A mídia e os dizeres sobre o professor no Brasil: uma análise do discurso jornalístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a603

Palavras-chave:

análise de discurso, professor, discurso jornalístico.

Resumo

Este artigo tem como proposta analisar discursivamente dizeres em circulação na mídia jornalística, na atualidade, em seus processos de produção de sentidos para o professor no Brasil. Com base nos princípios teórico metodológicos da análise de discurso, as análises apontam o modo como, ao dizer sobre a (des)valorização do professor, a mídia reitera em seu dizer sentidos de falência do sistema público de ensino.

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Biografia do Autor

  • Silmara Dela Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Doutora em Linguística (UNICAMP). Professora adjunta IV do Departamento de Ciências da Linguagem, Instituto de Letras da UFF, docente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF e bolsista FAPERJ (Edital Jovem Cientista do Nosso Estado).

  • Regiane Gomes dos Santos
    Licenciada em Letras pela Universidade Estácio de Sá (2008), especialista em Leitura e produção de textos pela UFF (2016)  e mestre em Estudos de Linguagem pela UFF (2017). É professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

A mídia e os dizeres sobre o professor no Brasil: uma análise do discurso jornalístico. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 28, n. 57, p. 299–317, 2018. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2018n57a603. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43965. Acesso em: 5 dez. 2025.