“PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS’, LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO LITERÁRIA DO LEITOR

Autores

  • Renata Rocha Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel Universidade Federal de Goiás
  • Sueli Maria de Oliveira Regino Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a175

Palavras-chave:

PCNs, livro didático, ensino de literatura.

Resumo

O ensino de literatura, no Brasil, incorpora influencias dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), cujas prescricoes alcancam de forma peculiar os professores. Este trabalho, por meio de pesquisas em escolas publicas estaduais na cidade de Goiania – Goias, pretende refletir sobre como os PCNs de Lingua Portuguesa dos Ensinos Fundamental e Medio tem repercutido na pratica docente de literatura.

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Biografia do Autor

Renata Rocha Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Bacharel, mestre e doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás, onde é professora adjunta de Literatura Brasileira e Estágio do Português. É também professora do Programa em Pós-Graduação em Letras e Linguística da mesma instituição.

Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2004) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria literária. Atua principalmente no campo da Literatura infantil e juvenil.

Sueli Maria de Oliveira Regino, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1997), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atualmente é professora do Curso de Letras Libras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (Teoria da Literatura, Literatura Surda e Literatura Infantil e Juvenil). Atua na Pós- Graduação: linha de pesquisa "Literatura, História e Imaginário".

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Publicado

2016-07-09

Como Citar

RIBEIRO, R. R.; FERNANDES CRUVINEL, L. W.; DE OLIVEIRA REGINO, S. M. “PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS’, LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO LITERÁRIA DO LEITOR. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016.