Experimentações e diálogos em circuitos híbridos entre cinema e artes no Brasil
v. 2 n. 2 (2024)

Concluímos o segundo ano de travessias d' A Barca com o dossiê "Experimentações e diálogos em circuitos híbridos entre cinema e artes no Brasil" com a expectativa de passear pelas pesquisas que procuram por um tal outro audiovisual, desviante da Forma Cinema. Outros mares e oceanos não pode ser abandonados ou excluídos, mas servem ótimas lições a quem navega.

O que podem os gêneros narrativos no cinema e audiovisual?
v. 2 n. 1 (2024)

Esta edição inaugura o segundo ano de travessias d' A Barca. Com um dossiê que questiona “O que podem os gêneros narrativos no cinema e audiovisual?” procura-se contribuir com a renovação do debate sobre o tema, que ganha novos contornos no contexto atual. Às traduções de textos fundadores e fundamentais sobre a teoria de gêneros narrativos e os textos inéditos do dossiê, somam-se: uma entrevista, um ensaio visual, três artigos e uma resenha. É preciso seguir navegando pois há muito a desbravar! Boa leitura!

Cinemas africanos nas histórias e nas teorias do cinema – estéticas, desafios e novos cenários
v. 1 n. 2 (2023)

Uma nova Barca no mar!
O segundo número da revista A Barca é dedicado às pesquisas sobre cinemas africanos no Brasil, no intuito de complexificar o modo como se ensina e se compreende as histórias e as teorias do cinema. Com este dossiê, espera-se contribuir para ampliar e alocar os filmes africanos nas discussões e análises teóricas, estilísticas e metodológicas do audiovisual.


Navegar ainda é preciso! Boa leitura! 

Cinema, audiovisual e democracia – passado e presente
v. 1 n. 1 (2023)

Bem-vindas/es/os à nossa Barca!


A Barca integra a trajetória dos estudos de Cinema e Audiovisual na UFF, os temas emergentes e as novas dinâmicas simbólicas, econômicas, éticas, estéticas e políticas da experiência audiovisual e midiática. Neste primeiro número, o dossiê Cinema, audiovisual e democracia – passado e presente aborda a relação entre o cinema e as frágeis estruturas democráticas e os modos de relação entre o audiovisual e as formas de organização social e política.


Navegar é preciso!