Entre direito e vontade: a reivindicação de surdos por uma educação bilíngue

Autores

  • Angela Corrêa Ferreira Baalbaki Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a609

Palavras-chave:

Análise do Discurso, educação bilíngue para surdos, marcas de pessoa.

Resumo

O presente artigo busca analisar, a partir do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso materialista, os processos identitários produzidos em um documento elaborado por surdos, em 2006, em um encontro realizado na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O principal ponto do documento é a reivindicação de educação bilíngue para surdos no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Angela Corrêa Ferreira Baalbaki, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É professora do Departamento de Estudos da Linguagem, do Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Integra o grupo de pesquisa "Discurso, historicidade e subjetividade: inconsciente e ideologia" (UFF). Em 2014, foi contemplada no edital APQ1 (FAPERJ), com o projeto: Estudos sobre bilinguismo: elaboração de materiais para o ensino de português para alunos surdos. Desenvolve pesquisas na área de Análise de Discurso de linha francesa e História das Ideias Linguísticas com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de línguas; processo de gramatização de línguas; ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos; discurso de divulgação científica. 

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Entre direito e vontade: a reivindicação de surdos por uma educação bilíngue. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 28, n. 57, p. 155–172, 2018. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2018n57a609. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43971. Acesso em: 5 dez. 2025.