ENSAIO SOBRE A SOCIOGENIA DOS “CABRAS MARCADOS PARA MORRER”

trabalhadores rurais ameaçados na Mata Sul de Pernambuco

Auteurs

  • João Victor Venâncio Vasconcelos do Nascimento Universidade Federal da Paraíba
  • Hugo Belarmino de Morais Universidade Federal da Paraíba

DOI :

https://doi.org/10.22409/conflu.v27i1.62036

Résumé

Este artigo pretende tecer considerações sobre a sociogenia de pequenos agricultores inseridos em um contexto de violência e violação de direitos em comunidades rurais do município de Jaqueira. Localizado na Zona da Mata Sul de Pernambuco, trata-se de uma região historicamente marcada por contradições entre o latifúndio açucareiro e indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais e pequenos agricultores. O objeto principal da análise é uma videorreportagem produzida pelo portal Leia Já, intitulada “Marcados para morrer: o drama dos agricultores jurados de morte, em Jaqueira (PE)”. Nela, Ernande, Adriano e Branco, moradores da comunidade de Fervedouro, descrevem em detalhes as violências cometidas por representantes de um grupo econômico que busca se apropriar do território e despejar as famílias. Partindo do conceito fanoniano de sociogenia (Fanon, 2020b) como paradigma que põe em cena a influência do contexto histórico concreto na formação subjetiva, pretendemos analisar a narrativa dos trabalhadores e identificar, em seus relatos, sintomas de mudanças individuais e coletivas que estejam em curso desde a emergência do conflito pela terra e das violências sofridas pela comunidade. Com os resultados obtidos, busca-se pôr em evidência a necessidade de consideração das subjetividades afetadas como elementos factuais para se evidenciar um processo de violação de direitos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • João Victor Venâncio Vasconcelos do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba
    Advogado popular, bacharel em Direito pela UFPE e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da UFPB. Assessor jurídico da Associação Fórum Suape - Espaço Socioambiental. Pós-graduando em LGPD, Privacidade e Proteção de Dados pela Escola Superior de Advocacia da OAB (ESA/OAB) junto à Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integra o grupo de pesquisa CNPQ "Direitos Humanos, decolonialidades e movimentos".
  • Hugo Belarmino de Morais, Universidade Federal da Paraíba

    Professor Adjunto do Departamento de Ciências Jurídicas – Unidade Acadêmica de Santa Rita, da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Assessor jurídico e advogado popular. Integrante do Instituto de Pesquisa em Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Professor do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH-UFPB). Coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão OBUNTU – Observatório Interdisciplinar e Assessoria em Conflitos Territoriais. Membro do Observatório Fundiário Fluminense (OBFF – UFF).

Téléchargements

Publiée

2025-06-05

Comment citer

ENSAIO SOBRE A SOCIOGENIA DOS “CABRAS MARCADOS PARA MORRER”: trabalhadores rurais ameaçados na Mata Sul de Pernambuco. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 45–67, 2025. DOI: 10.22409/conflu.v27i1.62036. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/62036. Acesso em: 6 déc. 2025.