A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL: UMA TENDÊNCIA DE PRECARIZAÇÃO NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.17i34.p38053Palavras-chave:
Trabalho Docente, Precarização, UberizaçãoResumo
Resultado de uma pesquisa recém-concluída, tendo como base o materialismo histórico dialético, o presente artigo identifica a uberização como uma tendência do trabalho no século XXI e busca analisar como isso se estende para os trabalhadores docentes do setor público. Destacou-se o impacto das condições contratuais de trabalho por tempo determinado, sob as quais os professores da educação básica estão inseridos, trazendo como protótipo uma forma de contratação existente na rede estadual de São Paulo e novas tentativas de uberização ocorridas em outras redes públicas brasileirasDownloads
Referências
ABÍLIO, L. C. Uberização do trabalho: subsunção real da viração. Blog da Boitempo, 2017. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2017/02/22/uberizacao- dotrabalho-subsuncao-real-da-viracao/. Acesso em: 06 jul. 2017.
ARANHA, W. L. A. Professores eventuais nas escolas estaduais paulistas: ajudantes de serviço geral da educação? 2007. 102f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2007.
BASÍLIO, J. R. Contratos de trabalho de professores e a construção da condição docente na escola pública paulista (1974-2009). 2010. 122f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
BRASIL. Lei nº 9394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996.
. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
. Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, 2017.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Parecer nº 01/2017. Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o credenciamento de professores substitutos para ministrarem aulas avulsas surgidas na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto, 2017. Disponível em: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/seducacao/conselho/i15ind- conselho.php. Acesso em: 18 jul. 2017.
FONTES, V. Formação dos trabalhadores e luta de classes. Trabalho Necessário.
Ano 14, n. 25, 2016.
. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Marx e o Marxismo, v. 5, n. 8, jan./jun. 2017.
FREITAS, L. C. Charterização e Uberização: destruindo profissões. Blog do Freitas, 2016. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2016/12/18/charterizacao-e- uberizacaodestruindo-profissoes/. Acesso em: 05 abr. 2017.
GESQUI, L. C. Formação e condições de professores eventuais atuantes na rede pública estadual. 2009. Disponível em:
http://www.anped.org.br/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT08-5344--Int.pdf. Acesso em: 29 nov. 2011.
MOREIRA, R. Prefeitura de Ribeirão Preto planeja criar ‘Uber do Professor’. Estadão, 2017. Disponível em: https://www.acidadeon.com/cotidiano/NOT,2,6,1262086,Prefeitura+de+Ribeirao+Pret o+planeja+criar+Uber+do+Professor.aspx. Acesso em: 18 jun 2018.
MOURA, C. B. A precarização do trabalho docente nas escolas estaduais paulistas. 2013. 127f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.
PETROLINA/PE (Município). Credenciamento nº 006/2017. Processo administrativo nº 267/2017, 2017.
POCHMANN, M. Entrevista. Revista Poli: saúde, educação e trabalho. Ano IX, Nº 48, Rio de Janeiro. nov./dez. 2016a.
PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA. Prefeitura tucana cria “Uber da educação”. 2017. Disponível em: http://www.psdb.org.br/acompanhe/noticias/prefeituratucana-cria-uber-da-educacao/. Acesso em: 15 jul. 2017.
SALDAÑA, P. Ausência de professor da rede pública chega a 30 dias no ano no Estado de SP. São Paulo: Folha de São Paulo, 2017. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/07/1903769-ausencia-deprofessor-da- rede-publica-chega-a-30-dias-no-ano-no-estado-de-sp.shtml. Acesso em: 26 set.2017.
SILVA, A. M. Tempo e Docência: dilemas, valores e usos na realidade educacional. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
. Dimensões da precarização do trabalho docente no século XXI: o precariado professoral e o professorado estável-formal sob a lógica privatista empresarial nas redes públicas brasileiras. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
SLEE, Tom. Uberização: a nova onda do trabalho precarizado. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
SOUZA, A. N. A modernização do trabalho de professores: processos de precarização e ataque ao trabalho. In: 36º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. 2012. Anais... Águas de Lindóia/SP, 2012. Disponível em: https://anpocs.com/index.php/papers-36- encontro/gt-2/gt08-2/7923-amodernizacao-do-trabalho-de-professores-processo-de- precarizacao-e-ataque-aotrabalho/file>. Acesso em: 23 set. 2017.
. Professores, modernização e precarização. In: ANTUNES, Ricardo (Org). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil II. São Paulo; Boitempo, 2013. (p. 217-227).
SOUZA, E. P. O papel contraditório do professor eventual da rede pública de ensino do Estado de São Paulo na articulação das relações de trabalho e profissão docente: “lúmpen-professorado”?. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Humanidades e Direito, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional
por Amostra de Domicílios Contínua. 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de- noticias/noticias/24283-desemprego-sobe-para-12-7-com-13-4-milhoes-de-pessoas- em-busca-de-trabalho. Acesso em: 18 jun. 2019.
THOMPSON. E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras. 2011.
VENCO, S. Situação de quasi-uberização dos docentes paulistas? Revista da ABET,
v. 17, n. 1, janeiro a junho de 2018.
. Uberização do trabalho: um fenômeno de tipo novo entre os docentes de São Paulo, Brasil? Caderno de Saúde Pública, 35, 2019
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.