Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.56434

Resumo

--

Biografia do Autor

Lia Tiriba, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE- FGV) e doutorado em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid UCM/Espanha). Realizou estudos de Pós-Doutoramento na Universidade de Lisboa (UL), na área de Formação e Educação de Adultos. Entre 1990-2011 foi professora efetiva da Faculdade de Educação e, atualmente, professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação- Neddate (UFF), do qual foi coordenadora entre 2012 e 2016. Atualmente é editora da Revista Trabalho Necessário, é líder do grupo de pesquisa/CNPq Trabalho e educação - Neddade e participa da coordenação do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF/UERJ/FIOCRUZ). Investiga as relações históricas entre trabalho e educação, cultura do trabalho, produção associada, saberes do trabalho associado, economia popular, economia popular solidária, autogestão do trabalho e da vida social.

Jacqueline Botelho, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora Permanente do NEDDATE/UFF. Coordenadora do NEPEC (ESS/UFF)

Regis Argüelles da Costa, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Políticas Públicas). Professor Adjunto de Ciência Política e Educação e Política da Educação no Brasil do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF (campus Gragoatá). É mestre em Educação pelo mesmo programa (2011). Pesquisador associado ao Laboratório de Investigação Estado, poder e escola (LIEPE/UFRRJ) e ao Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE). Tem experiência de pesquisa na área de Políticas Educacionais, com ênfase na análise de políticas contemporâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar, história contemporânea da educação, empresariamento da educação, políticas para a escola pública, Estado e sistemas municipais de ensino, trabalho docente. 

Sandra Morais, Universidade Federal Fluminense

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora de História pela Universidade Santa Úrsula. Atualmente é Vice coordenadora do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação – NEDDATE – UFF

Mahalia Aquino, Universidade Federal Fluminense

Professora de Geografia e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Referências

ADORNO, T. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GRAMSCI, A. Indiferentes. In: CAVALCANTI, Pedro Uchoa; PICCONE, Paolo.

Convite à leitura de Gramsci. Rio de Janeiro: Edições Achiamé, s/d, p 86-88.

GRAMSCI, A. Jornalismo. In Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo.

ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 195-214

LULA DA SILVA, L. I. Pronunciamento em 30 de outubro de 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

Tiriba, L., Botelho, J. ., Argüelles da Costa, R. ., Morais, S., & Aquino, M. . (2022). Editorial. Revista Trabalho Necessário, 20(43). https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.56434