ENTRE A EXPECTATIVA DE MOBILIDADE E A INSTABILIDADE: A TRAJETÓRIA DA FILHA DE UMA TRABALHADORA DOMÉSTICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.63025

Resumo

Este artigo analisa a escolaridade estendida alcançada por jovens das classes populares nos anos 2000/2010 e seus efeitos. Discutimos a ampliação do acesso ao ensino superior, que gerou uma expectativa de mobilidade social ascendente entre esses jovens, bem como as dificuldades que vêm enfrentando para uma inserção qualificada no mercado de trabalho. Com base nas trajetórias de uma trabalhadora doméstica e de sua filha, buscamos abordar as oportunidades de trabalho e educação a que essas mulheres de diferentes gerações tiveram acesso em contextos sociais específicos do Brasil.

Palavras-chave: trabalho; juventude; ensino superior; trajetória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Suelen Pires, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Leilyane Souza Leão, Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Downloads

Publicado

2024-12-05

Como Citar

Pires, A. S., & Leão, L. (2024). ENTRE A EXPECTATIVA DE MOBILIDADE E A INSTABILIDADE: A TRAJETÓRIA DA FILHA DE UMA TRABALHADORA DOMÉSTICA NO BRASIL. Revista Trabalho Necessário, 22(49), 01-26. https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.63025

Edição

Seção

Artigos do Número Temático