Brincando e aprendendo sobre o clima
extensão universitária com o relógio das quatro estações
Palavras-chave:
Climatologia, Atividades lúdicas, Materiais recicláveis, Mudanças climáticasResumo
A educação ambiental é essencial para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. No contexto da extensão universitária, abordagens lúdicas têm se mostrado eficazes no ensino de conceitos complexos, como a climatologia. O presente estudo apresenta um relato de experiência do projeto "Relógio das Quatro Estações", desenvolvido na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com o objetivo de ensinar fenômenos climáticos de forma interativa para crianças e jovens. As atividades foram estruturadas a partir de experimentação prática e materiais recicláveis, permitindo a associação entre teoria e prática. O projeto foi realizado em uma praça pública da cidade de Passos, MG, e contou com a participação de discentes de Engenharia Ambiental da UEMG, que atuaram como mediadores no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados evidenciaram que a ludicidade e a experimentação facilitaram a assimilação dos conteúdos e despertaram o interesse dos participantes pela climatologia. Além disso, a incorporação de materiais recicláveis reforçou a conscientização sobre a importância da gestão de resíduos e o consumo sustentável. Conclui-se que o uso de estratégias pedagógicas inovadoras, como o "Relógio das Quatro Estações", contribuiu significativamente para a educação ambiental, promovendo um aprendizado dinâmico e incentivando a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis.
Referências
ALLOCCA, Rodson de Andrade; FIALHO, Edson Soares. Uma experiência no ensino de climatologia escolar. Revista Brasileira de Climatologia, [S. l.], v. 28, p. 220–241, 2021. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/rbclima/article/view/14502 .Acesso em: 8 mar. 2025.
GADOTTI, Moacir. Educação para a sustentabilidade: um paradigma transformador. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
GOMES, Hemerson Souza; SACRAMENTO, Ana Cláudia Ramos. O ensino de climatologia no ensino fundamental: a mediação de atividades de confecção de desenhos de paisagens climáticas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 17.; CONGRESSO NACIONAL DE GEOGRAFIA FÍSICA, 1., 2017, Campinas. Anais […] Campinas: UNICAMP, 2017, p. 3524–3534. DOI: https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2000. Acesso em: 23 jun. 2025.
LIMA, Maria Elice de Andrade; TRISTÃO, Martha. Educação ambiental e sustentabilidade: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2021.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental crítica: bases epistemológicas e práxis educativa. São Paulo: Cortez, 2020.
MELO, Hugo Levi da Silva et al. Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia. Revista de Geografia-PPGEO-UFJF, Juiz de Fora, v. 8, n. 2, (XIIII SBCG2018), p. 44-53 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/geografia/article/view/25989/19000. Acesso em: 9 de mar. 2025.
OLIVEIRA, Jéssica Patrícia de; ZEZZO, Larissa Vieira; COLTRI, Priscila Pereira. Projeto de extensão Entrando no Clima: Pedagogia crítica para a alfabetização em climatologia e mudanças climáticas. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [S. l.], v. 14, n. 2, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.36661/2358-0399.2023v14n2.13065. Acesso em: 8 mar. 2025.
OLIVEIRA, Maria Betânia Leal de et al. Curumins do tempo: um projeto que visa à aproximação da sociedade com a meteorologia. Extensão em Revista, [S. l.], n. 3, p. 13-23, dez. 2018. Disponível em: https://repositorioinstitucional.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1294. Acesso em: 8 mar. 2025.
REIS, Maria José et al. Ações de extensão no contexto coleta seletiva na escola: uma forma de educação ambiental. Revista ELO – Diálogos em Extensão, v. 12, 2023. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16098. Acesso em: 23 jun. 2025.
REIS, Maria José et al. Campanha reviva o óleo: educação ambiental e sustentabilidade. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 21, n. 49, p. 89-97, 2024. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e97007. Acesso em: 8 mar. 2025.
SANTANA, Gildo Rafael de Almeida; AFONSO, Juliana Neves; SILVA, Maria Gertrudes Alvarez Justi da. Extensão universitária no Norte Fluminense: uma proposta para o entendimento do tempo e do clima. Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, v. 5, p. 137-147, 2021. DOI: https://doi.org/10.19180/2447-8180.v5n2021p137-147. Acesso em: 23 jun. 2025.
SANTOS, Lucas da Silva. Jogo da velha envolvendo climatologia e a cidade de São Gonçalo/RJ. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 59–72, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.97311. Acesso em: 9 mar. 2025.
SILVA, Érika Andressa et al. Ações extensionistas integradas ao ensino universitário: confecção de composteiras para práticas de educação ambiental. Revista ELO – Diálogos em Extensão, Viçosa, v. 12, 2023. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v12i.16443. Acesso em: 23 jun. 2025.
SILVA, Michele Souza da; CARDOSO, Cristiane. Desafios e perspectivas para o ensino de Climatologia Geográfica na escola. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1-17, jan./abr. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/54847/1/2019_art_msdsilva.pdf. Acesso em: 08 Mar. 2025.
SILVA, Rodrigo Teixeira; DUARTE, Ana. Metodologias ativas e aprendizagem significativa: práticas pedagógicas na educação contemporânea. Curitiba: Appris, 2023.
ZEZZO, Larissa Vieira; OLIVEIRA, Jéssica Patrícia de; COLTRI, Priscila Pereira. Clima em jogo: uma ferramenta pedagógica para aprendizagem de conceitos em Geociências, com ênfase na Climatologia. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020003, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8656203. Acesso em: 8 mar. 2025.








