A trajetória da revista municipal de engenharia, o planejamento urbano e a Circulação de Novas Ideias Urbanistas no Rio de Janeiro (1930-1945)
Abstract
Este artigo se propõe a pensar as transformações no debate sobre o planejamento de cidades no Rio de Janeiro durante as décadas de 1930 e 1940. Para compreendermos a trajetória destes debates nossa análise destaca as principais mudanças no campo do urbanismo através da trajetória da Revista Municipal de Engenharia. Durante estes anos a revista, criada pelos engenheiros da Secretaria de Viação e Obras, foi um dos principais periódicos de divulgação dos debates sobre planejamento urbano. Analisaremos a transformação, após o golpe do Estado Novo, do periódico em meio ofi cial de promoção das obras realizadas pela administração municipal.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-02-05
How to Cite
Silva, P. S. da. (2019). A trajetória da revista municipal de engenharia, o planejamento urbano e a Circulação de Novas Ideias Urbanistas no Rio de Janeiro (1930-1945). Revista Cantareira, (26). Retrieved from https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27970
Issue
Section
Free Articles
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre