Brincando e aprendendo sobre o clima

extensão universitária com o relógio das quatro estações

Autores/as

  • Erika Andressa Silva Instituto Federal Catarinense (IFC) – Videira, SC, Brasil
  • Maria José Reis Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil
  • Allan Henrique Borges Maria Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil
  • Carolina de Fátima F. Morais Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil
  • Júlio César da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil
  • Wagner de Assis Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

Palabras clave:

Climatologia, Atividades lúdicas, Materiais recicláveis, Mudanças climáticas

Resumen

A educação ambiental é essencial para a formação de cidadãos conscientes e com­prometidos com a sustentabilidade. No contexto da extensão universitária, abor­dagens lúdicas têm se mostrado eficazes no ensino de conceitos complexos, como a climatologia. O presente estudo apresenta um relato de experiência do projeto "Relógio das Quatro Estações", desenvolvido na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com o objetivo de ensinar fenômenos climáticos de forma interativa para crianças e jovens. As atividades foram estruturadas a partir de expe­rimentação prática e materiais recicláveis, permitindo a associação entre teoria e prática. O projeto foi realizado em uma praça pública da cidade de Passos, MG, e contou com a participação de discentes de Engenharia Ambiental da UEMG, que atuaram como mediadores no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados evidenciaram que a ludicidade e a experimentação facilitaram a assimilação dos conteúdos e despertaram o interesse dos participantes pela climatologia. Além disso, a incorporação de materiais recicláveis reforçou a conscientização sobre a importância da gestão de resíduos e o consumo sustentável. Conclui-se que o uso de estratégias pedagógicas inovadoras, como o "Relógio das Quatro Esta­ções", contribuiu significativamente para a educação ambiental, promovendo um aprendizado dinâmico e incentivando a adoção de comportamentos ambiental­mente responsáveis.

Biografía del autor/a

  • Erika Andressa Silva, Instituto Federal Catarinense (IFC) – Videira, SC, Brasil

    Doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Lavras, MG, Brasil.

  • Maria José Reis, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

    Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil.

  • Allan Henrique Borges Maria, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

    Graduando(a) em Engenharia Ambiental e Sanitária pela UEMG.

  • Carolina de Fátima F. Morais, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

    Graduando(a) em Engenharia Ambiental e Sanitária pela UEMG.

  • Júlio César da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

    Graduando(a) em Engenharia Ambiental e Sanitária pela UEMG.

  • Wagner de Assis Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Passos, MG, Brasil

    Graduando(a) em Engenharia Ambiental e Sanitária pela UEMG.

Referencias

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Publicado

2025-08-06

Cómo citar

Brincando e aprendendo sobre o clima: extensão universitária com o relógio das quatro estações. UFF & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 1–10 e050618, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/66885. Acesso em: 5 dec. 2025.