EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OUTROS MODOS DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55413Resumo
A partir da crise civilizatória resultante de um modo de produção que demonstra sua insustentabilidade socioambiental, propomos refletir sobre a formação de educadores ambientais que estejam aptos a contribuir na transformação dessa realidade. Acreditamos na necessária radicalidade do ambiente educativo para a formação desse Educador, portanto, baseado na proposta formativa da “ComVivência Pedagógica”, buscamos investigar as possibilidades imersivas em comunidades intencionais (alternativas) como ambiente educativo propício.
Palavras chaves: Educação Ambiental Crítica; Formação de educadores; ComVivência Pedagógica.
Palavras Chaves: Educação Ambiental Crítica; Formação de educadores; ComVivência Pedagógica
Downloads
Referências
BOEIRA, S. L.; KOSLOWSKI, A. A. Paradigma e Disciplina nas Perspectivas de Kuhn e Morin. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, v. 6, nº 1, 2 julho de 2009.
BORELLI, F. C. Consumo responsável sob a perspectiva prático-teórica: Um estudo etnográfico em uma ecovila. 2014. 244f. Tese (Doutorado em Administração) – UFRJ, Rio de Janeiro. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/41/teses/813514.pdf.
BRAGA, G. B.; FIÚZA, A. L. C.; REMOALDO, P. C. A.. O conceito de modo de vida: entre traduções, definições e discussões. Sociologias, v. 19 nº 45, May-Aug, 2017.
CARVALHO, F. F. de. Eros e comunidade: uma investigação etnográfica sobre o amor livre como ordem social confluente na ecovila de Tamera em Portugal. 2016. 269f. Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) - UFRJ, Rio de Janeiro. Disponível em: http://pos.eicos.psicologia.ufrj.br/wp-content/uploads/2016_MEST_Filipe_Freitas_de_Carvalho.pdf.
CARVALHO, I. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo, SP: Cortez Editora, 2004.
DE WITT, A. Worldviews and the transformation to sustainable societies. An exploration of the cultural and psychological dimensions of our global environmental challenges. 2013. 364f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Utrecht University, Holanda.
FARIA, J. de S. Pesquisa-formação em Educação Ambiental on-line: experiências e saberes em rede. 2021. 211f. Tese (Doutorado em Educação) – UFRRJ, Seropédica.
FERREIRA, H. S. A formação de educadores ambientais na “ComVivência” pedagógica com os saberes da terra. 2016. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRRJ, Seropédica.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/10.-Pedagogia-da-Esperan%C3%A7a.pdf.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 23ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Freire.pdf.
GRANIER, N. B. A construção de ambientes educativos e dos princípios formativos de educadores ambientais na proposta da “ComVivência Pedagógica”. 2022. 273f. Tese (Doutorado em Educação) - UFRRJ, Seropédica.
GRANIER, N. B. Experiências de “ComVivência Pedagógica” a partir de outras epistemologias em processos formativos de educadores ambientais. 2017. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UFRRJ, Seropédica.
GUIMARÃES, M. A Formação de Educadores Ambientais. Campinas, SP: Papirus, 2004.
GUIMARÃES, M. Caminhos da educação ambiental: da forma a ação. Campinas, SP: Papirus, 2011.
GUIMARÃES, M; MEDEIROS, H. Q. de. Outras epistemologias em Educação Ambiental: o que aprender com os saberes tradicionais dos povos indígenas. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, edição especial, julho de 2016.
HEDLUND-DE WITT, A. Pathways to Environmental Responsibility: A Qualitative Exploration of the Spiritual Dimension of Nature Experience. Journal for the Study of Religion, Nature and Culture, v. 7, nº 2, 8 de agosto de 2013.
JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, v. 31, nº 2, agosto de 2005.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. da C. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da Educação Ambiental contemporânea no Brasil. In: VI ENCONTRO “PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL”, set. 2011. Ribeirão Preto.
LITFIN, K. Reinventing the Future: The Global Ecovillage Movement as a Holistic KnowledgeCommunity. In: ENVIRONMENTAL GOVERNANCE: KNOWLEDGE AND POWER IN A LOCAL-GLOBAL WORLD, Routledge, 2009.
LIMA, G. F. da C. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa, v. 35, nº 1, abril de 2009.
MARDACHE, A. C. Intentional Communities in Romania. Precursor stage of community integration. Bulletin of the Transilvania University of Braşov, Social Sciences. v. 10 (59), nº 2, 2017.
NEPOMUCENO, T. C. Educação ambiental & espiritualidade laica: horizontes de um diálogo iniciático. Texto – Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01072015-101326/. Acesso em 1 de abril de 2021.
PELEGRINI, D. F. Sobre o conceito de paradigma no conceito de Edgar Morin. Revista Triângulo. v. 5, nº 1, junho de 2012.
ROYSEN, R. Desenvolvimento e difusão de práticas sociais sustentáveis no nicho das ecovilas no Brasil: o papel das relações sociais e dos elementos das práticas. 2018. 209f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) – UNB, Brasília. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32820. Acesso em 1 de outubro de 2020.
SANTOS, D. G. G. dos. A relação entre o sentimento de pertencimento e a Educação Ambiental. 2018. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRRJ, Seropédica.
SARKAR, P. R. Neo-humanismo: ecologia, espiritualidade e expansão mental. Porto Alegre: Publicações Ananda Marga, 2001.
SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. SATO, M.; CARVALHO, I. C. de M (Orgs.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SCHIFFER, S. J. “Glocalized” Utopia, Community-Building, and the Limits of Imagination. Utopian Studies, v. 29, nº 1, 2018.
SOBRAL, M. de M. Comunidades Intencionais: experiências significativas na relação com a ComVivência Pedagógica. 2021. 275f. Tese (Doutorado em Educação) – UFRRJ, Seropédica.
SORRENTINO, M. De Tbilisi a Thessaloniki: a educação ambiental no Brasil. Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente, 2000. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001173362. Acesso em 11 de maio 2020.
SOUZA SANTOS, B. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 63, 1 de agosto de 2002.
TARNAS, R. Cosmos y Psique. Indicios para una nueva visión del mundo. [S. l.]: Atalanta Editorial, 2009.
VICDAN, H.; HONG, S. Enrollment of space into the network of sustainability. Marketing Theory, v. 18, nº 2, junho de 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.