ENSEÑANZA DEL TRABAJO Y EDUCACIÓN A DISTANCIA DE EMERGENCIA (ERE)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62245

Resumen

El presente estudio destaca las desigualdades en el acceso digital en la Educación Remota de Emergencia (ERE) y analiza las prácticas docentes para mitigarlas. Entrevistamos a ocho profesores de dos escuelas secundarias públicas de Curitiba-PR, uno en un barrio periférico y el otro en un barrio central. El texto se divide en tres secciones, que abarcan: desigualdades en el acceso, análisis de contenido de entrevistas semiestructuradas y consideraciones a partir de la situación de precarización de la educación pública y de las desigualdades sociales que provocan otras exclusiones en la sociedad.

Palabra clave: Desigualdades; acceso digital; Enseñanza remota; Trabajo Docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maíra Fernandes Costa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil.

Marilia Abrahão Amaral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil.

Mario Lopes Amorim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil.

Citas

ALVES, G. A. O dia em que a terra parou. In: Ana Fani A. Carlos. (Org.). COVID-19 e a crise urbana. 1ed.São Paulo: FFLCH-USP, 2020, v. 1, p. 50-56.

ARAÚJO, R. M. de L. Ensino médio brasileiro: dualidade, diferenciação escolar e reprodução das desigualdades sociais. Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2019.

CARLOS, A. F. A. (org.). COVID-19 e a crise urbana. São Paulo: FFLCH/USP, 2020. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/471. Acesso em: 09 mar. 2024.

COSTA, M. F. Desigualdades no acesso digital e educação: alternativas geradas nas escolas públicas durante necessidade de ensino remoto. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31796. Acesso em: 09 mar. 2024.

CUNHA, L. F. F. da; SILVA, A. de S.; SILVA, A. P. da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 09 mar. 2024.

CURITIBA. Diagnóstico regional: Cajuru. IPPUC, Curitiba. 2021. v. 5/10. Disponível em: https://ippuc.org.br/estudos-e-analises?backTo=to%255Bname%255D%3DPagina%26to%255Bparams%255D%255Bslug%255D%3Dpesquisa-e-informacoes%26page%3D%25C3%25A0%2520Pesquisa%2520e%2520Informa%25C3%25A7%25C3%25B5es. Acesso em: 09 mar. 2024.

DAL ROSSO, S. Verbetes. Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/jornada-de-trabalho/. Acesso em: 09 mar. 2024.

DUARTE, A. Dicionário “Trabalho, profissão e condição docente”. Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/intensificacao-do-trabalho-docente/. Acesso em: 09 mar. 2024.

FREITAS, L. C. de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, p. 379-404, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/PMP4Lw4BRRX4k8q9W7xKxVy/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 09 mar. 2024.

FREITAS, L. C. de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018. 160p.

GITEL, M. As 10 cidades mais inteligentes do Brasil em 2021. Notícia sustentável, [s. l.], set. 2021. Disponível em: https://www.noticiasustentavel.com.br/cidades-inteligentes-brasil-2021/. Acesso em: 09 mar. 2024.

GUIMARÃES, L. M. S. O ensino remoto emergencial e o mal-estar docente: uma análise dos seus impactos sobre as condições de trabalho dos professores de sociologia no estado do Paraná diante da pandemia de Covid-19. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Sociologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause, [s. l.], 2020. Disponível: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn1. Acesso em: 09 mar. 2024.

MATOS, R. R. O trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional – Profsocio) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

NIC.BR, NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. TIC domicílios 2015: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Dom_2015_LIVRO_ELETRONICO. Acesso em: 30 set. 2022. Acesso em: 09 mar. 2024.

NIC.BR, NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. TIC domicílios 2022: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2023. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20230825143348/resumo_executivo_tic_domicilios_2022.pdf. Acesso em: 09 mar. 2024.

NIC.BR, NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: pesquisa TIC Domicílios, 2023. Disponível em: https://cetic.br/pt/arquivos/domicilios/2023/domicilios/. Acesso em: 09 mar. 2024.

NOSELLA, P. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Rev. Bras. Educ. 2007, vol.12, n.34, pp.137-151.

MOVIMENTO Nacional em Defesa do Ensino Médio. Observatório do Ensino Médio, Brasília, 10 set. 2021. Disponível em:

https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/movimento-nacional-em-defesa-do-ensino-medio-2/. Acesso em: 06 mai. 2024

OLIVEIRA, D. A. Dicionário “Trabalho, profissão e condição docente”. Belo Horizonte: GESTRADO/UFMG, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/trabalho-docente/ Acesso em: 09 mar. 2024.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte do. Secretaria da Educação divulga balanço do Aula Paraná: alunos fecharam o trimestre com 20 milhões de atividades semanais. Curitiba, PR, 11 set. 2020. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Secretaria-da-Educacao-divulga-balanco-do-Aula-Parana-alunos-fecharam-o-trimestre-com-20. Acesso em: 09 mar. 2024.

PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte do. Programa ‘Se Liga!’ oferece intensificação da aprendizagem para alunos da rede estadual. Curitiba, 2020. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Noticia/Programa-Se-Liga-oferece-intensificacao-da-aprendizagem-para-alunos-da-rede-estadual. Acesso em: 09 mar. 2024.

SARTÓRIO, K. C. Exclusão social e tecnologia: os desafios da política pública de inclusão digital no Brasil. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

SILVA, G. A. da. Uma perspectiva crítica para as políticas públicas de inclusão digital no Brasil: estudo de caso sobre não-usos e não-usuários de internet. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

SHIROMA, O; CAMPOS, F; GARCIA, M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 427-446, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769. Acesso em: 09 mar. 2024. 2022. DOI: 10.5007/%x.

VENTURINI, A. C. et al. As desigualdades educacionais e a covid-19. Informativos Desigualdades Raciais e Covid-19, São Paulo, AFRO-CEBRAP, n. 3, p. 1-27, 2020.

Publicado

2024-08-08

Cómo citar

Fernandes Costa, M., Abrahão Amaral, M., & Lopes Amorim, M. (2024). ENSEÑANZA DEL TRABAJO Y EDUCACIÓN A DISTANCIA DE EMERGENCIA (ERE). Revista Trabalho Necessário, 22(48), 01-27. https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62245

Número

Sección

Artigos do Número Temático