A mídia e os dizeres sobre o professor no Brasil: uma análise do discurso jornalístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a603

Palavras-chave:

análise de discurso, professor, discurso jornalístico.

Resumo

Este artigo tem como proposta analisar discursivamente dizeres em circulação na mídia jornalística, na atualidade, em seus processos de produção de sentidos para o professor no Brasil. Com base nos princípios teórico metodológicos da análise de discurso, as análises apontam o modo como, ao dizer sobre a (des)valorização do professor, a mídia reitera em seu dizer sentidos de falência do sistema público de ensino.

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Biografia do Autor

Silmara Dela Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Linguística (UNICAMP). Professora adjunta IV do Departamento de Ciências da Linguagem, Instituto de Letras da UFF, docente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF e bolsista FAPERJ (Edital Jovem Cientista do Nosso Estado).

Regiane Gomes dos Santos

Licenciada em Letras pela Universidade Estácio de Sá (2008), especialista em Leitura e produção de textos pela UFF (2016)  e mestre em Estudos de Linguagem pela UFF (2017). É professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

DELA SILVA, S.; GOMES DOS SANTOS, R. A mídia e os dizeres sobre o professor no Brasil: uma análise do discurso jornalístico. Cadernos de Letras da UFF, v. 28, n. 57, p. 299-317, 26 dez. 2018.