Perspectiva realista e imagens do popular o sertão do filme Viajo porque preciso, volto porque te amo (Karim Aïnouz e Marcelo Gomes)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Daniela de Souza Gillone

Resumo

O cinema brasileiro recente que se interessa pelo popular geralmente utiliza imagens e sons que reforçam características supostamente realistas em sua estética. Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo utiliza recursos do “documental” na construção do sertão. O filme experimenta novas possibilidades de perceber o popular pelo agenciamento entre as imagens de arquivo e os vários sons (trilha sonora, narração, ruídos e sons de diferentes origens e contextos). Forma-se assim o ponto fundamental para pensar o popular em sua questão formal – um diálogo entre o sertão mítico-documental da caatinga, com suas casas pobres, e o sertão de acrílico e colorido do presente, que aparece em inúmeras imagens, em que a cor (enquanto forma artificial) contextualiza o conteúdo histórico do espaço e das personagens. O sertão foi mostrado principalmente nas produções dos anos 1960 como um lugar mítico, que construiu uma ideia do popular e que serviu de base política para a formulação de um cinema nacional. O filme em questão retoma, de forma direta ou indireta, velhos tópicos narrativos sobre a cultura popular no semiárido brasileiro. Propõe-se, então, uma análise que parte de uma reflexão sobre a maneira como os autores exploram as imagens consideradas documentais e como representam o popular no sertão, assim como suas relações com os pressupostos políticos dessas construções (do popular e do r ealismo).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DE SOUZA GILLONE, A. D. Perspectiva realista e imagens do popular: o sertão do filme Viajo porque preciso, volto porque te amo (Karim Aïnouz e Marcelo Gomes). A Barca, v. 1, n. 1, p. 154-172, 25 ago. 2023.
Seção
Navegações - Artigos
Biografia do Autor

Ana Daniela de Souza Gillone, Universidade de São Paulo

Ana Daniela de Souza Gillone é professora e pesquisadora de cinema, pós-doutorada pelo Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA- USP). Leciona disciplinas relacionadas às narrativas audiovisuais nos cursos de pós-graduação (Artes Visuais e Educação, Comunicação e Cinema) da FIAM FAAM - Centro Universitário. Ministrou módulo de cinema latino-americano no Programa de Mestrado em Estudios Latinoamericanos da Universidad de Salamanca e cursos de extensão universitária no Centro Brasileiro de Estudos da America Latina, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, e Centro Universitário Maria Antônia, além de cursos livres de cinema latino-americano no MIS-SP e nas unidades do SESC.