A AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL DO ESCOLAR NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: PROPOSTA DE VÍDEO PARA ORIENTAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Centro Universitário de Volta Redonda
  • Mariana da Silva Braga Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21158

Resumo

Este estudo buscou avaliar a acuidade visual de 166 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Manoel Fonseca, no município de Barra do Piraí-RJ, de acordo com a tabela de Snellen, e verificar a percepção dos professores sobre a importância da avaliação da acuidade visual do escolar no Programa Saúde na Escola. Empregou-se questionário com questões abertas para a realização da coleta dos dados junto aos professores. Como resultados, 145 alunos (87,3%) apresentaram acuidade visual normal e 21 alunos (12,7%) apresentaram algum grau de déficit de acuidade visual. Aqueles que apresentaram déficit de acuidade visual foram encaminhados à Secretaria de Saúde do Município, para consulta. Este estudo resultou em um vídeo educativo, cujo título é “De Olho na Saúde”, elaborado com o objetivo de ser um recurso didático para uso de docentes, visando à capacitação dos mesmos para a realização de testes de acuidade visual junto aos alunos.

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Biografia do Autor

Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Centro Universitário de Volta Redonda

Departamento de Química e Ambiental. Áreas de atuação: ensino de ciências, educação ambiental, ensino de química,  biorremediação de solos, microbiologia aplicada, química

Mariana da Silva Braga, Centro Universitário de Volta Redonda

Enfermeira, mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda

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Publicado

2014-07-13

Como Citar

Rodrigues, D. C. G. de A., & Braga, M. da S. (2014). A AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL DO ESCOLAR NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: PROPOSTA DE VÍDEO PARA ORIENTAÇÃO DOCENTE. Ensino, Saude E Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21158

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