Entre o poder episcopal e violência: guerra e inversão da primazia da Igreja da Inglaterra ao arcebispado de York (1318-1322)

Autores/as

  • Janaina Bruning Azevedo Universidade Federal de Mato Grosso

Resumen

O arcebispado de Canterbury, desde o século VI, tem a primazia da Igreja na Inglaterra. Primazia que, ao longo dos séculos, seria contestada pelos arcebispos de York. Dois foram – segundo um clérigo e historiador inglês do século XIX, William Hunt, – os arcebispos de York que tiveram grande importância em buscar a independência de York: Wilfrith (664-709) e Thurstan (1119-1140). No século XIV, temos indícios – através das documentações de cunho jurisdicional, tais como o Calendar of Close Rolls e Calendar of Patent Rolls –, de que uma aparente inversão teria ocorrido na primazia da Igreja. Estes documentos apontam que, William Melton (1317-1340), arcebispo de York, era o primaz no período da Guerra de Independência da Escócia. Com essas fontes e uma crônica inglesa, The Brut or The Chronicles of England, nos perguntamos: qual a importância da guerra na eclesiologia inglesa?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janaina Bruning Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Mestranda em História pelo PPGHIS da Universidade Federal de Mato Grosso (2020-2022)

##submission.downloads##

Publicado

2021-01-25

Cómo citar

Azevedo, J. B. (2021). Entre o poder episcopal e violência: guerra e inversão da primazia da Igreja da Inglaterra ao arcebispado de York (1318-1322). Revista Cantareira, (34). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/40524

Número

Sección

Artigos Livres