O CARÁTER DESFETICHIZADOR DA ARTE NO CONTO “NEGÓCIO DE MENINO COM MENINA”, DE IVAN ÂNGELO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66911Resumo
O artigo analisa o conto “Negócio de menino com menina", de Ivan Ângelo, explorando a negociação entre crianças e um adulto sobre um pássaro capturado. A narrativa é examinada à luz das relações de troca no capitalismo e do conceito de fetiche da mercadoria, de Marx, aliado à desfetichização da realidade pela arte, conforme Georg Lukács. Conclui-se que o conto revela contradições nas relações humanas, destacando sua complexidade, bem como possíveis brechas de subversão no sistema burguês. Assim, a arte é vista como integradora entre subjetividade e coletividade, sendo um importante componente da educação humana.
Palavras-chave: arte; fetiche da mercadoria; relações de troca; desfetichização.
Downloads
Referências
ÂNGELO, Ivan. “Negócio de menino com menina”. In: ÂNGELO, Ivan. O ladrão de sonhos e outras histórias. São Paulo: Ática, 1994.
BOTTOMORE, Tom (Org.). Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos formas, figuras, cores, números). 29. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.
COGGIOLA, Osvaldo. Teoria econômica marxista: uma introdução. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2021.
DUARTE, Newton. O bezerro de ouro, o fetichismo da mercadoria e o fetichismo da individualidade. In: DUARTE, N (org). Crítica ao Fetichismo da Individualidade. 2.ed. Autores Associados, São Paulo, 2012.
LUKÁCS, Georg. Estética: la peculiaridade de lo estético. v. 1. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1966a.
LUKÁCS, Georg. Estética: la peculiaridade de lo estético. v. 2. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1966b.
LUKÁCS, Georg. Para a ontologia do ser social. Volume 13. Maceió: Coletivo Veredas, 2018a.
LUKÁCS, Georg. Para a ontologia do ser social. Volume 14. Maceió: Coletivo Veredas, 2018b.
MAGALHÃES, Belmira. A particularidade estética em Vidas Secas, de Graciliano Ramos. 2.ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2015.
MAGALHÃES, Belmira. Diálogo quase amoroso do moderno com o contemporâneo: uma análise do conto “Vai”, de Ivan Ângelo. Leitura, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 13–27, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.199719.13-27. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/6845. Acesso em: 19 jan. 2024.
MARX, Karl. O capital: a crítica da economia política – livro I. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
MARX, Karl. Cadernos de Paris & Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução: Paulo Cezar Castanheira; Sérgio Lessa. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2011.
MOURA, Andressa Kelly Lima. Doze contos peregrinos, de Gabriel García Márquez, e o reflexo do drama latino-americano: uma análise a partir da particularidade estética em Georg Lukács. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Letras, Teresina, 2024.
NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
NETTO, José Paulo. Apresentação: Marx em Paris. In: MARX, K. Cadernos de Paris & Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
SOARES, Flávia; FIGUEIREDO, Maria Flávia. A construção dos sentidos em “negócio de menino com menina” de Ivan Ângelo. In: Anais do SIELP. V. 1, N. 1, 2011, Uberlândia. Anais [...] Uberlância: EDUFU, 2011.
ZAGNOLE, V. de P. Análise do texto "Negócio de menino com menina", de O ladrão de sonhos e outros contos, de Ivan Ângelo. Estudos Semióticos, [S. l.], n. 4, 2008. DOI: 10.11606/issn.1980-4016.esse.2008.49219. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/49219. Acesso em: 19 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.

