I ESCOLA INTERNACIONAL DE AUTOGESTÃO: CONQUISTAS, BALANÇO E PERSPECTIVAS

Autores

  • Henrique Tahan Novaes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Flávio Chedid Henriques Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bruna Oliveira Martins da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” https://orcid.org/0000-0002-3651-130X

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i46.59142

Resumo

Este texto tem o objetivo de apresentar a estrutura e os principais debates da 1a Escola Internacional de Autogestão, realizada na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) entre os dias 19 e 23 de abril de 2023. A fim de aprofundar os debates ocorridos nos encontros realizados pela Rede “Economia dos/as Trabalhadores/as”, vivenciamos com trabalhadores de cooperativas, membros do poder público, estudantes e pesquisadores universitários dilemas do trabalho e pesquisa no campo da autogestão e tensionamentos existentes entre o mundo do trabalho e a academia, que tentaremos abordar neste ensaio.

Palavras-chave: Autogestão; Economia Solidária; Empresas Recuperadas por Trabalhadores; Escola Nacional Florestan Fernandes; Pedagogia da Autogestão.

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Biografia do Autor

Henrique Tahan Novaes, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

possui graduação em Ciências Econômicas pela Unesp - Araraquara (2001) e mestrado (2005) e doutorado (2010) em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. Autor dos livros - O fetiche da tecnologia - a experiência das fábricas recuperadas - (Expressão Popular/Fapesp, 2007. E 2010, 2a Edição / Lutas anticapital, 3a edição), Reatando um fio interrompido - a relação universidade-movimentos sociais na América Latina (Expressão Popular-Fapesp, 1a edição, Lutas anticapital, 2a edição; ?Producción destructiva, cooperación agrícola y escuelas de agroecología en Brasil?. (Itaca, 2023) e ?Producción asociada y educación socialista: experiencias sociales y urbanas del Brasil? (Callao, 2022) Pesquisa o Mundo do Trabalho Associado, Escolas de Movimentos Sociais e relação universidade-movimentos sociais. Coordenou o Curso e Aperfeiçoamento Movimentos Sociais e Crises Contemporâneas à luz dos clássicos do Materialismo Crítico (11 Edições) e o curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, com ênfase em agroecologia e agrofloresta (parceria UNESP-Centro Paula Souza-PRONERA-Movimentos Sociais). Membro dos grupos de Pesquisa Instituto Brasileiro de Estudos Contemporâneos (IBEC-São Paulo) e Organizações e Democracia (Unesp-Marília). É Professor Livre Docente da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp Marília (2022), docente desde fev. de 2011, foi Vice-Coordenador da Pós Graduação em Educação e é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em educação desde abril de 2022

Flávio Chedid Henriques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestre em Engenharia de Produção pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da UFRJ (IPPUR/UFRJ), pós-doutor pelo IPPUR/UFRJ com financiamento da CAPES e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra . É pesquisador do Núcleo de Solidariedade Técnica - SOLTEC/UFRJ - desde 2004, onde atuou em projetos de pesquisa e extensão vinculados às seguintes temáticas: sustentabilidade da cadeia produtiva da pesca, assessoria a empreendimentos de autogestão, políticas públicas voltadas para o associativismo pesqueiro, desenvolvimento local, empresas recuperadas por trabalhadores e cooperativismo de plataforma. Desde 2004 é membro da comissão organizadora do Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social. Hoje é técnico administrativo no Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) do Centro de Tecnologia da UFRJ, atuando como vice-diretor dessa unidade, e docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS). É autor do livro "Autogestão em Empresas Recuperadas por Trabalhadores" entre outros

Bruna Oliveira Martins, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Campus de Assis. Mestra em Educação pela Unesp, Campus de Marília. Foi Bolsista de Mestrado pelo CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa "Organizações e Democracia" (Unesp/Marília). Seus interesses concentram-se nas temáticas: Catadoras/es de materiais recicláveis; Gênero; Educação Popular; Psicologia Social; Autogestão; Economia Solidária. 

Referências

HUIDOBRO, Raúl Oscar Ruiz. Desafíos de la autogestión en América Latina. Documento de Formação e Debate da Federación de la Alimentación “Solidaridad y Autogestión” de Cooperativas de Trabajo, 2023.

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

Tahan Novaes, H. ., Chedid Henriques, F., & Oliveira Martins, B. (2023). I ESCOLA INTERNACIONAL DE AUTOGESTÃO: CONQUISTAS, BALANÇO E PERSPECTIVAS. Revista Trabalho Necessário, 21(46), 01-22. https://doi.org/10.22409/tn.v21i46.59142