v. 3 n. 1 (2025): Rainhas, reis, monstros: práticas transformistas e drag no cinema e audiovisual
v. 3 n. 1 (2025)
Nesta quinta edição, A Barca traz o dossiê “Rainhas, reis, monstros: práticas transformistas e drag no cinema e audiovisual”, organizado por meio de uma parceria internacional entre Sancler Ebert (UFF/FMU-FIAAM), Douglas Ostruca (UFRGS) e Agustina Trupia (CONICET-UBA). O dossiê é composto por oito textos: um ensaio visual, dois artigos, três contribuições para a Seção Livre e duas entrevistas. Mais informações estão disponíveis na apresentação do dossiê, assinada por Ebert, Ostruca e Trupia.
Nesta embarcação, trafegam ainda um artigo, uma tradução e a primeira parte da enciclopédia Cinemas em confronto: curtas e médias-metragens em resposta à ditadura militar brasileira, que abrange o período de 1964 a 1968. A enciclopédia tem coordenação de Reinaldo Cardenuto (UFF), Patrícia Machado (PUC-RJ) e Cintya Ferreira (UFF).
No artigo “'E os Novos Baianos te podem curtir numa boa': uma genealogia da curtição entre o cinema marginal e a canção popular brasileira”, Rafael Mendonça Dias (UFF) investiga a curtição como gesto criativo e político durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). E nosso último embarque fica por conta da tradução
“Mindscapes, paisagens mentais: Espaços da recordação no cinema contemporâneo”, traduzido do alemão pelos
pesquisadores Gina Brusamarello (UFRGS), Hedy Hofmann (UFRGS), Milena Hoffmann Kunrath (PUCRS) e
Pedro Theobald (PUCRS).
Experimentações e diálogos em circuitos híbridos entre cinema e artes no Brasil
v. 2 n. 2 (2024)
Concluímos o segundo ano de travessias d' A Barca com o dossiê "Experimentações e diálogos em circuitos híbridos entre cinema e artes no Brasil" com a expectativa de passear pelas pesquisas que procuram por um tal outro audiovisual, desviante da Forma Cinema. Outros mares e oceanos não pode ser abandonados ou excluídos, mas servem ótimas lições a quem navega.
O que podem os gêneros narrativos no cinema e audiovisual?
v. 2 n. 1 (2024)
Cinemas africanos nas histórias e nas teorias do cinema – estéticas, desafios e novos cenários
v. 1 n. 2 (2023)
Uma nova Barca no mar!
O segundo número da revista A Barca é dedicado às pesquisas sobre cinemas africanos no Brasil, no intuito de complexificar o modo como se ensina e se compreende as histórias e as teorias do cinema. Com este dossiê, espera-se contribuir para ampliar e alocar os filmes africanos nas discussões e análises teóricas, estilísticas e metodológicas do audiovisual.
Navegar ainda é preciso! Boa leitura!
Cinema, audiovisual e democracia – passado e presente
v. 1 n. 1 (2023)
Bem-vindas/es/os à nossa Barca!
A Barca integra a trajetória dos estudos de Cinema e Audiovisual na UFF, os temas emergentes e as novas dinâmicas simbólicas, econômicas, éticas, estéticas e políticas da experiência audiovisual e midiática. Neste primeiro número, o dossiê Cinema, audiovisual e democracia – passado e presente aborda a relação entre o cinema e as frágeis estruturas democráticas e os modos de relação entre o audiovisual e as formas de organização social e política.
Navegar é preciso!