Nova edição da Revista Trabalho Necessário - v. 20 n. 42 (2022)

2022-08-02

É com imensa alegria que nós, Marco Lamarão e Rodrigo Lamosa, damos publicidade ao Número Temático “O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O ESTADO-EDUCADOR” pela Revista Trabalho Necessário do Neddate/UFF (https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/issue/view/2687). O número conta com inúmeros artigos sobre a temática reunindo referências na área bem como a bela contribuição de inúmeros jovens pesquisadores. De antemão, agradecemos a todas, todos e todes pelas suas contribuições. Uma nota importante- a nosso ver- é a presença maciça de pesquisadoras na produção de reflexões acadêmicas da temática. Cremos termos em mãos e oferecido ao público importante material de referência sobre o empresariamento da educação no atual contexto de ataques e avanço da privatização sobre a escola pública. Nos felicitaria muito o prestígio da sua leitura, bem como ampla divulgação.


Dividindo em distintas seções, as quais destacamos:

Editorial – os editores pontuam o contexto do número temático no texto “OFENSIVA ULTRALIBERAL E ULTRACONSERVADORA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A LUTA PELO DIREITO A TER DIREITOS” https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55296/32476


Apresentação – os organizadores- Marco Lamarão e Rodrigo Lamosa- apresentam a reflexão “O CONFORMISMO NEOLIBERAL E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO” motivadora do Número Temático e apresentam o material coligido no texto .https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55278/32420


Homenagem- Inny Accioly produz um belo texto em homenagem a vida e obra de Roberto Leher intitulado “ROBERTO LEHER O E DESAFIO DE ‘ESCOVAR A HISTÓRIA A CONTRAPELO’”.
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54727/32422


Clássicos- Amanda Moreira da Silva apresenta a obra “OS EMPRESÁRIOS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A OBRA DE JOSE RODRIGUES COMO EIXO DE ENTENDIMENTO ACERCA DAS TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR”.
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55182/32424


Compondo os artigos do Número Temático temos duas análises internacionais do empresariamento:
Alfredo Buza, Roberto Leher e Juliana Lando apresentam “O PÚBLICO E O PRIVADO DIANTE DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO


https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53498/32426Wilson Marcelo Ubal Carvalho reflete sobre “LEGADO Y ACTUALIDAD DE LA REFORMA UNIVERSITÁRIA DE CÓRDOBA
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54236/32428


Os pesquisadores Lilia Colares e Anselmo Colares debatem a “EDUCAÇÃO MERCADORIA? EMPRESARIAMENTO? DEFENSORES DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO, UNI-VOS”.
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53432/32430


Maria Carolina de Andrade e Vânia Motta ressaltam importantes aspectos no texto “O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE”.
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54290/32432


Em seguida, temos a importante reflexão de Adriana Medeiros Farias com o texto “ESTADO AMPLIADO E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA"
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53532/32434


Na sequência, Matheus Castro, Bruno Gawryszewski e Catarina Azevedo prestigiam o Número temático com suas reflexões em: “A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO” 
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53456/32436


Lúcio Braga e Sonia Rummert nos apresentam “O GOOGLE WORKSPACE FOR EDUCATION (GWE): MERCADORIA E HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO”.
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53939/32438


_Marcela Pronko _ traz à baila sua reflexão em “CRIANDO MERCADOS DE OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM”.
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54021/32440


Patrícia de Souza e Eneida Oto Shiroma apresentam a importante reflexão “ANÁLISE DA AGENDA 2030: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA CAPTURA DO FUNDO PÚBLICO”.
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53528/32442

José dos Santos Souza apresenta-nos o debate “A EDUCAÇÃO SUPERIOR ENXUTA E FLEXÍVEL COMO NICHO PROMISSOR DO MERCADO EDUCACIONAL”.
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54582/32444


Inny Accioly, Luciane da Silva Nascimento, Kleyton Vieira Sales da Costa nos brindam com a analise do ”O “ESTRANHO CASAMENTO” ENTRE ULTRANEOLIBERALISMO E ULTRACONSERVADORISMO E OS ATAQUES À UNIVERSIDADE PÚBLICA”.
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53425/32446


Maria Raquel Caetano , Vera Maria Vidal Peroni apresentam as “RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO - PROJETOS EM DISPUTA”. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53469/32448

A FILANTROPIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE PRIVATIZAÇÃO DA INTELECTUALIDADE DO PROFESSOR” é o texto a seguir, da lavra de Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/52885/32450

Renata Azevedo Campos apresenta o texto “O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O GOLPE DE 1964: UMA PROPOSTA CONCEITUAL DO ABSTRATO AO CONCRETO”  https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53518/32452

Ramon Mendes da Costa Magalhães, Amanda Rodrigues refletem sobre a “BNCC, INSTITUTO AYRTON SENNA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO: PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS”.                                          https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53363/32454

A RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA” de Marta Rosani Taras Vaz, Rafael Gomes Cavalcante é o texto seguinte do número temático.
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/52966/32456


BURGUESIA INDUSTRIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI) NA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA” de Lucas Pelissari.
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53428/32458

A ESTRATÉGIA DO ESTADO CAPITALISTA NO SETOR DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESLOCALIZAR OS PROCESSOS EDUCATIVOS” de Maria de Fátima Félix Rosar.  https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53629/32460

O QUE ESTÁ RESERVADO AO TRABALHO DOCENTE NAS IES PRIVADAS EM TEMPOS DE AUTOMAÇÃO DO ENSINO?” de Francieli Araujo
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54040/32462


A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO COMO PROGRAMA DA CNI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA” de Fernanda Franz Willers
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53519/32464


ATUAÇÃO DO EMPRESARIADO NO NOVO ENSINO MÉDIO” traz as reflexões de Alex Kossak, Nelma Bernardes Vieira
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53520/32484


O INSTITUTO AYRTON SENNA E O APRENDER A APRENDER: O ESVAZIAMENTO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS” é mais uma contribuição de Ramon Mendes da Costa Magalhães
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53364/32468


EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI E O CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB): UMA CONEXÃO ESTRATÉGICA” é a importante contribuição da Patrícia Ferreira Duarte.
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53523/32470


O PROJETO DA REDUCA PARA AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL NA AGENDA DO CAPITAL NA AMÉRICA LATINA” é uma reflexão produzida por Lívia Vitória Cavadas Herdade, Vanessa Santana dos Santos.
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53531/32472


PROJETO SOMAR: DIMINUINDO O PÚBLICO E MULTIPLICANDO O PRIVADO NO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS” de Tiago Fávero de Oliveira.
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53419/32474


A seção seguinte traz a resenha do livro CRISE DO CAPITAL, RECOMPOSIÇÃO BURGUESA E SUA OFENSIVA NO CAMPO EDUCACIONAL [José dos Santos Souza e Jussara Marques de Macedo(orgs.)]. A resenha fora elaborada por Cinthia Cristiane da Silva Marujo.


A seguir, uma importante entrevista com a fundamental Lisete Arelaro cujo título e organização couberam a Ângela tamberlini O LEGADO DE LISETE ARELARO: PRESENTE ONTEM, HOJE E SEMPRE EM SEUS ENREDAMENTOS COM PAULO FREIRE.
LISETE, PRESENTE!


Na seção Teses e Dissertações, apresentamos
A HEGEMONIA DO AGRONEGÓCIO DO CAMPO À EDUCAÇÃO Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54091/32482
E;
NOVO ENSINO MÉDIO OU RENOVAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE MANUTENÇÃO DA VELHA DUALIDADE EDUCACIONAL de Alex Kossak. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54679/32466


Por último na seção Memória e Documentos temos a contribuição do querido companheiro (e um dos editores do presente número temático)  Régis Arguelles em AS CONTRADIÇÕES DO SALÁRIO-EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO PÚBLICO-PRIVADO https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55112


Esperamos que o presente número sirva ao conjunto de educadores, militantes e pesquisadores da educação naquilo que impulsiona os organizadores em sua lida diuturna. A perene defesa da escola pública como importante instrumento na luta pela emancipação da classe trabalhadora.


Com estimas,
Marco Lamarão e Rodrigo Lamosa.