Language teaching with refugees: ethical, political and conceptual implications in times of biopower

Authors

  • Poliana Coeli Costa Arantes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Bruno Deusdará Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Décio Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a306

Keywords:

Refugee, language policy for Portuguese language teaching, production of teaching materials.

Abstract

In this paper, we discuss ethical and political implica­tions of Portuguese language teaching work targeting refugees in Rio de Janeiro. We assume a perspective of language enunciation based on discursive practices set­tled on a dialogic approach. In this context, it will be highlighted the intercultural dimension that presides over the dynamics of production of teaching materials. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Poliana Coeli Costa Arantes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Linguística pelo Programa de Estudos Linguísticos da Facul­dade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, com período de Doutorado sanduíche (bolsa CAPES/DAAD) na Albert-Ludwigs-Univer­sität Freiburg (Alemanha), Mestre em Linguística (2010) pelo mesmo Pro­grama de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG e Licenciada pela UFMG Português/Alemão (2007). Atualmente é Professora de Língua e Literatura Alemã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado em Linguís­tica). Possui interesse de pesquisa nas seguintes áreas: análise do discurso, estudos enunciativos, mídia, linguagem e trabalho, ensino e aprendizagem de língua materna e língua estrangeira, sobretudo em DAF (alemão como Língua estrangeira)

Bruno Deusdará, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Letras e Licenciado em Letras: Português/Literatura pela mesma uni­versidade. Atualmente é Professor Adjunto de Linguística (Instituto de Letras/ UERJ). Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (área de concentração em Linguística) do ILE/UERJ e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Lin­guística (PPLIN) da FFP/UERJ. Áreas e temáticas de interesse: análise do discur­so, estudos enunciativos, pesquisa-intervenção, interface linguagem e trabalho, produção de subjetividade, práticas intersemióticas e ensino de língua materna.

Décio Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Linguística Aplicada pela PUC-SP, realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Possui Mestrado em Letras pela PUC-Rio e D.E.A. em SciencesduLangage pela Université Paris III Sorbonne-Nouvelle. Possui Gra­duação em Português-Literaturas pela Universidade Gama Filho, Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com uma Complementação Pedagógica em Língua Francesa pela Universidade Santa Úrsula. Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde trabalha com Linguística e Análise do Discurso. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Análise do Discurso, atuan­do principalmente nos seguintes temas: enunciação, prática discursiva, relação linguagem e trabalho, ensino de línguas, produção de subjetividade.

References

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. de Vinícius N. Honesko. Chapecó: Argos, 2010.
_____. O que resta de Auschwitz. Trad. de Selvino J. Assman. São Paulo: Boitempo, 2008.
_____. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Trad. de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.
AGUIAR, K. F.; ROCHA, M. L. Micropolítica e o Exercício da Pesquisa-intervenção: Referenciais e Dispositivos em Análise. Psicologia: ciência e profissão, 2007, 27 (4), 648-663.
AMORIM, Marilia. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. Tradução Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
AUTOR 1; AUTOR 2. XXXXXXXXXXX, 2015.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.
____. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CLOT, Yves & FAÏTA, Daniel. Genres et styles en analyse du travail: concepts et méthodes. Travailler, 4, p.7-42, 2000.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Trad. de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
_____. História da sexualidade I: a vontade de saber. Trad. de Maria Thereza da C. Albuquerque e J. A. G. Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.
KASTRUP, V. A cognição contemporânea e a aprendizagem inventiva. In: KASTRUP, V.; TEDESCO, S.; PASSOS, E. (org). Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.
KNOBLOCH, F. ‘Impasses no atendimento e assistência do migrante e refugiados na saúde e saúde mental”. Psicologia USP, 2015, v. 26, n. 2, 169-174.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso. São Paulo: Campinas: Pontes, 1989.
_____. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. de Souza-e-Silva e Décio Rocha. São Paul: Cortez, 2001.
______. Gênese dos discursos. Trad. Sírio Possenti. Curitiba: Criar edições, 2005.
PASSOS, E.; R. B., BARROS. A Construção do Plano da Clínica e o Conceito de Transdisciplinaridade. Psicologia: Teoria e Pesqquisa, Brasília, jan-abr 2000, Vol. 16 n. 1, pp. 071-079.
PAULON, S. M. A Análise de Implicação como Ferramenta na Pesquisa-intervenção. Psicologia & Sociedade, 17 (3), 18-25, set-dez: 2005.
PETTER, Margarida. Introdução à Linguística Africana. São Paulo: Conexto, 2015.
AUTOR 3 . XXXXXXXXXXX, 2011.
AUTOR 3 ; AUTOR 2. XXXXXXXXXXX, 2010.
ROCHA, M. L.; AGUIAR, K. F. ‘Pesquisa-Intervenção e a Produção de Novas Análises”. Psicologia: ciência e profissão, 2003, 23 (4), 64-73.

Published

2017-01-15

How to Cite

ARANTES, P. C. C.; DEUSDARÁ, B.; ROCHA, D. Language teaching with refugees: ethical, political and conceptual implications in times of biopower. Caderno de Letras da UFF, v. 26, n. 53, 15 Jan. 2017.