BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR PARAMETERS, TEXTBOOKS AND THE READER’S LITERARY FORMATION

Authors

  • Renata Rocha Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel Universidade Federal de Goiás
  • Sueli Maria de Oliveira Regino Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a175

Keywords:

PCNs, textbooks, literature teaching.

Abstract

The teaching of literature, at Brasil, embodies influences of the National Curricular Parameters (Parametros Curriculares Nacionais – PCNs), whose prescriptions reach particularly the teachers. This work, through reaserches in state public schools in Goiania city - Goias, aims to reflect about how the PCNs of Portuguese Language from the Elementary and High School have been incurring in the teaching practice of literature.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Renata Rocha Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Bacharel, mestre e doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás, onde é professora adjunta de Literatura Brasileira e Estágio do Português. É também professora do Programa em Pós-Graduação em Letras e Linguística da mesma instituição.

Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2001), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2004) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria literária. Atua principalmente no campo da Literatura infantil e juvenil.

Sueli Maria de Oliveira Regino, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1997), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atualmente é professora do Curso de Letras Libras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (Teoria da Literatura, Literatura Surda e Literatura Infantil e Juvenil). Atua na Pós- Graduação: linha de pesquisa "Literatura, História e Imaginário".

References

ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) uma sequência didática?, http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/148/181, 10/10/2015.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A avaliação dos livros didáticos: para entender o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In: BATISTA, Antônio Augusto Gomes; ROJO, Roxane (orgs.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 25-67.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura. São Paulo, 1972.

DIONÍSIO, Ângela Paiva. Livros didáticos de português formam professores?, http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol1b.pdf, 10/10/2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais – terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de EducaçãoMédia e Tecnológica/MEC, 1999.

______. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de EducaçãoBásica, 2006.

______. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: língua portuguesa, ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.


MIRA, Marilia Marques; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Tecnicismo, neotecnicismo e as práticas pedagógicas no cotidiano escolar, http://www.marcelo.sabbatini.com/wp-content/uploads/downloads/neotecnicismo.pdf, 10/10/2015.

NUNES, Benedito. Ética e leitura. In: ______. Crivo de papel. São Paulo: Ática, 1998. p.175-186.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani; EVANGELISTA, Aracy Alves Martins (orgs.). A escolarização da leitura literária. O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.17-48.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura. Uma nova perspectiva. São Paulo: 34, 2009.

ZILBERMAN, Regina. Letramento literário: não ao texto, sim ao livro. In: MARTINS, Aracy; PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia (orgs.). Literatura e letramento. Espaços, suportes e interfaces: o jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 245-266.

Published

2016-07-09

How to Cite

RIBEIRO, R. R.; FERNANDES CRUVINEL, L. W.; DE OLIVEIRA REGINO, S. M. BRAZILIAN NATIONAL CURRICULAR PARAMETERS, TEXTBOOKS AND THE READER’S LITERARY FORMATION. Caderno de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 Jul. 2016.