Enciclopédia cinemas em confronto (parte 1: 1964-1968) curtas e médias-metragens em resposta à ditadura militar brasileira

Conteúdo do artigo principal

Reinaldo Cardenuto
Patrícia Machado
Cintya Ferreira

Resumo

Coordenado por Reinaldo Cardenuto (UFF), Patrícia Machado (PUC-RJ) e Cintya Ferreira (UFF), o projeto Cinemas em confronto surgiu com o intuito de elaborar uma enciclopédia de curtas e médias-metragens que se posicionaram em contrariedade à ditadura militar brasileira. A partir de uma rede colaborativa, formada por pesquisadores e pesquisadoras de várias regiões do país, o projeto busca reunir um conjunto ex- pressivo de verbetes em torno de filmes que entre as décadas de 1960 e 1980 propuseram críticas ao autoritarismo no poder. Procurando suprir lacunas existentes nos estudos de cinema brasileiro, pretende-se construir uma enciclopédia que desloque o não canônico para o centro dos de- bates, evidenciando a força política e estética de curtas e médias-metragens que responderam de modo mais assertivo aos desmandos do regime repressivo. Uma cartografia inédita, de viés panorâmico, capaz de materializar a insubmissão de um formato fílmico até hoje marginalizado do conhecimento histórico. Dando início à publicação de seus resultados, o projeto Cinemas em confronto oferece ao leitor a primeira parte de sua enciclopédia, dedicada a obras realizadas no período de 1964 a 1968.

Detalhes do artigo

Seção

Especial

Como Citar

Enciclopédia cinemas em confronto (parte 1: 1964-1968): curtas e médias-metragens em resposta à ditadura militar brasileira. A Barca, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 203–236, 2025. DOI: 10.22409/rqrf4929. Disponível em: https://periodicos.uff.br/abarca/article/view/68927. Acesso em: 5 dez. 2025.