Des enjeux linguistiques dans les trames littéraires: la célébration de l’oralité et de l’identité créole chez Simone Schwarz-Bart
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a275Palavras-chave:
Oralité - oralidade, langue créole - língua crioula, langues en contact - línguas em contato.Resumo
Cet essai étudie la célébration de l’identité créole dans le roman Pluie et vent sur Télumée Miracle de l’ écrivain de Guadeloupe Simone Schwarz-Bart. Il s’agit de souligner la culture et les arts de faire de la population des Caraïbes à partir de la valorisation de la langue créole et de l’oralité, dans lesquelles émergent des proverbes, des histoires, des chansons et aphorismes capables de réitérer le lien entre la mémoire et l’oralité dans le domaine romanesque. En plus, il est question de mettre en relief les trames littéraires comme espace de réflexion sur les langues et les cultures en contact.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Os jogos linguísticos nas tramas literárias: a celebração da oralidade e da identidade Crioula segundo Simone Schwarts-Bart.
Este ensaio estuda a celebração da identidade crioula no romance Pluie et vent sur Télumée Miracle da escritora guadalupense Simone Schwarz-Bart. Trata-se de eviÂdenciar a cultura e as artes de fazer do povo caribenho a partir da valorização da língua crioula e da oralidaÂde, nas quais emergem provérbios, histórias, canções e aforismos capazes de reiterar o elo entre a memória e a oralidade na tessitura do romance. E reitera-se as tramas literárias como espaço de reflexão acerca de línguas e culturas em contato.
---
Artigo em francês.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.