“MULHERES DOS ESCOMBROS”: A CONDIÇÃO DAS MULHERES PERIFÉRICAS EM TEMPOS DE CATÁSTROFES

Autores

  • Scheilla Nunes Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v19i38.44361

Palavras-chave:

Patriarcado, crise do capitalismo, violência sexista

Resumo

A pesquisa procura estabelecer nexos entre o atual aumento da violência sexista e os fundamentos constitutivos do patriarcado capitalista. Parte da compreensão do fenômeno histórico da caça às bruxas como crime fundador das particularidades do patriarcado na modernidade e objetiva contribuir para uma crítica da lógica destrutiva da abstração real própria da sociedade produtora de mercadorias que subjuga o concreto-sensível e forja o “progresso” através das promessas de uma ciência universal dominadora e androcêntrica. Busca articular uma teoria da crise do patriarcado capitalista, ancorada na crítica do valor-dissociação, com a apreensão das expressões do colapso da modernização na periferia do capitalismo, problematizando as hierarquias sociais que definem os que ficam à sombra do valor. Pretende pensar a violência sexista, o racismo e a criminalização da pobreza na condição das mulheres periféricas em tempos de catástrofes. Trata-se de uma pesquisa teórica que busca demonstrar a relevância de superar elaborações imediatistas, centradas na lógica da identidade com esta forma social, para empreender uma crítica radical do tempo presente à altura do aprofundamento da barbárie que ele evidencia. Argumenta, portanto, que o enfrentamento da violência sexista (e também racista) na atualidade, tende a ser inócuo na medida em que se mantiver restrito aos termos da reafirmação de suas estruturas constitutivas – que diante do colapso em curso se mantêm ao mesmo tempo em que explicitamente desmoronam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Scheilla Nunes Gonçalves

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

MENEGAT, M. A crítica do capitalismo em tempos de catástrofe: o giro dos ponteiros do relógio no pulso de um morto. Rio de Janeiro: Editora Consequência, 2019.

MIES, M.; SHIVA, V. Ecofeminismo. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.

SCHOLZ, R. O valor é o homem. Teses sobre a socialização pelo valor e a relação entre os sexos. Novos Estudos – CEBRAP, n 45, pp. 15-36, jul.1996.

_____. Escisión del valor, género y crisis del capitalismo. Entrevista com Roswitha Scholz, [Entrevista cedida a] Clara Navarro Ruiz. Constelaciones, revista de teoria crítica, Madrid, n 8/9, pp. 475-502, 2017.

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Nunes Gonçalves, S. (2021). “MULHERES DOS ESCOMBROS”: A CONDIÇÃO DAS MULHERES PERIFÉRICAS EM TEMPOS DE CATÁSTROFES. Revista Trabalho Necessário, 19(38), 380-384. https://doi.org/10.22409/tn.v19i38.44361

Edição

Seção

Teses e Dissertações