LEITURA DE TEXTOS VERBO-VISUAIS: A CONSTRUÇÃO DOS MODOS DESCRITIVO E NARRATIVO NOS QUADRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a147Palavras-chave:
quadrinhos, verbo-visualidade, semiolinguística.Resumo
O presente trabalho pretende estudar a leitura dos quadrinhos, verificando como se dá a construção dos modos narrativo e descritivo por meio da relação verbo- -visual. A base teórica utilizada foi a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso de Patrick Charaudeau (1992; 2009a). Como corpus de análise, foram utilizadas tirinhas da Turma do Xaxado, de Antônio Cedraz.
Downloads
Referências
CAGNIN, Antonio Luiz. Os quadrinhos: linguagem e semiótica: um estudo abrangente da arte sequencial. 1 ed. São Paulo : Criativo, 2014.
CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’expression. Paris, Hachette, 1992.
______. Discurso das Mídias. 1ª ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2007.
______. Linguagem e discurso: modos de organização. 1ª ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009a.
______. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. In: PIETROLUONGO, Márcia. (org.) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009b. p. 309-326.
EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Sequencial. 3ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
______. Narrativas Gráficas. São Paulo: Devir, 2005.
FERES, Beatriz dos Santos. A qualificação implícita no livro ilustrado ‘A princesa desejosa”. In: Signum: Estud. Ling., Londrina, n. 15/3 (esp), p. 129-147, dez. 2012.
KRESS, Gunther. Multimodality: challenges to thinking about language. Tesol Quarterly, [s.l.], v. 34, n.2, p. 337-340. Summer 2000.
LINS, M. P. P. O tópico discursivo em textos de quadrinhos. Vitória: EDUFES, 2008.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.
MEC. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, 1997.
MELLO, Renato de. Teatro, gênero e Análise do Discurso. In: MACHADO, I. L; MELLO, R. (org.). Gêneros: reflexões em Análise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004. p. 87-106.
MENDONÇA, Maria R. de Souza. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONÍSIO, Â. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 194-207.
O’NEILL, D. Guia Oficial DC Comics: Roteiros. São Paulo: Opera Graphica, 2005.
PATATI, C.; BRAGA, F. Almanaque dos quadrinhos: 100 anos de uma mídia popular. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.
SANTAELLA, L; NÖTH, Winfried. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. 1 ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.