Passado pombalino em disputa: o Perfil do Marquês de Pombal, de Castelo Branco, em meio a embates sobre Pombal entre católicos e republicanos (Porto, 1882)

Autores/as

  • Gustavo Pereira CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa

Palabras clave:

Escrita da história, Comemoração, Usos do passado

Resumen

Cem anos após a morte do marquês de Pombal, a celebração de seu 1º centenário (1882) atualizou disputas em torno de seu passado. Retomando jornais, cartas e livros, reflete-se sobre as disputas em torno dos festejos no Porto, em cujos debates tomou parte Camilo Castelo Branco. Crítico de Pombal e de seus apologistas, o romancista escreveu seu Perfil, a que se concede grande atenção, logo após as comemorações. Publicado em Portugal e no Brasil, o livro se destacou como a mais célebre das obras a que o centenário deu ensejo. Atenta-se no artigo à forma como Camilo se posiciona tanto sobre a natureza e a limitação de seu trabalho quanto sobre as formas como, à altura, lidava-se com o passado pombalino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Pereira, CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa

Assistente de Investigação. CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa.
Doutorando no Programa de Doutoramento em História (especialidade: História Contemporânea) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - FCSH-NOVA. Esteve vinculado ao antigo Programa de Doutoramento em História e Teoria das Ideias (especialidade: Pensamento, Cultura, Política) da mesma universidade. Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2011) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História (linha: Política e Sociedade, setor: História Moderna) da mesma universidade - PPGH-UFF (2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, Teoria da História e Historiografia, História de Portugal e História do Brasil, interessando-se particularmente por questões relacionadas a memória, comemorações, escrita da história, usos do passado, discursos históricos e políticos e ensino de história. É Assistente de Investigação no CHAM - Centro de Humanidades, unidade de investigação inter-universitária de excelência, vinculada à FCSH-NOVA e à Universidade dos Açores - UAc e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT. No âmbito do referido centro, suas atividades integram o Grupo de Investigação "Leituras e Formas de Escrita" e se relacionam à Linha Temática "Teoria e Metodologia". Foi bolsista do programa de doutorado pleno no exterior da CAPES e, de volta ao Rio de Janeiro, desenvolveu estágio doutoral de pesquisa, acolhido pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGH-UERJ, sob supervisão da Prof. Dra. Lucia Maria Bastos Pereira das Neves.
http://lattes.cnpq.br/0938133790958610

##submission.downloads##

Publicado

2022-02-12

Cómo citar

Pereira, G. (2022). Passado pombalino em disputa: o Perfil do Marquês de Pombal, de Castelo Branco, em meio a embates sobre Pombal entre católicos e republicanos (Porto, 1882). Revista Cantareira, 1(36). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/49552