ENSAIO FOTOGRÁFICO – VI INTERCRÍTICA, ANO DE 2024, EM CAMBORIÚ

Authors

  • Celina Góes Author
  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva Author
  • Gregório Albuquerque Author
  • Maria Clara Bueno Fischer Author

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.i.69620

Abstract

A fotografia captura aspectos da realidade que a escrita não o faz.  Oferece uma percepção, nos parece, mais “viva da vida” e pode se constituir num instrumento de materialização e de construção da memória coletiva. Aprendemos com Maria Ciavatta (2009, p.117-118), que “(...)cada registro é parte de uma história e constitui ele próprio um princípio de memória (...). As fotografias “(...) conformam uma memória que articula sentimentos, aspirações, interesses, projetos, que educa para organizar ações e constituir identidades (...). É no escopo destas ideias que fizemos uma seleção de imagens fotográficas do VI Intercrítica, realizado de 23 a 25 de setembro de 2024, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, coordenado pelo GT 09 - Trabalho e Educação e o Programa de Pós-graduação em Educação do IFC-Campus Camboriú.

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Author Biographies

  • Celina Góes

    Possui graduação em História - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2012), Especialização em Ensino Integrado de Filosofia, Geografia, História e Sociologia pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) (2021). Mestra em Educação pelo Instituto Federal Catarinense - campus Camboriú. Bolsista Fapesc durante o ano de 2023.

  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva

    A fotografia captura aspectos da realidade que a escrita não o faz.  Oferece uma percepção, nos parece, mais “viva da vida” e pode se constituir num instrumento de materialização e de construção da memória coletiva. Aprendemos com Maria Ciavatta (2009, p.117-118), que “(...)cada registro é parte de uma história e constitui ele próprio um princípio de memória (...). As fotografias “(...) conformam uma memória que articula sentimentos, aspirações, interesses, projetos, que educa para organizar ações e constituir identidades (...). É no escopo destas ideias que fizemos uma seleção de imagens fotográficas do VI Intercrítica, realizado de 23 a 25 de setembro de 2024, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, coordenado pelo GT 09 - Trabalho e Educação e o Programa de Pós-graduação em Educação do IFC-Campus Camboriú.

  • Gregório Albuquerque

    A fotografia captura aspectos da realidade que a escrita não o faz.  Oferece uma percepção, nos parece, mais “viva da vida” e pode se constituir num instrumento de materialização e de construção da memória coletiva. Aprendemos com Maria Ciavatta (2009, p.117-118), que “(...)cada registro é parte de uma história e constitui ele próprio um princípio de memória (...). As fotografias “(...) conformam uma memória que articula sentimentos, aspirações, interesses, projetos, que educa para organizar ações e constituir identidades (...). É no escopo destas ideias que fizemos uma seleção de imagens fotográficas do VI Intercrítica, realizado de 23 a 25 de setembro de 2024, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, coordenado pelo GT 09 - Trabalho e Educação e o Programa de Pós-graduação em Educação do IFC-Campus Camboriú.

  • Maria Clara Bueno Fischer

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), doutorado em Educação - University of Nottingham (1997) e pós-doutorado em educação realizado na Universidade de Lisboa em 2009. É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando no Departamento de Estudos Especializados e no Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação na Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação.

Published

2025-10-22

How to Cite

ENSAIO FOTOGRÁFICO – VI INTERCRÍTICA, ANO DE 2024, EM CAMBORIÚ. (2025). Revista Trabalho Necessário. https://doi.org/10.22409/tn.i.69620