PROCEDIMENTOS TÉCNICO-OPERACIONAIS EM CASOS DE DESAPARECIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL SOB O VIÉS DA SEGURANÇA PÚBLICA COMO DIREITO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/sxsjhb84Resumo
Este artigo analisa a atuação dos agentes de segurança pública nos casos de desaparecimento de crianças e adolescentes, compreendendo-os como integrantes do sistema de garantias de direitos e como agentes promotores do direito fundamental social à segurança pública. Parte-se da hipótese de que as ações estatais voltadas à busca e localização de crianças e adolescentes desaparecidos — ainda que enfrentem entraves de ordem política, jurídica e técnica — representam formas concretas de efetivação do direito à segurança pública, nos moldes previstos pela Constituição de 1988. Com base em uma abordagem qualitativa, utilizando o método dedutivo, o procedimento monográfico e técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa estrutura um constructo teórico que relaciona a segurança pública como direito prestacional com a atuação técnico-procedimental das polícias civis. Conclui-se que a busca ativa por crianças e adolescentes desaparecidos, além de responder a um imperativo legal, constitui instrumento de proteção da dignidade humana e de promoção da confiança social no Estado, sendo, portanto, expressão do compromisso estatal com o direito fundamental social à segurança pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rogério Gesta Leal, Ana Lara Cândido Becker de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.




