Des enjeux linguistiques dans les trames littéraires: la célébration de l’oralité et de l’identité créole chez Simone Schwarz-Bart

Autores

  • Vanessa Massoni da Rocha UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a275

Palavras-chave:

Oralité - oralidade, langue créole - língua crioula, langues en contact - línguas em contato.

Resumo

Cet essai étudie la célébration de l’identité créole dans le roman Pluie et vent sur Télumée Miracle de l’ écrivain de Guadeloupe Simone Schwarz-Bart. Il s’agit de souligner la culture et les arts de faire de la population des Caraïbes à partir de la valorisation de la langue créole et de l’oralité, dans lesquelles émergent des proverbes, des histoires, des chansons et aphorismes capables de réitérer le lien entre la mémoire et l’oralité dans le domaine romanesque. En plus, il est question de mettre en relief les trames littéraires comme espace de réflexion sur les langues et les cultures en contact.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Os jogos linguísticos nas tramas literárias: a celebração da oralidade e da identidade Crioula segundo Simone Schwarts-Bart.

Este ensaio estuda a celebração da identidade crioula no romance Pluie et vent sur Télumée Miracle da escritora guadalupense Simone Schwarz-Bart. Trata-se de evi­denciar a cultura e as artes de fazer do povo caribenho a partir da valorização da língua crioula e da oralida­de, nas quais emergem provérbios, histórias, canções e aforismos capazes de reiterar o elo entre a memória e a oralidade na tessitura do romance. E reitera-se as tramas literárias como espaço de reflexão acerca de línguas e culturas em contato. 

---

Artigo em francês.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Massoni da Rocha, UFF

Doutora em Estudos de Literatura pela UFF; nesta universidade, obteve ain­da o diploma de Mestrado em Literaturas Francófonas e o de Graduação em Letras (português-francês). É Professora de Língua Francesa e de Literaturas Francófonas nos programas de Graduação em Letras e de Pós-Graduação Lato Sensu na Universidade Federal Fluminense. Suas pesquisas acadêmicas se ins­crevem no âmbito da francofonia, mais precisamente no estudo de obras de expressão francesa do Quebec e do Caribe, e vinculam-se ao Núcleo de Es­tudos Canadenses da UFF e ao grupo de pesquisa “Identidades em trânsito: estéticas transnacionais desde 2003”. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a memória (pós)colonial nas Antilhas francesas.

Downloads

Publicado

2017-01-15

Como Citar

MASSONI DA ROCHA, V. Des enjeux linguistiques dans les trames littéraires: la célébration de l’oralité et de l’identité créole chez Simone Schwarz-Bart. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 53, 15 jan. 2017.