Memórias e impactos da Estrada de Ferro Carajás nos versos de Gutemberg Guerra

Autores

  • Vívia Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA
  • Anaís Sofia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA
  • César Martins de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Resumo

O processo de desenvolvimento do Programa Grande Carajás e suas consequências no parâmetro social, econômico e ambiental entre o local de produção e o mercado global, são uma fonte de discussões e divergências constantes no cenário científico-acadêmico. Abordaremos através da literatura, uma construção vinculada ao PGC, intitulada “Estrada de Ferro Carajás”, que corta os Estados do Maranhão e do Pará. É válido observar como a literatura pode ser considerada uma nova fonte histórica, tendo em vista que, segundo Gilberto Ferreira Sena Junior, a produção literária possui um elo com o espaço, com o tempo e com as condições socioculturais onde é construída, fornecendo uma visão da “história real” através de um observador, que é o escritor. O trabalho dispõe-se a realizar uma análise dos versos de Gutemberg Guerra em seu livro intitulado TREM, com o intuito de possibilitar, para além de reflexões e memórias manifestas, rememorar a história, as controvérsias, os impactos e os traumas vivenciados pelos sujeitos envolvidos com a instauração da Estrada de Ferro Carajás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vívia Nascimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança - Polo de Santa Luzia do Pará. Atua como Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação - PIBIC/UFPA, no Projeto de Pesquisa intitulado: AMAZÔNIA E PATAGÔNIA - HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E LITERATURA EM GRANDES PROJETOS DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. ESTADO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. UM ESTUDO COMPARATIVO (SÉCULOS XIX - XX) Renovação - (2020-2021). Pesquisa temas relacionados aos grandes projetos e empreendimentos na Amazônia. Tem interesse nas áreas de Educação, Gênero, Antropologia e História. E-mail: vivia_slp@hotmail.com.

César Martins de Souza , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2002), doutorado e pós-doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2012 e 2015). Atualmente é professor do Campus de Bragança e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, ambos da Universidade Federal do Pará. Tem experiência nas áreas de História e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Memórias do pós-Segunda Guerra no Ocidente Europeu, Ditadura civil-militar no Brasil, grandes projetos de integração no Brasil e na América do Sul, fronteiras, História da Saúde e Ambiental, Transamazônica, Xingu, migração. Editor-chefe da Nova Revista Amazônica/UFPA. E-mail: cesarmartinsouza@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-02-12

Como Citar

Fonseca, V. N. ., Araújo, A. S. G. de ., & Martins de Souza, C. . (2022). Memórias e impactos da Estrada de Ferro Carajás nos versos de Gutemberg Guerra. Revista Cantareira, 1(36). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/48472