Da Conquista do Espaço às Portas do Paraíso: a Ficção Científica entre Utopias e Distopias
Abstract
Em 1978 Raymond Williams publicou um artigo na revista Science Fiction Studies no qual analisava as relações entre Utopia e Ficção Científica. O autor, através de quatro modos de expressão da utopia – paraíso, mundo exterior alterado, transformação almejada e transformação tecnológica – procura relacionar obras clássicas da literatura da ficção científica à busca por uma sociedade alternativa ideal. Na tentativa de expandir as análises de Williams, seria preciso, atualmente, analisar as obras que são consideradas agora clássicas e, além de tudo, um dos espaços mais frutíferos da ficção científica: o cinema. Dessa forma, seria possível inserir as obras da ficção científica no âmbito da relação utopia/distopia. Para isso, partiremos da obra que lança George Lucas como diretor e voltaremos aos primeiros filmes de ficção científica, fazendo uma breve viagem até encontrar novamente o cinema de ficção científica da década de 70.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre