SABERES, [RE] CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E CONTRADIÇÃO TRABALHO-CAPITAL EM COMUNIDADE QUILOMBOLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i36.42793

Palabras clave:

Trabalho-Educação, Capital, Identidades, Quilombolas, Saberes

Resumen

O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a [re]construção de identidades na contradição trabalho-capital, no contexto da Comunidade Quilombola Tambaí-Açu – Mocajuba/PA, Amazônia. Trata-se de investigação qualitativa, pautada no materialismo histórico-dialético. Conclui-se que o trabalho na comunidade é permeado por interesses antagônicos, dado a coexistência com modo de produção capitalista, configurado no monocultivo intensivo da pimenta-do-reino, e a negação a esta lógica, ao [re]criarem saberes do trabalho que compõem os mutirões quilombolas.

Descargas

Citas

ACOSTA, Alberto. O Bem Viver: Uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução: Tadeu Breda. São Paulo: Autonomia Literária; Elefante, 2016.

ANTUNES. Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. [2.ed., 10.reimpr. rev. e ampl.]. - São Paulo, SP : Boitempo, 2009.

ARAÚJO, Ronaldo. O marxismo e a pesquisa qualitativa como referências para investigação sobre educação profissional. In: Relatório de Pesquisa do Projeto de Pesquisa “Práticas Formativas em Educação Profissional: em busca de uma didática de educação profissional”, financiada pelo CNPq. 2007. Disponível em: www.ufpa.br/ce/gepte, acesso em: 18.05.2017.

BORBA, Francisco S. Dicionário UNESP do Português Contemporâneo. São Paulo: Piá, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CALDART, Roseli Salete. et al. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro/São Paulo: EPSJV/ Expressão Popular, 2012.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FISCHER, Maria C.; FRANZOI, Naira Lisboa. Experiência e Saberes do Trabalho: Jogo de luz e sombras. In: MAGALHÃES, Lívia Diana R.; TIRIBA, Lia. Experiência: o termo ausente? Sobre história, memória, trabalho e educação. Uberlândia, MG: Navegando, 2018.

FILGUEIRAS, Gisalda Carvalho et. al. Conjuntura do mercado da pimenta-do-reino no Brasil e no mundo. ICSA/UFPA. Belém, 2010.

FLOHRSCHÜTZ, Gerhard Hubert Hermann e Alfredo Kingo Oyama Homma (org.). O processo de desenvolvimento e nível tecnológico de culturas perenes: O caso da pimenta-do-reino no nordeste paraense. EMBRAPA·CPATU. Documentos, 23. Belém – Pará, 1983.

FUNES, Eurípedes A. Nasci nas matas, nunca tive senhor. História e memória dos mocambos do baixo Amazonas. In: REIS, João; GOMES, Flávio dos Santos (org.). Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

GOMES, Flávio dos Santos. Ainda sobre os quilombos: repensando a construção de símbolos de identidade étnica no Brasil. In: REIS, E.; ALMEIDA, M. H. T. de; FRY, P. (org.). Política e Cultura. Visões do passado e perspectivas contemporâneas. São Paulo: ANPOCS/Hucitec, 1996. p. 197-221.

______. Nos labirintos dos rios, furos e igarapés: camponeses negros, memória e pós-emancipação na Amazônia, c. XIX e XX. História Unisinos, set./dez. 2006. Disponívelem:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000124&pid=S0002. Acesso em: 1 jul. 2018.

______. Mocambos e Quilombos – Uma história do campesinato negro no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

HOBSBAWN, Eric J. Mundos do trabalho. Tradução: Waldea Barcellos e Sandra Bedran. 4ª ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2000.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

MARX. Karl. O Capital I. Tradução: Rubens Enderle. Editora Boitempo. São Paulo. 2013.

___________. Contribuição à crítica da economia política. Tradução: Florestan Fernandes. -2ª ed. Expressão Popular. São Paulo. 2008.

MELLO. Alex Fiuza de. Modo de produção Mundial e Processo Civilizatório: Os horizontes históricos do capitalismo em Marx. Editora Paka-Tatu. Belém. 2001

MESZÁROS. Stiván. Para além do Capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução Paulo Cezar Castanheira, Sérgio Lessa. - 1.ed. revista. - São Paulo: Boitempo, 2011.

NOSELLA, Paolo. Trabalho e educação: território e globalização. In: Anais do VIII Colóquio de Pesquisa em Instituições Escolares: pedagogias alternativas. PPGE da UNINOVE /SP, de 09 a 11 de novembro de 2011. Disponível em: << http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/5._Trabalho_Educacao_e_Territorio_NOSELLA_Paolo_2011.pdf>>.

PINTO, Benedita Celeste de Moraes. Escravidão, fuga e a memória de quilombos na região do Tocantins. São Paulo: PUC-SP, 2001.

______. Nas Veredas da sobrevivência: memória, gênero e símbolos de poder feminino em povoados amazônicos. Belém: Paka-Tatu, 2004.

______.Memória, oralidade, danças, cantorias e rituais em um povoado amazônico. Cametá, PA: BCMP, 2007.

______. Samba-de-cacete: ecos de tambores africanos na Amazônia Tocantina. In: Tambores e Batuques: Sonora Brasil/Circuito 2013-2014. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2013. p. 28-37.

PIMENTEL, Boris Marañón. Crisis global y descolonialidad del poder: la emergência de una racionalidad liberadora y solidaria. In: PIMENTEL, Boris Marañón (Org.). Buen vivir y descolonialidad: crítica al desarrollo y la racionalidad instrumentales. Primera edición. – México: UNAM, Instituto de Investigaciones Económicas, 2014.

REIS, J. J.; GOMES, Flávio S. (org.). Liberdade por um fio – História dos Quilombos no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

RODRIGUES, Doriedson do S. Saberes sociais e luta de classes: um estudo a partir da colônia de pescadores artesanais Z-16 Cametá/ Pará, 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

SALLES, Vicente. O negro no Pará: sob o regime da escravidão. 2. ed. Belém: Secretaria de Estado da Cultura; Fundação Cultural do Pará “Tancredo Neves”, 1988.

SCHWARTZ, Yves. A experiência é formadora? Revista Educação e Realidade, v. 35, n. 1, p. 35-48, jan./abr. 2010.

TIRIBA, Lia. Fios invisíveis do (s) mundo (s) do trabalho: A experiência à lupa. In: MAGALHÃES, Livia Diana R. e Lia Tiriba, (org). Experiência: o termo ausente? Sobre história, memória, trabalho e educação. Navegando. Uberlândia/Minas Gerais. 2018a.

__________. Reprodução ampliada da vida: o que ela não é, parece ser e pode vir a ser. Otra Economía, vol. 11, n. 20, p. 54-87, julio-diciembre. 2018b.

TIRIBA, Lia; FISCHER, Maria Clara Bueno. Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes. R. Educ. Públ., Cuiabá, v. 24, n. 56, p. 405-428, mai./ago. 2015.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução as pesquisas em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

THOMPSON. E. P. A formação da classe operária inglesa v. I, II, III. 4ª ed. Paz e Terra. São Paulo. 1987.

_______________. Costumes em Comum. Estudos sobre a cultura popular tradicional. Trad.: Rosaura Eichemberg. Companhia das Letras. São Paulo. 1998.

_______________. Modos de dominação e revoluções na Inglaterra. In: NEGRO, Antonio Luigi; SILVA, Sergio. (Org.). As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001. p. 269-281.

VENDRAMINI, Célia Regina, TIRIBA, Lia. Classe, cultura, e experiência, na Obra de E. P. Thompson: Contribuições a pesquisa em educação. Revista HISTEDBR Online, Campinas, nº 55, p. 54-72, mar 2014 – ISSN: 1676-2584.

Publicado

2020-05-22

Cómo citar

Miranda, E., & Rodrigues, D. (2020). SABERES, [RE] CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E CONTRADIÇÃO TRABALHO-CAPITAL EM COMUNIDADE QUILOMBOLA. Revista Trabalho Necessário, 18(36), 212-234. https://doi.org/10.22409/tn.v18i36.42793