“PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS’, LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO LITERÁRIA DO LEITOR
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a175Palavras-chave:
PCNs, livro didático, ensino de literatura.Resumo
O ensino de literatura, no Brasil, incorpora influencias dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), cujas prescricoes alcancam de forma peculiar os professores. Este trabalho, por meio de pesquisas em escolas publicas estaduais na cidade de Goiania – Goias, pretende refletir sobre como os PCNs de Lingua Portuguesa dos Ensinos Fundamental e Medio tem repercutido na pratica docente de literatura.
Downloads
Referências
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A avaliação dos livros didáticos: para entender o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In: BATISTA, Antônio Augusto Gomes; ROJO, Roxane (orgs.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 25-67.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura. São Paulo, 1972.
DIONÍSIO, Ângela Paiva. Livros didáticos de português formam professores?, http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol1b.pdf, 10/10/2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais – terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de EducaçãoMédia e Tecnológica/MEC, 1999.
______. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de EducaçãoBásica, 2006.
______. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: língua portuguesa, ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

MIRA, Marilia Marques; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Tecnicismo, neotecnicismo e as práticas pedagógicas no cotidiano escolar, http://www.marcelo.sabbatini.com/wp-content/uploads/downloads/neotecnicismo.pdf, 10/10/2015.
NUNES, Benedito. Ética e leitura. In: ______. Crivo de papel. São Paulo: Ática, 1998. p.175-186.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani; EVANGELISTA, Aracy Alves Martins (orgs.). A escolarização da leitura literária. O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.17-48.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura. Uma nova perspectiva. São Paulo: 34, 2009.
ZILBERMAN, Regina. Letramento literário: não ao texto, sim ao livro. In: MARTINS, Aracy; PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (orgs.). Literatura e letramento. Espaços, suportes e interfaces: o jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 245-266.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.