OCUPAÇÃO E CONTRA OCUPAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS: O CARÁTER POLÍTICO-EDUCATIVO DA MOBILIZAÇÃO COLETIVA

Autores

  • Sérgio Paulo Morais
  • Denise Nunes De Sordi
  • Douglas Gonsalves Fávero

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.17i33.p29372

Palavras-chave:

Ocupações de escolas, Organização coletiva, Organização escolar, Estudantes secundaristas.

Resumo

Este artigo analisa a dimensão formativa de caráter político-educativo que emergiu a partir da experiência de estudantes que ocuparam escolas públicas em Uberlândia (MG), no ano de 2016. Evidenciamos, a partir da história oral, as formas como a organização individual e coletiva foram interpretadas no contexto da totalidade social. Em virtude do momento da produção das entrevistas e da não completude da própria pesquisa, focaremos, com mais precisão, em consciências reveladas durantes os atos de protestos e as relações com as instituições de ensino. Desse modo, apresentamos como ocorreu o movimento de ocupação e contra ocupação das escolas e o processo educativo vivido pelos ocupantes, que a partir da ação direta promoveram um processo de penetração e compreensão das estruturas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALONSO, Angela. Repertório, segundo Charles Tilly: história de um conceito.

Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, jun. 2012.

ARROYO, Miguel González. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BLIKSTAD, Karin Deleuse. Movimentos sociais de pessoas pobres: entre as urgências e o direito. 2017. 266 f. Tese (Doutorado em Ciência Política), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UNICAMP, Campinas, 2017.

DE SORDI, Denise Nunes; MORAIS, Sérgio Paulo. “Os estudantes ainda estão famintos!”: ousadia, ocupação e resistência dos estudantes secundaristas no Brasil. Religacion. Revista de Ciências Sociales y Humanidades. Quito, n. 2, p. 25-43, jun. 2016.

DONOSO, Sophia. La reconstrucción de la acción colectiva en el chile posttransición: el caso del movimento estudantil. Buenos Aires: Clacso, 2014. Disponível <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/becas/20140905014946/Donoso_Informe_Sep_2014.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2018.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 333-361, maio/ago. 2011.

MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858. Esboços da crítica da economia política. Tradução de Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.

__________; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.

MORAIS, Sérgio Paulo. Autonomia e experiências sociais: ocupações de escolas públicas na cidade de Uberlândia/MG (2016). Projeto História, São Paulo, v. 63, p.175-204, set./dez. 2018.

ORTELLADO, Pablo. Prefácio. A primeira flor de junho. In: CAMPOS, Antonia; MEDEIROS, Jonas; RIBEIRO, Márcio. Escola de Lutas. São Paulo: Veneta, 2016. p. 10-16. (Coleção Baderna).

PORTELLI, Alessandro. Éramos pobres, mas… Narrar a pobreza na cultura apalachiana. In: PORTELLI, Alessandro. Ensaios de História Oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010. p. 63-90.

___________________. História oral: Uma relação dialógica. In: PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016. p. 9-25.

PREVITALI, Fabiane Santana; FAGIANI, Cilson César; MORAIS, Sérgio Paulo; FREITAS, Eduardo Henrique de. Movimento estudantil e ocupação das escolas públicas na contra-reforma do Estado. In: BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulino José; LUCENA, Carlos. (Org.). Escola sem partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital. Uberlândia: Editora Navegando, 2019, p. 265-292.

THOMPSON, Edward Palmer. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

________________________. Costumes em Comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. Tradução de Rosaura Eichemberg. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

________________________. Folclore, antropologia e história social. In: NEGRO, Antonio Luigi; SILVA, Sérgio. (Org.) A peculiaridade dos ingleses e outros artigos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.

VENDRAMINI, Célia Regina. Experiência humana e coletividade em Thompson. Esboços, Florianópolis, v. 11, n. 12, p. 25-36, 2004.

WELLER, Wivian. Jovens no ensino médio: projetos de vida e perspectivas de futuro. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (Org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 135-151.

WILLIS, Paul. Aprendendo a ser trabalhador: escola, resistência e reprodução social. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Daise Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

Downloads

Publicado

2019-07-04

Como Citar

Morais, S. P., De Sordi, D. N., & Fávero, D. G. (2019). OCUPAÇÃO E CONTRA OCUPAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS: O CARÁTER POLÍTICO-EDUCATIVO DA MOBILIZAÇÃO COLETIVA. Revista Trabalho Necessário, 17(33), 138-161. https://doi.org/10.22409/tn.17i33.p29372

Edição

Seção

Artigos do Número Temático