Da Escola de Aviação do Fluminense Yacht Club ao Marimbás Air Force: construindo uma ponte entre o passado e o presente
Abstract
A idéia para o projeto de dissertação Marimbás Air Force: um lugar de memória da aviação civil brasileira - uma abordagem da História Oral - mestrado em Memória Social e Documento da UNIRIO - surgiu de uma pesquisa anterior sobre o Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) que, até 1943 chamava-se Fluminense Yacht Club. Deste clube é sócio o piloto amador G. que, no Clube dos Marimbás, ajudou a formar o Marimbás Air Force. Freqüentado por sócios do Clube dos Marimbás, em sua maioria, reúne semanalmente um grupo de ex-aeronautas e amantes da aviação,em geral. O MAF se apresenta claramente como um lugar de memória, um espaço construído pelos relatos dos indivíduos, pela vontade de memória, onde as lembranças são cristalizadas e transmitidas e onde são construídos e legitimados traços identitários.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre