ENSAIO SOBRE A SOCIOGENIA DOS “CABRAS MARCADOS PARA MORRER”

trabalhadores rurais ameaçados na Mata Sul de Pernambuco

Autores

  • João Victor Venâncio Vasconcelos do Nascimento Universidade Federal da Paraíba
  • Hugo Belarmino de Morais Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v27i1.62036

Resumo

Este artigo pretende tecer considerações sobre a sociogenia de pequenos agricultores inseridos em um contexto de violência e violação de direitos em comunidades rurais do município de Jaqueira. Localizado na Zona da Mata Sul de Pernambuco, trata-se de uma região historicamente marcada por contradições entre o latifúndio açucareiro e indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais e pequenos agricultores. O objeto principal da análise é uma videorreportagem produzida pelo portal Leia Já, intitulada “Marcados para morrer: o drama dos agricultores jurados de morte, em Jaqueira (PE)”. Nela, Ernande, Adriano e Branco, moradores da comunidade de Fervedouro, descrevem em detalhes as violências cometidas por representantes de um grupo econômico que busca se apropriar do território e despejar as famílias. Partindo do conceito fanoniano de sociogenia (Fanon, 2020b) como paradigma que põe em cena a influência do contexto histórico concreto na formação subjetiva, pretendemos analisar a narrativa dos trabalhadores e identificar, em seus relatos, sintomas de mudanças individuais e coletivas que estejam em curso desde a emergência do conflito pela terra e das violências sofridas pela comunidade. Com os resultados obtidos, busca-se pôr em evidência a necessidade de consideração das subjetividades afetadas como elementos factuais para se evidenciar um processo de violação de direitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Victor Venâncio Vasconcelos do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba
    Advogado popular, bacharel em Direito pela UFPE e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB. Assessor jurídico da Associação Fórum Suape - Espaço Socioambiental. Pós-graduando em LGPD, Privacidade e Proteção de Dados pela Escola Superior de Advocacia da OAB (ESA/OAB) junto à Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integra o grupo de pesquisa CNPQ "Direitos Humanos, decolonialidades e movimentos".
  • Hugo Belarmino de Morais, Universidade Federal da Paraíba

    Professor Adjunto do Departamento de Ciências Jurídicas – Unidade Acadêmica de Santa Rita, da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Assessor jurídico e advogado popular. Integrante do Instituto de Pesquisa em Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Professor do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH-UFPB). Coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão OBUNTU – Observatório Interdisciplinar e Assessoria em Conflitos Territoriais. Membro do Observatório Fundiário Fluminense (OBFF – UFF).

Downloads

Publicado

2025-06-05

Como Citar

ENSAIO SOBRE A SOCIOGENIA DOS “CABRAS MARCADOS PARA MORRER”: trabalhadores rurais ameaçados na Mata Sul de Pernambuco. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 45–67, 2025. DOI: 10.22409/conflu.v27i1.62036. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/62036. Acesso em: 7 dez. 2025.