A Barca é o periódico do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense - PPGCine UFF. Em formato digital e com publicação semestral, destina-se à divulgação de estudos teóricos ou práticos sobre Cinema e Audiovisual, e suas interações com outros campos de conhecimento e com as diferentes sociedades. O enfoque de A Barca procura unir a trajetória dos estudos de Cinema e Audiovisual na UFF a contextos e temas emergentes e às novas dinâmicas simbólicas, econômicas, éticas, estéticas e políticas da experiência audiovisual e midiática. 

A sede da Revista A Barca fica na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro. A cidade é marcada por sua relação com a Baía da Guanabara, que a separa da cidade do Rio de Janeiro, por onde o transporte fluvial por barcas permite certa integração econômica e cultural, a despeito de todas as diferenças territoriais entre essas regiões metropolitanas e suas extensões periféricas. 

As barcas cortam as águas que testemunharam as invasões portuguesa e francesa, violentas guerras de disputas territoriais, genocídios e o comércio de seres humanos. Mas que também testemunharam saberes dos povos originários, uma enorme biodiversidade, a contribuição histórico-cultural proveniente das diásporas negras, bem como as lutas de resistência popular ao longo de toda a sua história e as festas religiosas que ressaltam a diversidade do povo fluminense. 

Nas barcas que cruzam essas águas onde, por muito tempo, se considerou que foi realizada a primeira filmagem em "solo" brasileiro, o povo trabalhador e estudantil convive cotidianamente com turistas e visitantes. Assim, são construídas formas diversas de viver a travessia e se apropriar da experiência, o que engloba, inclusive, as disputas que se travam em torno dos interesses financeiros que regulam o funcionamento desse transporte.

A nossa A Barca, portanto, tem o compromisso de traduzir essas experiências diversas, plurais, transversais e complexas que caracterizam esse percurso de tantos séculos pela Baía de Guanabara, tomando o Cinema e o Audiovisual como esse espaço de disputa e enfrentamento onde caibam todas as vivências que caracterizam as travessias. Pensar essas múltiplas formas de pertencer à Baía de Guanabara e de como empreender estes trânsitos é também entender o cinema como fluxo, como processo, como formas não cristalizadas de exercer o olhar sobre o mundo, com todos os seus imprevistos, aberturas e acasos.

Foco e Escopo

A Barca é a revista do PPGCine - Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense.

A Barca visa estimular a produção e divulgação de conhecimentos sobre questões e temáticas caras aos tempos atuais, atravessadas pelo audiovisual, bem como acolher e provocar perspectivas transversais sobre a produção acadêmica, em relação inter e transdisciplinar, consolidando um pensamento original sobre o Cinema e o Audiovisual brasileiros,  em contexto latino-americano e mundial. Essa perspectiva abarca, também, as propostas de repensar recortes tradicionais a partir das experiências dissidentes, contra-hegemônicas e não ocidentais que colocam em xeque visões geopolíticas organizadas pelos limites nacionais. Nossa proposta, ainda, é acolher e estimular abordagens que traduzam também experiências mais coletivas, periféricas, redistributivas, de reconhecimento e outras formas de pertencimento territorial e social.  

A revista foca nos estudos relacionados ao audiovisual como fato,  fenômeno e processo imagético, sonoro, poético, estético, comunicacional, ético, histórico, social, político, psicológico, tecnológico, antropológico e  ecológico. 

Nosso propósito é estimular o diálogo entre saberes e tradições teóricas com formas dissidentes de se pensar o cinema e o audiovisual, permitir a reflexão metodológica e acompanhar e ressignificar as transformações audiovisuais atuais, de maneira a apoiar a construção de um campo de conhecimento em constante formação, através da intervenção de docentes e pesquisadoras/es do Brasil e do exterior, de forma a estimular o debate acadêmico e aproximar a universidade de outros agentes sociais. 

Temos uma periodicidade semestral. A revista recebe colaborações em fluxo contínuo para diferentes seções: Dossiê, Traduções, Entrevistas, Seção livre, Resenhas, Ensaios visuais e outras que possam ser criadas.

Encargos e custos de submissão de artigos

Não há cobrança de valores e de nenhuma taxa tanto para a submissão como para a avaliação e publicação em qualquer seção da Revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos enviados são recebidos pela Equipe Editorial da revista, através da plataforma Open Journal System, utilizada em todas as etapas do fluxo editorial. A Equipe Editorial realiza uma conferência dos materiais submetidos, com fim exclusivo de identificar a adequação ao foco, escopo e normas da Revista.  

Em seguida, os materiais são encaminhados para pareceristas, o que ocorre em um processo de avaliação cega e segura. Para as apreciações, a Revista conta com uma equipe de colaboradoras/es com a titulação de doutorado e aderência ao seu foco e escopo.

Cada submissão é avaliada por, no mínimo, duas/dois pareceristas. As seções de Resenha, Entrevista e Traduções podem contar com um processo de chamada por convites do Conselho Editorial e estão abertas a proposições, que podem ser feitas através do e-mail As seções de Ensaio Visual e Entrevista poderão estar a cargo de uma curadoria convidada.

Uma vez concluído o parecer, autoras e autores são notificados por correio eletrônico a respeito do aceite ou recusa de seus textos. Os pareceres são de uso interno e exclusivo da Equipe Editorial. 

Em nenhum caso os nomes das/os pareceristas envolvidas/os em cada processo serão divulgados.

Em caso de textos aprovados, mas que necessitem de alterações, a Equipe Editorial entrará em contato solicitando ajustes, e estabelecendo os prazos para a entrega de uma nova versão. 

Por fim, todos os textos a serem publicados ainda passarão por uma etapa de revisão ortográfica e gramatical.

Periodicidade

A Revista tem periodicidade semestral. Além das chamadas para dossiês específicos, recebe colaborações em fluxo contínuo para diferentes seções: Traduções, Entrevistas, Seção livre, Resenhas, Ensaios visuais e outras que possam ser criadas.

Política de Acesso Livre

A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Indexação e Diretórios

Os artigos publicados receberão código DOI. 

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