TRABALHO DOCENTE E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62245Resumo
O presente estudo evidencia as desigualdades de acesso digital no Ensino Remoto Emergencial (ERE) e analisa práticas docentes para mitigá-las. Entrevistamos oito docentes em dois colégios públicos de Ensino Médio em Curitiba-PR, sendo um colégio em bairro periférico e outro em bairro central. O texto é dividido em três seções, abordando: as desigualdades de acesso, a Análise de Conteúdo das entrevistas semi-estruturadas e considerações a partir da conjuntura de precarização da educação e desigualdades sociais causando outras exclusões na sociedade.
Downloads
Referências
ALVES, G. A. O dia em que a terra parou. In: Ana Fani A. Carlos. (Org.). COVID-19 e a crise urbana. 1ed.São Paulo: FFLCH-USP, 2020, v. 1, p. 50-56.
ARAÚJO, R. M. de L. Ensino médio brasileiro: dualidade, diferenciação escolar e reprodução das desigualdades sociais. Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2019.
CARLOS, A. F. A. (org.). COVID-19 e a crise urbana. São Paulo: FFLCH/USP, 2020. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/471. Acesso em: 09 mar. 2024.
COSTA, M. F. Desigualdades no acesso digital e educação: alternativas geradas nas escolas públicas durante necessidade de ensino remoto. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31796. Acesso em: 09 mar. 2024.
CUNHA, L. F. F. da; SILVA, A. de S.; SILVA, A. P. da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 09 mar. 2024.
CURITIBA. Diagnóstico regional: Cajuru. IPPUC, Curitiba. 2021. v. 5/10. Disponível em: https://ippuc.org.br/estudos-e-analises?backTo=to%255Bname%255D%3DPagina%26to%255Bparams%255D%255Bslug%255D%3Dpesquisa-e-informacoes%26page%3D%25C3%25A0%2520Pesquisa%2520e%2520Informa%25C3%25A7%25C3%25B5es. Acesso em: 09 mar. 2024.
DAL ROSSO, S. Verbetes. Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/jornada-de-trabalho/. Acesso em: 09 mar. 2024.
DUARTE, A. Dicionário “Trabalho, profissão e condição docente”. Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/intensificacao-do-trabalho-docente/. Acesso em: 09 mar. 2024.
FREITAS, L. C. de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, p. 379-404, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/PMP4Lw4BRRX4k8q9W7xKxVy/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 09 mar. 2024.
FREITAS, L. C. de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018. 160p.
GITEL, M. As 10 cidades mais inteligentes do Brasil em 2021. Notícia sustentável, [s. l.], set. 2021. Disponível em: https://www.noticiasustentavel.com.br/cidades-inteligentes-brasil-2021/. Acesso em: 09 mar. 2024.
GUIMARÃES, L. M. S. O ensino remoto emergencial e o mal-estar docente: uma análise dos seus impactos sobre as condições de trabalho dos professores de sociologia no estado do Paraná diante da pandemia de Covid-19. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Sociologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause, [s. l.], 2020. Disponível: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn1. Acesso em: 09 mar. 2024.
MATOS, R. R. O trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional – Profsocio) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
NIC.BR, NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. TIC domicílios 2015: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Dom_2015_LIVRO_ELETRONICO. Acesso em: 30 set. 2022. Acesso em: 09 mar. 2024.
NIC.BR, NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. TIC domicílios 2022: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2023. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20230825143348/resumo_executivo_tic_domicilios_2022.pdf. Acesso em: 09 mar. 2024.
NIC.BR, NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: pesquisa TIC Domicílios, 2023. Disponível em: https://cetic.br/pt/arquivos/domicilios/2023/domicilios/. Acesso em: 09 mar. 2024.
NOSELLA, P. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Rev. Bras. Educ. 2007, vol.12, n.34, pp.137-151.
MOVIMENTO Nacional em Defesa do Ensino Médio. Observatório do Ensino Médio, Brasília, 10 set. 2021. Disponível em:
https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/movimento-nacional-em-defesa-do-ensino-medio-2/. Acesso em: 06 mai. 2024
OLIVEIRA, D. A. Dicionário “Trabalho, profissão e condição docente”. Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/trabalho-docente/ Acesso em: 09 mar. 2024.
PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte do. Secretaria da Educação divulga balanço do Aula Paraná: alunos fecharam o trimestre com 20 milhões de atividades semanais. Curitiba, PR, 11 set. 2020. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Secretaria-da-Educacao-divulga-balanco-do-Aula-Parana-alunos-fecharam-o-trimestre-com-20. Acesso em: 09 mar. 2024.
PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte do. Programa ‘Se Liga!’ oferece intensificação da aprendizagem para alunos da rede estadual. Curitiba, 2020. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Programa-Se-Liga-oferece-intensificacao-da-aprendizagem-para-alunos-da-rede-estadual. Acesso em: 09 mar. 2024.
SARTÓRIO, K. C. Exclusão social e tecnologia: os desafios da política pública de inclusão digital no Brasil. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
SILVA, G. A. da. Uma perspectiva crítica para as políticas públicas de inclusão digital no Brasil: estudo de caso sobre não-usos e não-usuários de internet. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
SHIROMA, O; CAMPOS, F; GARCIA, M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 427-446, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769. Acesso em: 09 mar. 2024. 2022. DOI: 10.5007/%x.
VENTURINI, A. C. et al. As desigualdades educacionais e a covid-19. Informativos Desigualdades Raciais e Covid-19, São Paulo, AFRO-CEBRAP, n. 3, p. 1-27, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.