O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores mais abaixo nesta página
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • URLs para as referências foram informadas, quando necessário.
  • O texto está em espaço de 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: Artigos), conforme instruções disponíveis na seção Avaliação Cega por Pares.
  • Para fins editoriais, encaminhar uma imagem relacionada ao tema da contribuição, em formato JPG ou PNG. A imagem não deve ultrapassar 2MB, e deve ter a indicação do copyright ou procedência. Após adicionar o componente "Texto do artigo", adicione mais um arquivo de submissão (a imagem) e, em "Componentes do artigo", selecione "Outros".

Serão aceitos textos em português, espanhol ou inglês. Uma vez que a submissão for aceita, encorajamos as/es/os autoras/es a fornecerem traduções para outros idiomas, a fim de que o os textos sejam publicados em mais de um idioma.

A Revista não cobra das/es/os autoras/es taxas referentes ao processamento de artigo (APC) e não cobra taxas referentes à submissão de artigo (submission charges). Não há a cobrança de qualquer outra taxa referente a trabalhos submetidos/publicados

Serão considerados para publicação os seguintes tipos de trabalhos:

Artigos. Textos com dimensão variável entre doze e vinte páginas (no máximo, 50 mil caracteres com espaço), no formato de artigos acadêmicos, que apresentem análises originais sobre temáticas ligadas ao campo do Cinema e Audiovisual e áreas afins. Titulação mínima: Doutorado em realização.

Entrevistas. Diálogos com pesquisadores de reconhecida relevância para o campo do Cinema e Audiovisual  e áreas afins, transcritos em formato de texto. Propostas de entrevistas filmadas em vídeo deverão ser submetidas à equipe editorial, que avaliará a possibilidade de inseri-las no site da revista. Titulação mínima: Mestrado.

Resenhas. Textos com dimensão variável entre três e cinco páginas, dedicados a registrar, comentar e criticar livros, teses ou dissertações publicados recentemente e que sejam de interesse para a área. Titulação mínima: Mestrando.

Seção livre. Textos com dimensão variável de até vinte páginas (no máximo, 50 mil caracteres com espaço), de formato e temática livres que sejam de interesse para a área. Titulação mínima: Mestrado.

Ensaios visuais. Produções artísticas ou ensaios originais compostos de imagens e/ou vídeos acompanhados de textos com dimensão variável entre três e cinco páginas. Titulação mínima: Graduação.

Dossiê. Para as propostas de organização de dossiês, o Comitê Editorial considerará sugestões encaminhadas por doutoras/es da área que contenham propostas temáticas originais. As contribuições para os dossiês deverão seguir as condições de titulação mínima das/es/os autoras/es e o processo de avaliação por pares previsto pela Revista. 
Cada submissão é avaliada por, no mínimo, duas/dois pareceristas. As seções de Resenha, Entrevista e Traduções podem contar com um processo de chamada por convites da Equipe Editorial e estão abertas a proposições, que podem ser feitas através do e-mail. A seção de Ensaio Visual poderá estar a cargo de uma curadoria convidada.

Sobre o plágio

Casos suspeitos de plágio devem ser informados à Equipe Editorial da Revista. A notificação é confirmada e tem início a reunião de provas documentais a partir de avaliação sobre o grau de cópia.

Em casos de cópia menor – frases curtas, por exemplo, e nenhuma atribuição errada de dados – a Equipe Editorial contatará a/e/o autora/autore/autor da submissão, explicando a posição do periódico e a necessidade de correção do texto. Os que relataram a suspeita de plagiarismo serão informados sobre as ações da Revista.

Quando se tratar de plágio explícito – com uso de grandes porções de texto e/ou dados, como se fossem de autoria própria – será feito contato por escrito com a/e/o autora/autore/autor da submissão, enviando-lhe uma cópia da declaração de autoria e originalidade feita por ele juntamente com as evidências encontradas de plágio. A/e/o autora/autore/autor deverá entrar em contato com a Equipe Editorial, fornecendo explicações.

Se a resposta à Equipe Editorial for satisfatória, a/e/o autora/autore/autor será instruída/e/o sobre a posição da Revista e o comportamento futuro desejado. Mas, se for insatisfatória, será considerada a retirada do texto submetido ou já publicado e o ocorrido será informado aos veículos editoriais envolvidos, também aos agentes superiores e/ou responsáveis pela realização da pesquisa, bem como à vítima e leitores da Revista.

Nos casos em que a/e/o autora/e/autor não fornecer resposta à Equipe Editorial, haverá tentativa de contato com co-autoras/autores es e/ou a instituição da/e/o autora/autore/autor, solicitando que o problema seja informado a superiores ou responsáveis pela pesquisa. Se não houver respostas, o contato será refeito no período de 3 a 6 meses. Depois disso, será cogitado o contato com outras autoridades.

Formatação do arquivo

a) Padronização geral
Os textos, a serem submetidos por meio do sistema OJS da revista A Barca, deverão ser padronizados da seguinte forma:

  1. Arquivo compatível com word (.doc) ou com o formato .rtf.
  2. O arquivo deve ter, no máximo, 50 mil caracteres com espaço, sendo que nessa contagem estão incluídos: títulos e subtítulos, resumo e abstract, palavras-chave e keywords, corpo do texto, notas e bibliografia.
  3. Títulos e subtítulos em negrito, sem numeração, com espaços antes e depois de sua inserção.
  4. Resumos em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples, com texto justificado, no máximo 15 linhas, com versões em português e inglês.
  5. Cinco palavras-chave em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples, com texto justificado, com versões em português e inglês.
  6. Corpo do texto em formato A4, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5, com texto justificado.
  7. Texto apresentado de forma corrida, com recuo a cada parágrafo e sem espaço entre os parágrafos.
  8. Uso de itálicos para palavras em língua estrangeira e para títulos de livros, de periódicos e de obras artísticas.
  9. Uso de aspas para títulos de artigos, de capítulos de livros e de matérias publicadas na imprensa.
  10. As citações em língua estrangeira devem ser traduzidas para o português, sem a necessidade de reprodução do original em nota.
  11. Para fins editoriais, encaminhar uma imagem relacionada ao tema da contribuição, em formato JPG ou PNG. A imagem não deve ultrapassar 2MB, e deve ter a indicação do copyright ou procedência. Após adicionar o componente "Texto do artigo", adicione mais um arquivo de submissão (a imagem) e, em "Componentes do artigo", selecione "Outros".

b) Notas de rodapé

  1. De preferência, as notas de rodapé não devem ser extensas.
  2. Devem ser utilizadas exclusivamente para comentários, uma vez que as citações bibliográficas serão colocadas no corpo do texto.
  3. Seu padrão é na fonte Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples, com texto justificado.
  4. Devem ser digitadas na mesma página e não no final do arquivo.

c) Citações referenciais

  1. As referências devem ser indicadas entre parênteses, no corpo do texto, a partir do sistema sobrenome da/de/do autora/autore/autor, ano de publicação e, se for o caso, página da citação.
    Exemplo: (Xavier, 2012, p. 34).
  2. No caso de referências com mais de duas/dois autoras/es, separar os sobrenomes com ponto e vírgula.
    Exemplo: (Buarque; Pontes, 1977, p. 15).
  3. Para casos de referências com mais de duas/dois autoras/es, inserir um sobrenome e utilizar et al.E
    xemplo: (Cabral et al., 1970, p. 5)
  4. No caso de citações presentes em mais de uma página, utilizar hífen para a separação dos números.
    Exemplo: (Sader, 1988, p. 45-46)
  5. Quando a referência indicar uma citação dentro de outro texto, utilizar apud.
    Exemplo: (Rodrigues apud. Santana, 2001, p. 23)
  6. As citações referenciais serão colocadas, exclusivamente, no corpo do texto, após o trecho citado.
  7. Citações com menos de quatro linhas deverão ser incorporadas ao texto corrido, entre aspas, mantendo o padrão de fonte Times New Roman tamanho 12.
  8. Citação com quatro linhas ou mais deverão vir em parágrafo específico, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples e recuo de 4 cm. Não colocar aspas.
  9. Ao repetir uma citação referencial, é necessário recolocar os dados referentes ao sobrenome, ano e indicação de página, evitando-se o uso de Idem e de Ibidem.

d) Ilustrações

  1. No caso da utilização de ilustrações, inseri-las no corpo do texto, com espaçamento duplo antes e depois.
  2. As ilustrações deverão ser acompanhadas, na parte de baixo, por legenda que indique a autoria e/ou a fonte de pesquisa, assim como informações acerca de seu conteúdo.
  3. No caso de fotografias, reproduções de obras de arte, desenhos e correlatos, inserir o título da ilustração junto à legenda.
  4. Em se tratando de tabelas, gráficos e outras modalidades de mediação, inserir o título na parte superior da ilustração.

e) Referências Bibliográficas

Inseridas ao término do texto, em fonte Times New Roman tamanho 12, as referências bibliográficas deverão ser padronizadas da seguinte forma:

  1. Livro:
    ALEA, Tomás Gutiérrez. Dialética do espectador. São Paulo: Summus editorial, 1983.}
  2. Capítulo de livro:
    SALIBA, Elias Thomé. “Aventuras modernas e desventuras pós-modernas”. In. LUCA, Tânia de; PINSKY, Carla (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009, p. 309-328.
  3. Teses e dissertações:
    HERMETO, Miriam. ‘Olha a gota que falta’: um evento no campo artístico-intelectual brasileiro (1975-1980). Tese de Doutorado em História, UFMG, 2010.
  4. Artigo científico:
    AUTRAN, Arthur. “Leon Hirszman: O nacional-popular em Eles não usam black-tie”. Cinemais, Rio de Janeiro, n. 15, jan.-fev. 1999, p. 157-169.
  5. Textos publicados em jornais:
    CALIL, Carlos Augusto. “O filme perdido de Hirszman”. Folha de S. Paulo, São Paulo, 8 out. 1995.
  6. Filme ou Vídeo
    CIDADE de Deus. Direção de Fernando Meirelles. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2002. 1 DVD (130 min.).
    EL SOL del membrillo. Direção de Víctor Erice. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (134 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=67dNsJBj_nA. Acesso em: 15 de novembro de 2021.
  7. Entrevista
    HAMEL, Gary. Efciência não basta: as empresas precisam inovar na gestão. [Entrevista cedida a] Chris
    Stanley. HSM Management, São Paulo, n. 79, mar./abr. 2010. Disponível em: http://www.revistahsm.com.
    br/coluna/gary-hamel-e-gestao-na-era-da-criatividade/. Acesso em: 15 de novembro de 2021.
  8. Documentos de arquivo público ou pessoal
    AZNAR, José Camón. [Correspondência]. Destinatário: Manoelito de Ornellas. [S. l.], 1957. 1 bilhete.