ENSINAR A LER PARA ALÉM DO VISÍVEL: DO SENTIDO DE LÍNGUA AO SENTIDO DE DISCURSO

Autores

  • Ilana da Silva Rebello UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a113

Palavras-chave:

Leitura, interpretação, capas de revista.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo, a partir da análise de duas capas de revista, mostrar que ler um texto não é apenas dar um sentido a ele, mas perceber a sua plurissignificação. Para tanto, além de contribuições da Linguística Textual, também tomamos por base algumas contribuições da Semiolinguística, como a noção de ‘sentido de língua” e ‘sentido de discurso” proposta por Charaudeau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilana da Silva Rebello, UFF

Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF. Está vinculada à linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e da interação do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Atua também no curso de especialização em Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisa em Análise do Discurso, na linha da Semiolinguística Francesa, e em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna. E-mail: ilanarebello@uol.com.br Endereço lattes: htt p://lattes.cnpq.br/3408468123212172.

Referências

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola é possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

AZEREDO, José Carlos de. Fundamentos de gramática do português. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CARVALHO, José G. Herculano de. Teoria da linguagem: a natureza do fenômeno linguístico e a análise das línguas. Tomo I. 3ª tiragem. Coimbra: Atlântida Editora, 1973.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In: MARI, H. et alli. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso – FALE / UFMG, 2001.

------. Análise do discurso: controvérsias e perspectivas. In: MARI, H. et alli. (Orgs.). Fundamentos e dimensões da Análise do Discurso. Belo Horizonte: Carol Borges - Núcleo de Análise do Discurso. Fale – UFMG, 1999.

------. Les conditions de compréhension du sens de discours. In : Anais do I Encontro Franco-Brasileiro de Análise do Discurso. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 26. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

COSERIU, Eugenio. Lições de linguística geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.

DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

FERES, Beatriz dos Santos. A escola ‘faz questão” de leitores autômatos ou autônomos? A atividade de leitura no Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado em Letras. Niterói: UFF, Instituto de Letras, 2003.

FIORIN, José Luís. Teorias do discurso e ensino da leitura e da redação. In: Gragoatá. nº 1 (2. sem. 1996). Niterói: EDUF, 1996.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Trad. Marina Appenzeller. 14. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Leitura: ensino e pesquisa. 2. ed. Campinas: Pontes, 2004.
KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.) O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

------. Exercícios de compreensão ou copiação. In: Em Aberto. Brasília, ano 16, nº 69, jan./mar. 1996.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

MEURER, José Luiz. Esboço de um modelo de produção de textos. In: MEURER, José Luiz; MOTTA-ROTH, Désirée (Orgs.). Parâmetros de textualização. Santa Maria: Ed. da UFSM, 1997.

SARTRE, Jean-Paul. Que é literatura? Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Ática, 1989.

SILVA, Ezequiel T. da. Elementos de pedagogia da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 2005a.

------. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2005b.

Downloads

Publicado

2016-07-09

Como Citar

REBELLO, I. DA S. ENSINAR A LER PARA ALÉM DO VISÍVEL: DO SENTIDO DE LÍNGUA AO SENTIDO DE DISCURSO. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016.