Entre direito e vontade: a reivindicação de surdos por uma educação bilíngue
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a609Palavras-chave:
Análise do Discurso, educação bilíngue para surdos, marcas de pessoa.Resumo
O presente artigo busca analisar, a partir do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso materialista, os processos identitários produzidos em um documento elaborado por surdos, em 2006, em um encontro realizado na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O principal ponto do documento é a reivindicação de educação bilíngue para surdos no Brasil.
Downloads
Referências
XXXXXXXX. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, nº 53, 2016.
XXXXXXXX. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx v. 27/28, 2011.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral. São Paulo: Companhia Editora Nacional/Edusp, 1966.
BRITO, F. B. O movimento social surdo e a campanha pela oficialização da língua brasileira de sinais. 2013. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
FERREIRA, M. C. L. Da ambiguidade ao equívoco: a resistência da língua nos limites da sintaxe e do discurso. Porto Alegre: Editora da Universidade - UFRGS, 2000.
INDURSKY, F. A fala dos quartéis e as outras vozes. Campinas, SP, Editora da Unicamp, 1997.
MARIANI, B. O PCB e a imprensa: os comunistas no imaginário dos jornais (1922-1989). Rio de Janeiro: Renavan; Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1998.
MIRANDA, W. O. A experiência e a pedagogia que nós surdos queremos. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós – Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.
NUNES, J. H. A divulgação científica no jornal: ciência e cotidiano. In: GUIMARÃES, E. (org.) Produção e circulação do conhecimento: política, ciência, divulgação. Campinas: Pontes Editores, 2003, p.43-62.
ORLANDI, E. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 2 ed. Campinas: Pontes, 2005.
_____. A leitura proposta e os leitores possíveis. In: __ (org.). A leitura e os leitores. 2ed. Campinas, SP: Pontes, 2003, p.7-24.
_____. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 2 ed. Campinas: Pontes, 2000.
PAYER, M. O. A interdição da língua dos imigrantes (italianos) no Brasil: Condi- ções, Modos, Consequências. In: ORLANDI, E. P. (Org.). História das Ideias Linguísticas - Construção do Saber Metalinguístico e Constituição da Língua Nacional. Campinas e Cáceres: Pontes e Unemat Editora, 2001, p. 235-256.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso. In: GADET, F. e T. HAK (Org.) Por uma análise automática do discurso – uma introdução à obra de Michel Pêcheux.. Campinas: UNICAMP, 1997, p. 61-161.
_____. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas. Editora da Unicamp, 1988.
PFEIFFER, C. C. Bem dizer e retórica: um lugar para o sujeito. 2000. 183 f. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2000.
ZOPPI FONTANA, M. G. Identidades (in)formais. Contradição, processos de designação e subjetivação na diferença. Organon (UFRGS), Porto Alegre, v. 17, n.35, p. 245-282, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.