho Necessário - v. 20 n. 42 (2022)

    2022-08-02

    É com imensa alegria que nós, Marco Lamarão e Rodrigo Lamosa, damos publicidade ao Número Temático “O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O ESTADO-EDUCADOR” pela Revista Trabalho Necessário do Neddate/UFF (https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/issue/view/2687). O número conta com inúmeros artigos sobre a temática reunindo referências na área bem como a bela contribuição de inúmeros jovens pesquisadores. De antemão, agradecemos a todas, todos e todes pelas suas contribuições. Uma nota importante- a nosso ver- é a presença maciça de pesquisadoras na produção de reflexões acadêmicas da temática. Cremos termos em mãos e oferecido ao público importante material de referência sobre o empresariamento da educação no atual contexto de ataques e avanço da privatização sobre a escola pública. Nos felicitaria muito o prestígio da sua leitura, bem como ampla divulgação.


    Dividindo em distintas seções, as quais destacamos:

    Editorial – os editores pontuam o contexto do número temático no texto “OFENSIVA ULTRALIBERAL E ULTRACONSERVADORA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A LUTA PELO DIREITO A TER DIREITOS” https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55296/32476


    Apresentação – os organizadores- Marco Lamarão e Rodrigo Lamosa- apresentam a reflexão “O CONFORMISMO NEOLIBERAL E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO” motivadora do Número Temático e apresentam o material coligido no texto .https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55278/32420


    Homenagem- Inny Accioly produz um belo texto em homenagem a vida e obra de Roberto Leher intitulado “ROBERTO LEHER O E DESAFIO DE ‘ESCOVAR A HISTÓRIA A CONTRAPELO’”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54727/32422


    Clássicos- Amanda Moreira da Silva apresenta a obra “OS EMPRESÁRIOS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A OBRA DE JOSE RODRIGUES COMO EIXO DE ENTENDIMENTO ACERCA DAS TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55182/32424


    Compondo os artigos do Número Temático temos duas análises internacionais do empresariamento:
    Alfredo Buza, Roberto Leher e Juliana Lando apresentam “O PÚBLICO E O PRIVADO DIANTE DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO


    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53498/32426Wilson Marcelo Ubal Carvalho reflete sobre “LEGADO Y ACTUALIDAD DE LA REFORMA UNIVERSITÁRIA DE CÓRDOBA
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54236/32428


    Os pesquisadores Lilia Colares e Anselmo Colares debatem a “EDUCAÇÃO MERCADORIA? EMPRESARIAMENTO? DEFENSORES DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO, UNI-VOS”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53432/32430


    Maria Carolina de Andrade e Vânia Motta ressaltam importantes aspectos no texto “O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54290/32432


    Em seguida, temos a importante reflexão de Adriana Medeiros Farias com o texto “ESTADO AMPLIADO E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA"
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53532/32434


    Na sequência, Matheus Castro, Bruno Gawryszewski e Catarina Azevedo prestigiam o Número temático com suas reflexões em: “A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO” 
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53456/32436


    Lúcio Braga e Sonia Rummert nos apresentam “O GOOGLE WORKSPACE FOR EDUCATION (GWE): MERCADORIA E HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53939/32438


    _Marcela Pronko _ traz à baila sua reflexão em “CRIANDO MERCADOS DE OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54021/32440


    Patrícia de Souza e Eneida Oto Shiroma apresentam a importante reflexão “ANÁLISE DA AGENDA 2030: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA CAPTURA DO FUNDO PÚBLICO”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53528/32442

    José dos Santos Souza apresenta-nos o debate “A EDUCAÇÃO SUPERIOR ENXUTA E FLEXÍVEL COMO NICHO PROMISSOR DO MERCADO EDUCACIONAL”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54582/32444


    Inny Accioly, Luciane da Silva Nascimento, Kleyton Vieira Sales da Costa nos brindam com a analise do ”O “ESTRANHO CASAMENTO” ENTRE ULTRANEOLIBERALISMO E ULTRACONSERVADORISMO E OS ATAQUES À UNIVERSIDADE PÚBLICA”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53425/32446


    Maria Raquel Caetano , Vera Maria Vidal Peroni apresentam as “RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO - PROJETOS EM DISPUTA”. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53469/32448

    A FILANTROPIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE PRIVATIZAÇÃO DA INTELECTUALIDADE DO PROFESSOR” é o texto a seguir, da lavra de Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/52885/32450

    Renata Azevedo Campos apresenta o texto “O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O GOLPE DE 1964: UMA PROPOSTA CONCEITUAL DO ABSTRATO AO CONCRETO”  https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53518/32452

    Ramon Mendes da Costa Magalhães, Amanda Rodrigues refletem sobre a “BNCC, INSTITUTO AYRTON SENNA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO: PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS”.                                          https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53363/32454

    A RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA” de Marta Rosani Taras Vaz, Rafael Gomes Cavalcante é o texto seguinte do número temático.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/52966/32456


    BURGUESIA INDUSTRIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI) NA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA” de Lucas Pelissari.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53428/32458

    A ESTRATÉGIA DO ESTADO CAPITALISTA NO SETOR DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESLOCALIZAR OS PROCESSOS EDUCATIVOS” de Maria de Fátima Félix Rosar.  https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53629/32460

    O QUE ESTÁ RESERVADO AO TRABALHO DOCENTE NAS IES PRIVADAS EM TEMPOS DE AUTOMAÇÃO DO ENSINO?” de Francieli Araujo
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54040/32462


    A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO COMO PROGRAMA DA CNI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA” de Fernanda Franz Willers
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53519/32464


    ATUAÇÃO DO EMPRESARIADO NO NOVO ENSINO MÉDIO” traz as reflexões de Alex Kossak, Nelma Bernardes Vieira
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53520/32484


    O INSTITUTO AYRTON SENNA E O APRENDER A APRENDER: O ESVAZIAMENTO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS” é mais uma contribuição de Ramon Mendes da Costa Magalhães
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53364/32468


    EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI E O CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB): UMA CONEXÃO ESTRATÉGICA” é a importante contribuição da Patrícia Ferreira Duarte.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53523/32470


    O PROJETO DA REDUCA PARA AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL NA AGENDA DO CAPITAL NA AMÉRICA LATINA” é uma reflexão produzida por Lívia Vitória Cavadas Herdade, Vanessa Santana dos Santos.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53531/32472


    PROJETO SOMAR: DIMINUINDO O PÚBLICO E MULTIPLICANDO O PRIVADO NO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS” de Tiago Fávero de Oliveira.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53419/32474


    A seção seguinte traz a resenha do livro CRISE DO CAPITAL, RECOMPOSIÇÃO BURGUESA E SUA OFENSIVA NO CAMPO EDUCACIONAL [José dos Santos Souza e Jussara Marques de Macedo(orgs.)]. A resenha fora elaborada por Cinthia Cristiane da Silva Marujo.


    A seguir, uma importante entrevista com a fundamental Lisete Arelaro cujo título e organização couberam a Ângela tamberlini O LEGADO DE LISETE ARELARO: PRESENTE ONTEM, HOJE E SEMPRE EM SEUS ENREDAMENTOS COM PAULO FREIRE.
    LISETE, PRESENTE!


    Na seção Teses e Dissertações, apresentamos
    A HEGEMONIA DO AGRONEGÓCIO DO CAMPO À EDUCAÇÃO Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54091/32482
    E;
    NOVO ENSINO MÉDIO OU RENOVAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE MANUTENÇÃO DA VELHA DUALIDADE EDUCACIONAL de Alex Kossak. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54679/32466


    Por último na seção Memória e Documentos temos a contribuição do querido companheiro (e um dos editores do presente número temático)  Régis Arguelles em AS CONTRADIÇÕES DO SALÁRIO-EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO PÚBLICO-PRIVADO https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55112


    Esperamos que o presente número sirva ao conjunto de educadores, militantes e pesquisadores da educação naquilo que impulsiona os organizadores em sua lida diuturna. A perene defesa da escola pública como importante instrumento na luta pela emancipação da classe trabalhadora.


    Com estimas,
    Marco Lamarão e Rodrigo Lamosa.

    Saiba mais sobre Nova edição da Revista Trabalho Necessário - v. 20 n. 42 (2022)
  • Sobre a Declaração de Originalidade.

    2022-04-07

    Caros usuários da revista, principalmente os autores/autoras

    A revista Trabalho Necessário informa que a partir da edição da TN 41 em diante os autores que submeterem seus manuscritos devem preencher a Declaração de Originalidade, no ato da submissão de seu texto, de acordo com as condições de submissão encontradas nas normas e diretrizes para os autores. 

    Solicitamos que a partir da publicação da TN 41, todos os autores que tiveram seus artigos publicados, preencham a Declaração de Originalidade que deverá ser encaminhada para o email da revista: revistatrabalhonecessario@gmail.com.

    Os autores que apresentarem manuscritos para a TN 42, devem anexar a Declaração de Originalidade junto a submissão já realizada.

    Para a TN 43 o trâmite seguirá normalmente de acordo com as condições de submissão. 

    Agradecemos a cooperação de todos os usuários da revista Trabalho Necessário.

    Atenciosamente, 

    Lia Tiriba, José Luiz Cordeiro Antunes, Jaqueline Aline Botelho Lima e Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa 

    Editores da Revista Trabalho Necessário

    Saiba mais sobre Sobre a Declaração de Originalidade.
  • Chamada de artigos para TN 43 (Setembro a Dezembro/2022) - Trabalho, natureza e educação ambiental crítica

    2021-11-19

    TN 43 (Setembro a Dezembro/2022) - Trabalho, natureza e educação ambiental crítica

    Organizadores: Alexandre Maia do Bomfim (GPTEEA-IFRJ) 

    O número temático acolherá pesquisas e estudos teóricos e empíricos que contribuam para análise da historicidade das relações entre seres humanos e natureza, e para a explicitação dos fundamentos teórico-metodológicos de uma Educação Ambiental Crítica (EA-Crítica).  Serão reunidos artigos sobre a crítica à sociedade capitalista e que tenham em conta, entre outros, os processos de mercantilização da natureza, de degradação e devastação antrópicas; a análise do avanço do agronegócio, especialmente da monocultura e do neoextrativismo sobre os territórios dos povos e comunidades tradicionais. Será dado destaque às políticas do sistema do capital que têm gerado crimes socioambientais e conflitos, sejam no campo, sejam nas cidades e periferias. Serão consideradas as lutas de classe, formas de resistência, os processos formativos dos movimentos sociais no contexto da educação do campo e da agroecologia, e outras perspectivas antagônicas às do capital, impostas ao meio ambiente. Desejam-se trabalhos calcados em concepções e práticas de Educação Ambiental Crítica (EA-Crítica) que se distingam de uma EA acrítica, conservadora e mantenedora da ordem do capital. Destarte, a proposta desse número é publicar estudos que considerem as relações entre trabalho, natureza e ambiente, tendo em conta suas implicações à educação. 

    Prazo para Submissão: até 15 de abril/2022

    Saiba mais sobre Chamada de artigos para TN 43 (Setembro a Dezembro/2022) - Trabalho, natureza e educação ambiental crítica
  • Chamada de artigos para TN 42 (Maio a Agosto/2022) - O empresariamento da educação e o Estado-educador brasileiro

    2021-11-19

    TN 42 (Maio a Agosto/2022) -  O empresariamento da educação e o Estado-educador brasileiro

    Organizadores: Rodrigo Lamosa (LIEPE/UFRRJ) e Marco Lamarão (Colemarx / IFF - Macaé)

    Ante a crise econômica e sanitária que assola a economia em termos globais, a necessidade tanto de conformação do trabalho vivo adequado à intensa precarização do mundo do trabalho e a necessidade da reprodução ampliada do capital, o fundo público passa a ser alvo das disputas de distintos setores das classes dominantes. No Brasil, a escola e a educação públicas têm sido objetos de intensas disputas, ainda mais acirradas mediante a organização de duas frentes que tensionam os sentidos da educação e da escola pública: a frente ultraconservadora e a frente ultraliberal. Constituintes do bloco no poder que ora controla o aparelho do Estado stricto sensu, as frentes têm somado esforços para implementar suas contrarreformas que agem no sentido de: aumentar a precarização do trabalho, privatizar direta e indiretamente os recursos da escola pública (orçamentário, de infraestrutura, etc.;), aumentar o controle do trabalho e da formação docente; reorganizar os currículos, implementando currículos mínimos para as etapas e modalidades. A Revista Trabalho Necessário nº 42 terá como tema as disputas em torno da educação, com especial atenção as iniciativas empresariais em torno de políticas públicas educacionais, projetos, parcerias, etc. Tratará, portanto, do empresariamento da educação de forma ampla, e convida pesquisadores da área que tenham interesse nas temáticas supracitadas a contribuírem com suas reflexões originadas por suas pesquisas.

    Prazo para Submissão: até 15 de março/2022

    Saiba mais sobre Chamada de artigos para TN 42 (Maio a Agosto/2022) - O empresariamento da educação e o Estado-educador brasileiro
  • Chamada de artigos para TN 41 (Janeiro a Abril/2022) - Questão agrária e lutas no campo: experiências camponesas

    2021-09-01

    TN 41 (Janeiro a Abril/2022) - Questão agrária e lutas no campo: experiências camponesas

    Organizadoras: Jacqueline Botelho (NEPEQ/UFF) e Leonilde Servolo de Medeiros (NMSPP/CPDA/UFRRJ)

    Vivemos na contemporaneidade uma crescente precarização da vida dos trabalhadores rurais e urbanos. No caso dos trabalhadores do campo, verifica-se o recrudescimento das tensões em torno da questão agrária, com a progressiva hegemonia do agronegócio, expressa na permanência da concentração fundiária, na crescente expropriação, no envenenamento do solo, da água e do ar, pelo uso crescente de agrotóxicos, com graves consequências para a saúde da população do campo e da cidade. A Revista Trabalho Necessário, em seu n. 41, a ser lançado no primeiro quadrimestre de 2022, convoca pesquisadores(as) para contribuir com reflexões oriundas de pesquisas sobre: o avanço do capital no campo e as experiências de luta e resistência de homens, mulheres, jovens, pela reforma agrária; de indígenas, quilombolas em defesa de seu território; pelo bem comum nas associações produtivas e coletivas; de mobilizações contra perda de direitos e contra o desmonte de políticas públicas, pela educação do campo, bem como análises sobre processos de violência e repressão. Serão benvindas contribuições a respeito da questão agrária nos países da América Latina.

    Prazo para Submissão: até 05 de dezembro/2021

     

    Saiba mais sobre Chamada de artigos para TN 41 (Janeiro a Abril/2022) - Questão agrária e lutas no campo: experiências camponesas
  • Verificação e atualização do perfil no sistema OJS

    2021-06-30

    Caros leitores, autores, pareceristas e Conselho Editorial

    Esperamos que todos/as estejam bem. Mais uma vez vimos recorrer até vocês, buscando contar com a colaboração de vocês sobre a atualização do perfil. Para os autores que submetem artigos é fundamental que seus dados estejam preenchidos corretamente, de acordo com as normas e diretrizes para submissão. Para os pareceristas (ad hoc e permanente) e membros do Conselho Editorial, muito auxilia o trabalho dos editores, para a composição de cada edição da TN.  O pedido se faz necessário, tendo em vista  que o sistema OJS 3.0  não permite que os editores complementem as informações do perfil.   Não esquecer de verificarem se os três itens do seu perfil estão preenchidos: 1. Identificação: nome, como prefere ser tratado, contato e país;  2- Dados complementares: resumo de biografia (buscar no resumo inicial do Lattes, caso atualizado), na URL, por o link do Lattes e indicar qual instituição pertence (sigla e por extenso); 3- ORCID; clicar no botão "Criar ou Associar seu Orcid Id" na aba de "Público" do perfil, o usuário devera seguir os procedimentos apresentados para vincular a conta com o sistema OJS.   Os editores ficarão gratos, se puderem comunicar, para o e-mail da revista, sobre o efetivo preenchimento do perfil.   Atenciosamente, Saiba mais sobre Verificação e atualização do perfil no sistema OJS
  • A TN 39 ESTÁ NO AR

    2021-06-07

    Prezados/as leitores/as

    Convidamos para navegar no número 39 da Revista Trabalho Necessário (TN39)que versa sobre a temática A Reforma do Ensino Médio na contramão da democracia. 

    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario

    Com uma perspectiva crítica e emancipadora, esse número reúne artigos resultantes de pesquisas sobre a implementação da Reforma do Ensino Médio em vários estados brasileiros. Também traz artigos sobre reforma pensada, entrevista sobre ocupação de escolas e outros textos que nos ajudam a refletir sobre o Ensino Médio. Chamamos a atenção para os documentos históricos que nos permitem recuperar e contextualizar o debate nas últimas décadas do século XX o e que se renovam nos tempos atuais.

    Aproveitamos para reforçar o convite para o Ato-lançamento no dia 15 de junho, às 15 horas, com a presença de Dermeval Saviani. Além de nos alegrar e festejar o resultado da TN 39, esse será um espaço para nos indignar, gritar e protestar contra uma reforma que é parte constitutiva do golpe de 2016. Assim, trata-se de um ato pelo direito à educação inteira. 

    Um abraço e boa leitura

    Monica Silva e Ronaldo Araujo (Organizadores); 

    Lia Tiriba, José Luiz Antunes e Maria Cristina Rodrigues (Editores)

    Saiba mais sobre A TN 39 ESTÁ NO AR
  • Nota de Repúdio às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT - Resolução CNE/CP n0 01-2021)

    2021-01-25

    No dia 05 de janeiro de 2021, foi publicada pelo D.O.U a Resolução CNE/CP n0 01-2021 que dá nova forma e conteúdo às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT) aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação. Esse conjunto de diretrizes vem completar o conjunto de instrumentos legais e normativos que instituem a contrarreforma do Ensino Médio, desencadeada a partir da MP n0 746/2016, convertida na Lei n0 13.415/2017. Ainda integram essa contrarreforma as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM - Resolução CNE/CEB n0 03/2018), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC - Resolução CNE / CEB n0 04/2018) e a quarta versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT - Resolução CNE/CEB n0 02/2020).

    Saiba mais sobre Nota de Repúdio às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT - Resolução CNE/CP n0 01-2021)
  • Publicação da Revista Trabalho Necessário Vol. 19, n. 38 (janeiro-abril 2021)

    2020-12-17

    Aguarde a publicação da Revista Trabalho Necessário (TN), v. 19, n.38 (janeiro a abril de 2021), com o número temático Trabalho, Gênero e Feminismos, organizado pelas Profªs. Drªs. Tatiana Dahmer Pereira (Teia/UFF) e Maria Cristina Paulo Rodrigues (Neddate/Teia- UFF).   Ementa: Historicamente, as relações de gênero, assim como as relações de classe e raça têm se constituído como fundamentos da vida social, e como tal, assumem dimensões educativas na perspectiva da conformação de um determinado tipo de ser humano, sustentado no padrão homem/branco/heterossexual. O objetivo deste número da TN é articular estudos que exponham pensamentos críticos a estas relações, com destaque para a questão do trabalho na construção social das relações de classe, sexo e raça/etnia, para os movimentos feministas, e, por fim - mas não menos importante - contribuições e interlocuções com os estudos de gênero e diversidade. Nesse sentido, o n.38 da TN encontra-se aberto às seguintes questões: (i) estados da arte e debates sobre estudos de gênero e feminismos; (ii) relações sociais de sexo, divisão sexual do trabalho e desigualdades; (iii) diversidade e estudos de gênero; (iv) resultados de pesquisas e investigações para teses e dissertações sobre essas dimensões.

    Saiba mais sobre Publicação da Revista Trabalho Necessário Vol. 19, n. 38 (janeiro-abril 2021)
  • Publicado novo número da Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 37 (setembro a dezembro de 2020)

    2020-12-17

    Revista Trabalho Necessário (TN) publicou, em 25/09/20, o número temático Trabalho, cultura e políticas públicas na Amazônia, . Considerando o processo histórico de expansão do capital, são analisadas as relações entre seres humanos e natureza, as riquezas culturais e lutas de resistência de indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas para preservar modos de produção da existência fundados no trabalho coletivo. Organizada por Doriedson do Socorro Rodrigues (GEPTE/UFPA), Odete da Cruz Mendes (GEPEAGEAT/UFPA) e Arminda Rachel Mourão (UFAM), a TN 37 focaliza os saberes do trabalho e as múltiplas dimensões das políticas públicas de educação de trabalhadores/as do campo.

    Navegue nas diversas seções que contemplam a sociobiodiversidade da imensa região amazônica. Veja também os artigos com outras temáticas. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/index

    Saiba mais sobre Publicado novo número da Revista Trabalho Necessário, v. 18, n. 37 (setembro a dezembro de 2020)
  • Manifesto do GT 09 - "Trabalho e Educação" Da ANPEd - Por uma avaliação de periódicos pautada nos interesses soberanos da maioria da população brasileira

    2020-12-08

    Os editores/as dos periódicos científicos vinculados ao GT 09 – “Trabalho e Educação” da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)- reunidos no V Intercrítica - vêm a público expor posição contrária à determinação de avaliação da produção acadêmica elaborada e deliberada pelo Conselho Técnico- Científico da Educação Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CTC-ES/CAPES) como resultado de sua 198ª reunião, realizada em setembro de 2020.

    Saiba mais sobre Manifesto do GT 09 - "Trabalho e Educação" Da ANPEd - Por uma avaliação de periódicos pautada nos interesses soberanos da maioria da população brasileira