LEITURA DE TEXTOS VERBO-VISUAIS: A CONSTRUÇÃO DOS MODOS DESCRITIVO E NARRATIVO NOS QUADRINHOS

Autores

  • Glayci Kelli Reis da Silva Xavier Colégio Pedro II / UFF / LeiFEn

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a147

Palavras-chave:

quadrinhos, verbo-visualidade, semiolinguística.

Resumo

O presente trabalho pretende estudar a leitura dos quadrinhos, verificando como se dá a construção dos modos narrativo e descritivo por meio da relação verbo- -visual. A base teórica utilizada foi a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso de Patrick Charaudeau (1992; 2009a). Como corpus de análise, foram utilizadas tirinhas da Turma do Xaxado, de Antônio Cedraz.

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Biografia do Autor

  • Glayci Kelli Reis da Silva Xavier, Colégio Pedro II / UFF / LeiFEn

    Glayci Xavier é doutoranda em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de pesquisa “Teorias do texto, do discurso e da interação”. Possui mestrado em Estudos de Linguagem pela mesma universidade; especialização em Linguística aplicada ao ensino; e graduação em Letras Português/Inglês também pela UFF. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Pedro II/RJ e membro do grupo de pesquisa LeiFEn – Leitura, Fruição e Ensino, da UFF. Desenvolve pesquisas na área da Análise Semiolinguística do Discurso.

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Publicado

2016-07-09

Como Citar

LEITURA DE TEXTOS VERBO-VISUAIS: A CONSTRUÇÃO DOS MODOS DESCRITIVO E NARRATIVO NOS QUADRINHOS. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 26, n. 52, 2016. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2016n52a147. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43511. Acesso em: 5 dez. 2025.