Nesta quinta edição, A Barca traz o dossiê “Rainhas, reis, monstros: práticas transformistas e drag no cinema e audiovisual”, organizado por meio de uma parceria internacional entre Sancler Ebert (UFF/FMU-FIAAM), Douglas Ostruca (UFRGS) e Agustina Trupia (CONICET-UBA). O dossiê é composto por oito textos: um ensaio visual, dois artigos, três contribuições para a Seção Livre e duas entrevistas. Mais informações estão disponíveis na apresentação do dossiê, assinada por Ebert, Ostruca e Trupia.
Nesta embarcação, trafegam ainda um artigo, uma tradução e a primeira parte da enciclopédia Cinemas em confronto: curtas e médias-metragens em resposta à ditadura militar brasileira, que abrange o período de 1964 a 1968. A enciclopédia tem coordenação de Reinaldo Cardenuto (UFF), Patrícia Machado (PUC-RJ) e Cintya Ferreira (UFF).
No artigo “'E os Novos Baianos te podem curtir numa boa': uma genealogia da curtição entre o cinema marginal e a canção popular brasileira”, Rafael Mendonça Dias (UFF) investiga a curtição como gesto criativo e político durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). E nosso último embarque fica por conta da tradução
“Mindscapes, paisagens mentais: Espaços da recordação no cinema contemporâneo”, traduzido do alemão pelos
pesquisadores Gina Brusamarello (UFRGS), Hedy Hofmann (UFRGS), Milena Hoffmann Kunrath (PUCRS) e
Pedro Theobald (PUCRS). 

Publicado: 2025-08-19

A Revista A Barca

Apresentação - v.3, n.1 (2025)

Marina Cavalcanti Tedesco, Vanessa Maria Rodrigues

2-11

DOI: https://doi.org/10.22409/2dryb106
DOI: https://doi.org/10.22409/fpdmp089

Tecnologias da esponja e performance drag

Benjamín José Manuel Martínez Castañeda

26-42

DOI: https://doi.org/10.22409/h2t49f11
DOI: https://doi.org/10.22409/jscye408
DOI: https://doi.org/10.22409/6ktrkr68
DOI: https://doi.org/10.22409/av7ez141
DOI: https://doi.org/10.22409/kcsavx54
DOI: https://doi.org/10.22409/4d850092

Mindscapes

paisagens mentais

Milena Hoffmann Kunrath

184-201

DOI: https://doi.org/10.22409/xwvmb519

Entrevista com João Carlos Castanha

Sancler Ebert, Douglas Ostruca

132-143

DOI: https://doi.org/10.22409/ce4atq23
DOI: https://doi.org/10.22409/x93yde39
DOI: https://doi.org/10.22409/7thjvh75
DOI: https://doi.org/10.22409/rqrf4929