O PERCURSO HISTÓRICO DA PEDAGOGIA DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DO ESPÍRITO SANTO DE 1952 A 2002

Autores/as

  • Zilka Teixeira
  • Marcelo Lima

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.17i33.p29377

Palabras clave:

Educação Profissional, História da Instituição, Práticas Pedagógicas

Resumen

Neste artigo visamos analisar o percurso histórico da pedagogia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai-ES), de 1952 a 2002, operando com o pensamento crítico de base marxista. Essa reconstrução baseou-se na pesquisa bibliográfica e documental, fazendo emergir uma periodização dos modelos de formação profissional adotados pela instituição, centrados no aprender a fazer fazendo da Série Metódica Ocupacional; no aprender a ser da Formação para o Projeto e a Transferência; e no aprender a aprender da Formação Profissional Baseada em Competências.

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Publicado

2019-07-04

Cómo citar

Teixeira, Z., & Lima, M. (2019). O PERCURSO HISTÓRICO DA PEDAGOGIA DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DO ESPÍRITO SANTO DE 1952 A 2002. Revista Trabalho Necessário, 17(33), 247-273. https://doi.org/10.22409/tn.17i33.p29377