Cabra Marcado Para Morrer e a construção de narrativa da contrarrevolução preventiva
Palabras clave:
Golpe empresarial-militar; Ligas camponesas; Cinema.Resumen
O presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre eventos maiores que levaram ao golpe empresarial-militar de 1964 e a atuação da Ligas Camponesas na Região Nordeste. Motivado por interesses econômicos de grupos empresariais nacionais e estadunidenses, o golpe propalou uma falsa narrativa de ameaça comunista que gerava medo na população e, por consequência, consenso quanto a sua pertinência. Vista como um foco de subversão comunista, as Ligas estavam longe de alcançar a maturidade necessária a uma tentativa de tomada do poder, mas mesmo assim embasaram as justificativas golpistas. Nesse sentido, é ilustrativo o caso da Liga Camponesa do Engenho da Galiléia (PE), onde era gravado o filme Cabra Marcado Para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho, quando o golpe eclodiu. Na construção da narrativa que referendava a necessidade de uma contrarrevolução preventiva, o material de filmagem apreendido foi divulgado na imprensa como equipamento de treinamento guerrilheiros de uma iminente revolução comunista a ser deflagrada no país.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre