“MULHERES DOS ESCOMBROS”: A CONDIÇÃO DAS MULHERES PERIFÉRICAS EM TEMPOS DE CATÁSTROFES
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v19i38.44361Palavras-chave:
Patriarcado, crise do capitalismo, violência sexistaResumo
A pesquisa procura estabelecer nexos entre o atual aumento da violência sexista e os fundamentos constitutivos do patriarcado capitalista. Parte da compreensão do fenômeno histórico da caça às bruxas como crime fundador das particularidades do patriarcado na modernidade e objetiva contribuir para uma crítica da lógica destrutiva da abstração real própria da sociedade produtora de mercadorias que subjuga o concreto-sensível e forja o “progresso” através das promessas de uma ciência universal dominadora e androcêntrica. Busca articular uma teoria da crise do patriarcado capitalista, ancorada na crítica do valor-dissociação, com a apreensão das expressões do colapso da modernização na periferia do capitalismo, problematizando as hierarquias sociais que definem os que ficam à sombra do valor. Pretende pensar a violência sexista, o racismo e a criminalização da pobreza na condição das mulheres periféricas em tempos de catástrofes. Trata-se de uma pesquisa teórica que busca demonstrar a relevância de superar elaborações imediatistas, centradas na lógica da identidade com esta forma social, para empreender uma crítica radical do tempo presente à altura do aprofundamento da barbárie que ele evidencia. Argumenta, portanto, que o enfrentamento da violência sexista (e também racista) na atualidade, tende a ser inócuo na medida em que se mantiver restrito aos termos da reafirmação de suas estruturas constitutivas – que diante do colapso em curso se mantêm ao mesmo tempo em que explicitamente desmoronam.
Downloads
Referências
MENEGAT, M. A crítica do capitalismo em tempos de catástrofe: o giro dos ponteiros do relógio no pulso de um morto. Rio de Janeiro: Editora Consequência, 2019.
MIES, M.; SHIVA, V. Ecofeminismo. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.
SCHOLZ, R. O valor é o homem. Teses sobre a socialização pelo valor e a relação entre os sexos. Novos Estudos – CEBRAP, n 45, pp. 15-36, jul.1996.
_____. Escisión del valor, género y crisis del capitalismo. Entrevista com Roswitha Scholz, [Entrevista cedida a] Clara Navarro Ruiz. Constelaciones, revista de teoria crítica, Madrid, n 8/9, pp. 475-502, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.