A mídia e os dizeres sobre o professor no Brasil: uma análise do discurso jornalístico
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a603Palavras-chave:
análise de discurso, professor, discurso jornalístico.Resumo
Este artigo tem como proposta analisar discursivamente dizeres em circulação na mídia jornalística, na atualidade, em seus processos de produção de sentidos para o professor no Brasil. Com base nos princípios teórico metodológicos da análise de discurso, as análises apontam o modo como, ao dizer sobre a (des)valorização do professor, a mídia reitera em seu dizer sentidos de falência do sistema público de ensino.
Downloads
Referências
AZEVEDO, G.; SOUZA, R. Especial Professores. Jornal Nacional. Fev. 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/02/aumenta-o-numero-de-professores-que-abandonam-salas-de-aula.html. Acesso em: 10 out. 2017.
BANCO MUNDIAL. Nações Unidas no Brasil. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/agencia/bancomundial/>. Acesso em: 23 mai. 2018.
CASTRO, G.A.; ALBUQUERQUE, F. Professores brasileiros têm salário adequado e benefícios acima da média, diz Banco Mundial. Gazeta do povo. 22 nov. 2017. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/professores-brasileiros-tem-salario-adequado-e-beneficios-acima-da-media-diz-banco-mundial-55q5psmovxd15fvbyru24rgwb>. Acesso em: 10 mai. 2018.
DELA-SILVA, S. (Des)Construindo o acontecimento jornalístico: por uma análise discursiva dos dizeres sobre o sujeito na mídia. In: FLORES, G.B.; NECKEL, N.R.M.; GALLO, S.M.L. (Orgs.). Análise de discurso em rede: cultura e mídia. Campinas-SP: Pontes Editores, 2015. p. 231-232.
ESCOLINHA do Professor Raimundo. Memória Globo. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/humor/escolinha-do-professor-raimundo/galeria-de-personagens.htm>. Acesso em: 22 mai. 2018.
GITLIN, T. Mídias sem limite. Como a torrente de imagens e sons domina nossas vidas. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2003.
GRUPO BANCO MUNDIAL. Um Ajuste Justo: Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. BRASIL – REVISÃO DAS DESPESAS PÚBLICAS. Vol. 1, Síntese. Nov. 2017. Disponível em: <http://documents.worldbank.org/curated/en/884871511196609355/pdf/121480-REVISED-PORTUGUESE-Brazil-Public-Expenditure-Review-Overview-Portuguese-Final-revised.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2018.
MANUAL de redação: Folha de São Paulo. 3 ed. São Paulo: Publifolha, 2001.
MARIANI, B. O PCB e a imprensa: os comunistas no imaginário dos jornais (1922-1989). Rio de Janeiro: Revan; Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1998.
MATTOS, H.; BESSONE, T.; MAMIGONIAN, B.G. (Orgs.). Historiadores pela democracia: o golpe de 2016 e a força do passado. São Paulo: Alameda, 2016.
ORLANDI, E. Análise de discurso. In: ORLANDI, E.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Orgs.). Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas-SP: Pontes Editores, 2006. p. 11-31.
______. Análise de discurso. Princípios e procedimentos. 3 ed. Campinas: Pontes, 2001.
______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001a.
PÊCHEUX, M. [1975]. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 3 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
______. [1969]. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, Françoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethania Mariani [et al.]. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997b. p. 61-161.
ROUSSEFF, D. Íntegra do discurso de posse da presidente Dilma Rousseff no Congresso. Câmara Notícias. 1 jan. 2015. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/480013-INTEGRA-DO-DISCURSO-DE-POSSE-DA-PRESIDENTE-DILMA-ROUSSEFF-NO-CONGRESSO.html>. Acesso em: 6 mai. 2018.
AUTOR. 2017. [Referência omitida para evitar identificação de um dos autores do artigo.].
SARGENTINI, V. M. O. O Arquivo e a construção de memórias: o caso do apagão. In: ROMÃO, L. M. S.; GASPAR, N. R. (org.). Discurso Midiático: sentidos de memória e arquivo. Pedro & João Editores, 2008.
THE WORLD BANK. Who we are. Disponível em: <http://www.worldbank.org/en/who-we-are>. Acesso em: 23 mai. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.