AVANÇOS OU RETROCESSOS NO NOVO ENSINO MÉDIO? O PERCURSO DA LEI 13.415 DE 2017 A LEI 14.945 DE 2024

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https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65469

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o Novo Ensino Médio e as suas principais mudanças desde a Lei n.º 13.415/2017 a Lei n.º 14.945/2024, bem como ressaltar a importância da reivindicação para um ensino médio de qualidade. Esta é uma pesquisa de cunho documental, centrando-se na análise das legislações que regem a última etapa da Educação Básica, como a Lei n.º 13.415/ 2017, a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (2018), a Lei n.º 14.945/2024 e documentos produzidos por movimentos contrários à reforma. Além disso, dialoga com autores do campo crítico da educação que tratam dessa temática.

Palavra-chave: Novo Ensino Médio; Currículo; Políticas Educacionais.

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Biografia do Autor

  • Ana Gabrieli Godinho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

    Graduada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão. Participou da Iniciação Científica Voluntária, intitulada "Levantamento de dados sobre a Educação Técnico Profissional no Brasil" que ocorreu no ano de 2019 até o ano de 2020. Posteriormente participou da Iniciação Científica Voluntária intitulada "Trabalho e Educação na Proposta Educativa Marxista" entre 2020 a 2021. Após o levantamento de dados da educação técnico profissional, adentrou aos estudos sobre dualidade escolar, politecnia, polivalência, que levaram a estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular e Reforma do Ensino Médio com foco na formação de projetos de vida e protagonismo juvenil. Possui experiência profissional na Educação Infantil. Atualmente é aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Educação / Mestrado, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão/PR.

  • Suely Aparecida Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1996), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, trabalho, educação e juventude; formação humana, ensino médio.

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2025-08-08

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AVANÇOS OU RETROCESSOS NO NOVO ENSINO MÉDIO? O PERCURSO DA LEI 13.415 DE 2017 A LEI 14.945 DE 2024. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(51), 01-25. https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65469