Histórias de pescadores: as transformações em uma comunidade caiçara (Vila Barra do Superagüi/ PR, 1989-2005)
Abstract
A região de Superagüi, no litoral norte paranaense, abriga o maior remanescente de Mata Atlântica do Brasil e é um dos maiores complexos em biodiversidade do planeta. Com a finalidade de proteger amostras de seus ecossistemas, em 1989, foi criado o Parque Nacional de Superagüi, uma Unidade de Conservação que limita ou proíbe práticas tradicionais das comunidades ali existentes. A partir dessa situação, procuramos discutir as transformações nos modos de vida das populações caiçaras daquela região. Fazendo uso da metodologia de história oral, pudemos perceber que, a partir da implantação do Parque Nacional, ocorreram mudanças em práticas econômicas, sociais e culturais em função das restrições impostas pelas políticas ambientais do Parque.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre