ECOPEDAGOGIA NA RELAÇÃO CAPITAL-NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.54759Resumo
Este artigo estabelece uma crítica ao atual modelo de vida e produção capitalista, tendo como pano de fundo a Ecopedagogia. Para isso, discute os dilemas do desenvolvimento sustentável, sua história, limites e possibilidades, após apresenta a dialética do trabalho na relação entre seres humanos e natureza e, num último momento, trata a questão da formação humana e da práxis docente relacionado aos princípios da Ecopedagogia para repensar uma nova mentalidade socioambiental. Ao final, elenca um conjunto de considerações indicativas que se apresentam como resultado da reflexão ecopedagógica em diálogo com as teorias críticas da educação e da sociedade.
Palavras-chave: Natureza; Capital; Trabalho; Ecopedagogia.
Downloads
Referências
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela Terra. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. 2 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.
CONCEIÇÃO, A. L. A insustentabilidade do desenvolvimento sustentável. III Encontro Nacional do Meio Ambiente, Salvador. Conferência proferida no dia 14 de outubro de 2004. em:https://gpect.files.wordpress.com/2013/11/a-insustentabilidadade-dodesenvolvimento-sustentc3a1vel.pdf Acesso em março de 2022.
DANTAS, C. Terra registra recordes de calor nos polos; entenda o que há de inédito e o que isso revela sobre a crise climática. Publicado em 23 de março de 2022. Disponível em https://g1.globo.com/meio-ambiente/aquecimento-global/noticia/2022/03/20/antartica-registra-temperatura-30c-acima-do-esperado.ghtml. Acesso em março de 2022.
DICKMANN, I; CARNEIRO, S. Educação Ambiental Freiriana. Chapecó: Livrologia, 2021.
DICKMANN, I; PEREIRA, A. M. de O; NEPOMUCENO, T. A. R.; LINDINO, T. C. Ecopedagogia e educação ambiental: entre a essência e a realidade. In: SILVA, José Bittencourt da; CAMPOS, Marília Andrade Torales (Orgs.). Educação Ambiental: estudos de revisão do campo no Brasil. Curitiba: Appris, 2022.
EARTH OVERSHOOT DAY. Disponível em: https://www.overshootday.org/newsroom/press-release-july-2021-portuguese/ Acesso em 31 de maio de 2022.
ENGELS, F. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem.
ANTUNES, R. (Org.). A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
ESA – The European Space Agency. Poluição do Ar em um Mundo pós-COVID-19. (2020). Disponível em: https://www.esa.int/Space_in_Member_States/Portugal/Poluicao_do_ar_num_mundo_pos-COVID-19. Acesso em março de 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GADOTTI, M. Pedagogia da Terra. São Paulo: Petrópolis, 2000.
GADOTTI, M. A carta da Terra na Educação. São Paulo: Editora e Livraria Instituo Paulo Freire, 2010.
GUSMÃO, Fundação Alexandre de. Estocolmo, Rio, Joanesburgo o Brasil e as três conferências ambientais das Nações Unidas. 2006. Disponível em: www.funag.gov.br. Acesso em 31 de maio de 2022.
GUTIÉRREZ, F.. P., C. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.
KRANZ, P. Pequeno Guia Agenda 21 local. Rio de Janeiro: 1995. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/4963738/pequeno-guia. Acesso março de 2022.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental: questões de vida. São Paulo: Cortez, 2019.
LOVELOCK, J. Gaia: um novo olhar sobre a vida na Terra. Edições 70, 2020.
LÖWY, M. O que é ecossocialismo? 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2014.
LUTZENBERGER, J.. Gaia: o planeta vivo (por um caminho suave). Porto Alegre: L&PM, 1990.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2004.
MARX, K; ENGELS, F. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stiner. Petrópolis: Vozes, 2019.
PEREIRA, A. M. de O. Aprender e Ensinar Geografia na Sociedade Tecnológica: possibilidades e limitações. Curitiba; Appris, 2019.
SAVIANI, D.l, Sobre a Natureza e Especificidade da Educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, nº 1, jun. 2015.
ZIEGLES, M. F. Imágenes satelitales confirman la diminución de la polución del aire en la ciudad de São Paulo. Publicado em: 14 de mayo de 2020. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/imagenes-satelitales-confirman-la-disminucion-de-la-polucion-del-aire-en-la-ciudad-de-sao-paulo/33163/ Acesso em 31 de maio de 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.